Nesta época, ser digital é indispensável

Nesta época, ser digital é indispensável

29/08/2023 | Larissa Almeida

Hoje, as pessoas estão cada vez mais conectadas, em uma realidade a qual caminha ao lado da tecnologia. Logo, os recursos digitais estão inclusos em tarefas pessoais e profissionais. Nesse sentido, ser incluída no cotidiano de clientes e promover melhores condições laborais exige, das empresas, estratégias para adequar-se ao movimento on-line. Dessa forma, usar artifícios para atualizar a dinâmica de gestão da corporação é indispensável. Então veja, nesta matéria, a relevância de considerar a Assine Bem como parceira nessa mudança. 

A conectividade da população brasileira está cada vez maior 

De acordo com a pesquisa TIC domicílios de 2022, o uso de Internet nas residências do Brasil se manteve em alta. Segundo os dados, a rede alcançou 60 milhões de lares, esse valor corresponde a 80% do total de moradias no país. No celular, o uso do sinal também é alto, a maior parte dos internautas (62%) acessa a rede exclusivamente pelo smartphone, sendo a realidade de mais de 92 milhões de indivíduos. Ainda a partir da mesma apuração, foi identificado quais ações o público costuma realizar por meio de dispositivos ligados à web. Mais da metade (51%) dos entrevistados fez consultas, pagamentos ou outras transações financeiras nesse meio, em 2022. Isso representa um aumento de cinco pontos percentuais em relação ao ano anterior (46%).

Nesse contexto, Carlos Henrique Mencaci, CEO da Assine Bem, explica a necessidade dos negócios acompanharem essa evolução social. “Todas as atividades, as quais antes exigiam determinada locomoção, hoje, se encontram nas palmas das mãos da população. Por isso, fazer parte dessa nova dinâmica de facilidade e flexibilidade é a atitude responsável por destacar os nomes no mercado. Afinal, isso proporciona atualização, inovação e um diferencial para o consumidor e o seu funcionário. Principalmente após o período pandêmico, o ambiente on-line tem revelado cada vez mais possibilidades e vantagens para quem investe na transformação”, argumenta. 

Para os negócios, o investimento em tecnologia se tornou uma obrigação 

A revolução industrial é um instante marcado pelas transformações nos artifícios de trabalho e gestão das equipes por todo o mundo. Atualmente, estamos passando pela sua quarta fase, também denominada de Indústria 4.0. Em suma, esse momento trouxe para o ecossistema laboral e ao cotidiano ferramentas repletas de tecnologia, automação e digitalização. Entre as de destaque, estão: a inteligência artificial, robótica, nanotecnologia, computação quântica e impressão 3D. “Esses mecanismos estão revolucionando a maneira como produzimos, consumimos e interagimos com as coisas ao nosso redor”, completa Mencaci. 

Apesar de parecer uma mudança acelerada, essa transição já acontece há alguns anos, desde o início do século XXI. Contudo, o acesso a ela tem se evidenciado a pouco tempo, por isso, tende a ser espontâneo. Dessa maneira, o investimento nessas criações apenas começou, onde conforme a análise da McKinsey Global Institute, eles poderão gerar até US$ 11 trilhões em crescimento econômico global até 2025. “Não se trata apenas de aderir tendências. Montar estratégias em volta dos recursos digitais aprimora a dinâmica interna e externa de qualquer instituição com a visão de crescimento”, reforça o representante da Assine Bem. 

As vantagens de acrescentar a tecnologia a empresa são inúmeras

Para cada ação tomada, existe uma reação. Então, colocar essas novidades ao sistema da corporação, traz retornos, em sua maioria, positivos. Dessa forma, Mencaci lista cinco vantagens de prezar por essa integração nos empreendimentos. Confira: 

Flexibilidade: tanto o uso do 4G como uma rede Wifi deixam a população ativa nos dispositivos em qualquer lugar do mundo. Essa possibilidade é responsável por caracterizar a flexibilização das ações. Isso atinge desde a maneira de realizar compras, ao modelo de contribuição laboral, com o home office a hibridização dos cargos e, até mesmo, o fechamento de negócios, como a assinatura de um contrato. “Com a plataforma da Assine Bem, por exemplo, enviar documentos oficiais para receber uma rubrica virou uma tarefa simples e rápida para ambos lados, quem solicita e o assinante. Um processo o qual exigia reuniões presenciais e viagens executivas, agora, pode ser realizada por meio de um link, seguro e intransferível”, diz o executivo. 

Inovação: um estudo feito pelo Boston Consulting Group descobriu, como as corporações com esse tipo de preocupação, são mais propensas a lançar novos produtos e serviços quando comparadas às sem investimento nos artifícios digitais. “Quem possui os mecanismos corretos, o utiliza a favor de melhorias. Isso porque consegue mensurar dados gerais e do próprio desempenho no setor de participação, assim, observar uma dor externa e saná-la com seu negócio”, observa o CEO. 

Produtividade: segundo um levantamento da McKinsey & Company, as entidades com essa estratégia podem ampliar sua produtividade em até 20%. “A inclusão de automação nas atividades é parceira dos colaboradores. Ao contrário do conceito negativo, onde ela é voltada para excluir posições, essa capacidade transforma os ofícios do meio corporativo. Assim, atividades repetitivas, por exemplo, podem ser efetuadas sem o desgaste do time, o qual pode concentrar as energias em projetos diferentes”, observa Mencaci.

Competitividade: em um mercado de alta competitividade, independentemente do ramo, quem tem inovação, também se destaca nessa característica. Afinal, é possível se diferenciar dos demais com a oferta de agilidade, segurança, entre outras questões alcançadas. 

Sustentabilidade: ao transferir inúmeras ações para o virtual alguns recursos conseguem ser deixados de lado. “Com a assinatura digital e a gestão de documentos, os arquivos de uma empresa podem ser transferidos para o on-line. Dessa forma, o gasto com papel e demais materiais tem o uso reduzido ou até mesmo excluídos do orçamento. Essa atitude contribui diretamente para a adequação das corporações às políticas de ESG - Environmental, Social and Governance”, finaliza o empresário. 

Ao levar em conta todos interessados nas funcionalidades da assinatura digital, o site considera outras abas para a investigação. Você também pode entrar em contato com a equipe comercial e ter um momento de imersão em nosso trabalho. Além disso, não é preciso contratar de imediato a fim de aproveitar dos benefícios da aplicação, nós disponibilizamos um período de teste totalmente gratuito! Aproveite a oportunidade agora mesmo. 

Outra forma de acompanhar nossas inovações é seguindo o @AssineBem nas redes sociais! Estamos esperando você em nosso Instagram, Facebook, LinkedIn e X.