Invista em sustentabilidade com a Assine Bem!

Invista em sustentabilidade com a Assine Bem!

20/10/2023 | Laura Pereira

Cada vez mais em pauta entre os executivos de sucesso, o ESG (Environmental, Social and Governance) ganha foco por sua importância para o dia a dia da sociedade. Nesse sentido, os consumidores procuram empresas responsáveis e voltadas para criar um mundo mais verde. Por isso, investir nesses preceitos é fundamental para quem quer sair na frente e ser destaque perante a concorrência. Desse modo, a Assine Bem é sua aliada! Entenda mais sobre o assunto e fique por dentro! 

Afinal, o que é o conceito ESG e qual sua relevância para o cotidiano empresarial e da sociedade? 

Em geral, existem muitas maneiras para uma corporação ser ESG. Entretanto, para isso, é preciso entender sua concepção e compreender o significado de cada letra da sigla. Confira: 

- Environmental 

Para começar, o E (Environmental) engloba tudo envolvido com a conservação e redução de impactos negativos ao ambiente. Nesse cenário, podemos citar o aquecimento global e a pegada de carbono, poluição do ar e da água, gestão hídrica consciente, diminuição do desmatamento, mais eficiência energética, biodiversidade e gestão de resíduos.
Aqui, a assinatura digital da Assine Bem é campeã. “Além de evitar a poluição do ar, pois se torna desnecessário enviar os documentos por meio de motoboys ou correios nas estradas, também reduz a utilização do papel e, consequentemente, preserva mais árvores”, iniciou Carlos H. Mencanci, CEO (Chief Executive Officer) da Assine Bem. 

Graças a esses preceitos, o desmatamento na Amazônia teve queda de 33% após cinco anos consecutivos em alta. Esses dados foram divulgados pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima e dizem respeito ao primeiro semestre de 2023. Ainda, são responsáveis por incentivar empreendimentos de todos os tamanhos e portes a se importarem cada vez mais com essas questões. 

Curtiu a ideia? Então, leia: como a assinatura digital pode preservar o meio ambiente. 

- Social

Já o S (Social) do ESG trata da relação entre os diversos atores participantes dos processos organizacionais. Ou seja, são os colaboradores, investidores, fornecedores, cadeias hierárquicas, terceirizados, comunidades ao entorno dos escritórios e demais parceiros comerciais. 

Nesse espaço, as práticas visam melhorar a diversidade e equidade de gênero nas equipes, possuem mais comprometimento com os direitos humanos e as leis trabalhistas, estimulam uma interação positiva com a sociedade e engajamento dos funcionários do local. Além disso, também estão em constante busca para satisfazer o cliente, inclusive, protegendo seus dados e sua privacidade.
Nesse item, a Assine Bem é sua maior aliada. “Todo nosso sistema está dentro da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais) e contamos com criptografia de ponta para proteger todos os arquivos, desde sua criação, envio e gestão digital”, explicou Mencaci. 

Leia também: a adoção de práticas ESG no mercado. 

- Governance

Por último, o G (Governamental) se refere à governança corporativa e a administração geral de qualquer negócio. Desse modo, são tratadas questões relacionadas a crescimento, transparência, comunicação sobre performance de resultados e temáticas voltadas à ética e compliance (termo utilizado para mostrar ações relacionadas às regulamentações vigentes e códigos de conduta). 

Por exemplo, esse ponto está em contínua procura para melhorar a gestão interna, com a criação de um comitê de auditoria, aprimoramento dos hábitos empresariais, remuneração justa para os executivos, relacionamento benefício entre as entidades governamentais, entre outros objetivos. Tudo isso para melhorar a rotina dentro da instituição e torná-la mais saudável e segura para todos os envolvidos. 

Nós recomendamos: a Assine Bem é a maior aliada dos negócios de sucesso. 

ESG fora da bolha: veja como essa concepção é fundamental para diversas áreas da sociedade 

A fim de tratar ainda mais sobre o assunto, o presales director latam da Semantix, João Paulo Tavares, trouxe a discussão para pontuar o ESG fora da bolha. “É comum as pessoas realizarem uma associação direta do assunto a emissões de carbono, energia limpa e reciclagem”, comentou. Afinal, esses são tópicos sensíveis e vitais para as comunidades atualmente.
Entretanto, o conceito vai bem além. “O momento é propício para um passo, além do óbvio, ser dado, com o objetivo de explorar outras ações capazes de gerar impactos positivos. Iniciativas em ESG menos discutidas são igualmente significativas para a construção de um futuro mais sustentável”, contextualizou.
Nesse cenário, Tavares trouxe alguns exemplos do cotidiano, nos quais podemos enxergar a relevância do ESG. Veja: 

- Educação e inclusão digital 

Uma coisa é certa: com a pandemia, percebemos como o Brasil enfrenta diversos desafios quanto ao setor educacional. De acordo com dados da Fundação Roberto Marinho, em 2021, 407,4 mil jovens, de 15 a 17 anos, estavam fora da escola e não chegaram a completar o ensino médio. Esse volume corresponde a 4,4% dos cidadãos nessa faixa etária. 

Por isso, se faz tão necessário voltar a atenção a esse tópico. Afinal, ao educar as futuras gerações e incluí-las nas ferramentas digitais, é possível driblar estatísticas como essas. “A Assine Bem é parceira de dezenas de Instituições de Ensino, levando suas facilidades para descomplicar o cotidiano das escolas e, consequentemente, dos seus estudantes”, comentou Mencaci. 

Em uma visão mais ESG, capacitar esses indivíduos resultará em atitudes mais sustentáveis, preparando uma sociedade capaz de tomar decisões cada vez mais responsáveis. Desse modo, promovendo o bem-estar social e ambiental. “Ao investir em projetos de inclusão digital, infraestrutura tecnológica e dados, as empresas podem apoiar o desenvolvimento socioeconômico e contribuir para a redução das desigualdades”, acrescentou Tavares.

- A poderosa combinação de tecnologia com sustentabilidade

Outro ponto bastante debatido na atualidade é o uso da IA (Inteligência Artificial) como uma maneira de revolucionar como abordamos a sustentabilidade. “Ela pode ser utilizada para otimizar o consumo de energia, água e materiais em vários setores, como a indústria, agricultura, saúde e construção”, exemplificou o presales director latam da Semantix. 

Com aplicações para otimizar os insumos, prever os riscos ambientais e trazer mais inteligência para a rotina corporativa, é possível agir de maneira positiva de forma geral. “A Assine Bem possui um software para automatizar tarefas repetitivas e conduzir os colaboradores para demandas mais complexas, aproveitando-os para focar suas energias em ações mais criativas e para o desenvolvimento do negócio”, acrescentou o CEO da Assine Bem.

Por fim, é possível conhecer a plataforma com um teste grátis. Além disso, para saber mais vantagens de contar com essa modernidade, fale conosco! Será um prazer atendê-lo!