Assinatura digital nas instituições de ensino: 5 vantagens

Assinatura digital nas instituições de ensino: 5 vantagens

07/02/2024 | Larissa Almeida

O mês de fevereiro marca o início do ano letivo. Ou seja, começam as atividades nas instituições de ensino, de todos os níveis. Nesse sentido, diversos setores tendem a ficar movimentados com a busca por atendimento, como por exemplo a central de alunos. Dessa forma, para lidar com as demandas burocráticas, principalmente as quais exigem documentação, a assinatura  digital é uma tecnologia indispensável no campo educacional. Então veja, nesta matéria, cinco vantagens de aderir à inovação ao sistema. 

O que é a assinatura digital? Como fazer uma?

A rubrica digital é uma ferramenta para validar arquivos de maneira totalmente on-line. Tudo é feito por meio da inserção de dados pessoais em um sistema seguro, responsável por registrar as informações e preencher o documento automaticamente, com validade jurídica. “Essa é uma forma segura de executar a autenticação de papéis no meio virtual.  Ações com a digitalização de uma assinatura escrita ou a reprodução dessa em uma tela, não garante veracidade”, observa Carlos Henrique Mencaci, CEO da Assine Bem. 

A realização da companhia não tem muito segredo. “Primeiro, basta escolher uma plataforma, como a Assine Bem. Em seguida, você passará por etapas de identificação e escolhe um arquivo para ser validado, o qual será criptografado, com a intenção de manter a originalidade gravada e a possibilidade de compará-lo com as futuras modificações. Por fim, basta selecionar os assinantes e enviar o link por mensagem, e-mail ou WhatsApp”, orienta o especialista. 

As instituições de ensino podem usar assinatura digital? Em quais situações?

Sim, o instrumento tende a ser essencial para as entidades educacionais aumentarem a produtividade, atualizarem o sistema, serem acessíveis de qualquer parte do mundo, entre outras vantagens. Afinal, de acordo com dados divulgados no site da Associação Brasileira de Estágios - Abres, apenas no ensino superior existem quase 9 mil alunos matriculados. “A busca por suporte nesse segmento sempre será alta. Fora da época de inscrições, os discentes se formam, entram nos estágios, solicitam documentos e demais ações facilitadas com o recurso da Assine Bem”, observa Mencaci.  

Nesse contexto, o CEO lista cinco ocasiões propícias para aplicar a assinatura digital nas instituições de ensino Confira: 

Infográfico sobre os 5 usos da assinatura digital nas instituições de ensino

Assinatura de matrículas estudantis: o procedimento envolve a rubrica em inúmeros termos para ser concluído. Com o auxílio de uma plataforma, ele consegue ser inteiramente on-line. Assim, o aluno não precisa ir até uma central, como também mantém o acordo seguro. “Essa possibilidade é fundamental para os estudantes do ensino à distância. Além disso, muitos indivíduos viajam no início do ano, logo, tende a agilizar os trâmites e manter o interesse do candidato”, diz o executivo. 

Entrega de documentos oficiais: nessa vertente também faz toda a diferença a submissão dos arquivos em uma plataforma unificada de gestão, tanto para preservar quanto para acelerar os métodos de entrega. Outra vantagem é mantê-lo protegido de alterações indevidas por meio da criptografia e demais etapas de segurança e validação. 

Acordos financeiros: nas instituições de ensino privadas existe essa circunstância. Assim como também há o fornecimento de bolsas, ou seja, um desconto na mensalidade, o qual pode ser devidamente acordado de maneira virtual.

Contratos de estágio: a modalidade de profissionalização é característica e extremamente presente nessas entidades. Afinal, ela é voltada exclusivamente para os estudantes. Porém, além de envolver o discente, esse contrato passa por outras pessoas responsáveis por revisar os termos e acordá-los. Dentro disso, um sistema como o da Assine Bem facilita a visualização do escrito, notifica as modificações e os assinantes pendentes, para evitar a perda de prazos e demais intercorrências com o arquivo. 

Formalização de projetos acadêmicos: durante a graduação, as entidades tendem a oferecer outros projetos além das aulas regulares, como iniciação científica, intercâmbio, estágio voluntário, entre outras alternativas. Com o intuito de formalizar essa parceria com o aluno, as ferramentas são uma maneira assertiva, segura e atualizada.

Ao levar em conta todos interessados nas funcionalidades da assinatura digital, o site considera outras abas para a investigação. Você também pode entrar em contato com a equipe comercial e ter um momento de imersão em nosso trabalho. Além disso, não é preciso contratar de imediato a fim de aproveitar dos benefícios da aplicação, nós disponibilizamos um período de teste totalmente gratuito! Aproveite a oportunidade agora mesmo. 

Outra forma de acompanhar nossas inovações é seguindo o @AssineBem nas redes sociais! Estamos esperando você em nosso Instagram, Facebook, LinkedIn e X.