Como a assinatura digital pode preservar o meio ambiente

Como a assinatura digital pode preservar o meio ambiente

06/04/2023 | Pedro Fagundes

Você já parou para pensar se a sua empresa está se atentando às pautas relacionadas ao meio ambiente? Caso a resposta seja negativa, é importante tomar uma atitude agora. Segundo um relatório divulgado pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), as alterações no clima têm se intensificado em todo o mundo e já causam impactos significativos. Por isso, é essencial investir em inovações para controlar o cenário. Todavia, ao contrário do imaginário popular, dar o primeiro passo em direção à atuação verde não precisa ser caro. É possível ajudar o ecossistema sem realizar grandes alterações estruturais, como, por exemplo, a adoção de assinaturas digitais. Quer saber mais sobre como aproveitar esse artifício? Acompanhe a matéria a seguir e confira!

 

Predisposição de mudança no mercado

Um levantamento recente, realizado pela Sapio Research, mostrou como 48% das indústrias nacionais já investem, ativamente, em energias renováveis. No entanto, o alto custo de implementação dessas tecnologias é o principal obstáculo para a maioria das fábricas – as quais compõem os 51% restantes. Apesar desse desafio, as companhias não precisam limitar sua atuação e seguir uma mentalidade conservadora. Pelo contrário, elas devem continuar a buscar soluções capazes de enfrentar cada um dos obstáculos. De acordo com o CEO da Assine Bem, Carlos Henrique Mencaci, enfrentar reveses é uma forma de impulsionar a inovação e encontrar alternativas para resolver problemas. “Esse é o papel da Assine Bem, enquanto empreendimento. Procuramos, sempre, sanar as dores dos clientes com novidade”, complementa.

O ímpeto de mudança para alcançar a neutralidade de carbono, também conhecido como Net Zero, é cada vez mais evidente no universo laboral. Essa iniciativa é um compromisso internacional, o qual visa abandonar a emissão de CO2, a fim de criar um ambiente mais saudável e próspero. A pesquisa da Sapio Research mostra como inúmeras corporações, mundo afora, já procuram substituir procedimentos poluentes por energias renováveis. Porém, persistem em esbarrar na falta de recursos financeiros e tratam-na como um agente limitante. Embora a luta pelo bem-estar do planeta nunca deva ser considerada um gasto, a realidade prática mostra como muitos estabelecimentos ainda enfrentam dificuldades para implementar essas alterações sem sacrificar seus orçamentos.

 

Alternativas tecnológicas para o cotidiano

Existem opções eficientes e menos complexas no mercado para quem hesita em investir grandes quantias de dinheiro em uma causa – apesar de sua nobreza. Uma dessas opções é oferecida pela Assine Bem, uma organização responsável por trazer o universo das assinaturas digitais a todos os públicos. Esse processo elimina burocracias desnecessárias e reduz, significativamente, a produção de papel e tinta, ambos emissores ferrenhos de carbono. Mencaci destaca como uma pequena mudança no dia a dia já pode resultar em uma redução positiva no choque ambiental. Dessa forma, a adoção de práticas sustentáveis e inovadoras pode ser uma solução viável a fim de incentivar investimentos e contribuir para um futuro mais verde.

De acordo com um estudo da QualiSoft, caso um estabelecimento produza cerca de 3.200 documentos por ano – como contratos internos e acordos com consumidores – ele pode gerar, aproximadamente, 32 mil páginas de papel. O resultado é o desmatamento de 3,2 árvores, além de um consumo de 800 Kwh de energia e o uso de 8 mil litros de água. Ademais, essa produção pode emitir cerca de 8.590 Kg de CO2 à atmosfera. Imagine, então, se da noite para o dia, seu negócio pudesse deixar de causar todo esse abalo biosistêmico. Embora possa parecer uma tarefa árdua, mudar apenas um componente da rotina de trabalho – o método de assinatura – já pode fazer uma grande diferença.

A Assine Bem surge no mercado com o objetivo de diminuir a pegada ecológica no universo laboral. O diferencial da companhia é, justamente, ser uma opção, prática e sustentável, para o cotidiano organizacional. "Ao optar por assinaturas digitais, em vez de físicas, evitamos os riscos associados ao contato direto com recursos naturais. No entanto, também é importante lembrar da composição da tinta e das emissões de gases, geradas pelo transporte da papelada. Nossa empresa procura agir no nível individual, a fim de gerar benefícios em escala global – revertendo esse cenário. Ao transformar o seu dia a dia, podemos afetar positivamente o mundo como um todo", complementa Mencaci.

 

Invista verde com a Assine Bem

A introdução de ideias inovadoras, na mente de um empresariado mais velho e conservador, pode ser um desafio. Afinal, a pauta ecossistêmica é recorrentemente negligenciada, caso não seja acompanhada por outros benefícios tangíveis. A Assine Bem surge como uma solução a fim de incentivar a adoção de novos métodos e tecnologias. Além de beneficiar a natureza, a plataforma auxilia a economizar tempo e capital dos usuários. Com a substituição de procedimentos manuais por sistemas automatizados, via API, é possível evitar a preocupação com o armazenamento de certificados em gavetas empoeiradas. Adotar essa solução inovadora é uma maneira de eliminar esforços desnecessários da rotina empresarial.

A plataforma da Assine Bem tem seu armazenamento baseado na nuvem. Assim, todas as declarações podem ser facilmente encontradas com um simples clique na aba de pesquisa. A frustração de não achar uma folha específica, no meio de milhares, perdidas em um depósito, é coisa do passado. Agora, basta digitar o título do ofício e ele aparecerá, instantaneamente, na tela do dispositivo. “Além disso, eliminamos as taxas de transporte. Ao assinar com a Assine Bem, o deslocamento rodoviário, aéreo ou fluvial se torna desnecessário. Agora, tudo pode ser feito on-line. A rapidez da ação não só aumenta a tranquilidade, como também melhora a eficiência do processo e reduz seus custos”, finaliza Mencaci.

 

Gostou do conteúdo apresentado? Esperamos ter aberto os seus olhos para a relevância de ajudar a Terra e poupar os seus recursos. Deixe-se contaminar pela renovação a qual nos guia, passo a passo, desde o início. Mexer no mundo à nossa volta não é tarefa fácil, no entanto, frente a um período conturbado, mostra-se extremamente essencial. Logo, invista em novidades, mude o seu cotidiano e, claro, valorize o bem-estar da natureza. A partir disso, a imagem do seu negócio só tem a crescer. Vença a inércia e avance em direção ao sucesso!

Para conhecer mais sobre a Assine Bem, obtenha já o seu teste grátis e disponha de dez documentos por mês, durante 60 dias. Esperamos por você!