5 vantagens da gestão de documentos para pequenas empresas!

5 vantagens da gestão de documentos para pequenas empresas!

06/05/2025 | Larissa Almeida

A era dos arquivos físicos está com os dias contados. Para pequenas empresas, a gestão de documentos digital  já não é mais uma opção, mas uma necessidade estratégica para ganhar eficiência, reduzir custos e garantir competitividade.  

Como está a digitalização nas micro e pequenas empresas (MPEs)?

No Brasil, 29,5% do PIB (Produto Interno Bruto) resulta das atividades de MPEs. Em 2023, as 8,1 milhões de MPEs geravam 52% dos empregos no país, sem contar os 12,7 milhões de MEIs (Microempreendedores Individuais). Segundo a pesquisa “Gestão de contratos 2023: como as MPEs brasileiras lidam com a digitalização”, 96% das MPEs entrevistadas consideravam a transformação digital importante para seu segmento e porte. No entanto, entre os respondentes, 53% ainda precisavam incorporar essa atualização tecnológica no seu planejamento ou não sabiam por onde começar esse trabalho. 

Quais as vantagens de adotar um sistema de gestão de documentos digital? 

Para o CEO da Digital Helper + Assine Bem, Carlos Henrique Mencaci, essa mudança é fundamental para todas as empresas. “Especialmente nas MPE, o uso da tecnologia agiliza as tarefas burocráticas mesmo com um time reduzido. A digitalização não é luxo,  é  sobrevivência”, diz. Dessa forma, veja cinco vantagens de digitalizar a papelada: 

  1. Redução de custos com papel, impressão e armazenamento

Um dos maiores benefícios é a economia significativa em materiais e processos físicos. Pequenas empresas gastam muito com:

  • Papel, toners e impressões;
  • Envio de documentos por correio ou motoboy;
  • Armazenamento físico (pastas, arquivos, espaços em escritório).

Ao migrar para um software, esses custos são praticamente eliminados. Documentos são armazenados em nuvem, compartilhados por e-mail ou links e assinados eletronicamente, sem necessidade de impressão ou encontros presenciais para formalizar acordos.

  1. Maior segurança e controle de acessos

Os arquivos físicos estão sujeitos a perdas, extravios, danos por umidade ou incêndios e até vazamentos de informações. Já no ambiente virtual, eles podem ser protegidos com:

  • Criptografia avançada;
  • Assinatura eletrônica com validade jurídica;
  • Controle de acesso por usuário (defina quem pode visualizar ou editar);
  • Backup automático na nuvem. 
  1. Otimização de tempo e produtividade

Processos manuais, como a busca de um papel em armários ou em diferentes pastas do computador consomem tempo valioso do colaborador, o qual poderia ser usado em atividades estratégicas. Com a gestão digital, as entidades ganham:

  • Busca rápida de documentos;
  • Automatização de fluxos de trabalho;
  • Integração com outros sistemas (ERP, API, CRM e etc). 

Por exemplo, antes um contrato levava dias para ser impresso, rubricado e enviado. Agora, ao integrar a assinatura digital, ele pode ser compartilhado diretamente no WhatsApp, demorando apenas alguns minutos para finalizar o fluxo.

  1. Mobilidade e acesso remoto

Com a popularização do home office e trabalho híbrido, a acessibilidade proporcionada pelas plataformas de gestão são essenciais. Afinal, com uma rede de Internet, é possível: 

  • Acessar arquivos de qualquer dispositivo (celular, tablet, computador);
  • Compartilhar documentos a qualquer instante do dia;
  • Assinar digitalmente sem precisar estar no escritório. 

Isso também é importante para atender clientes de diferentes localidades.

  1. Conformidade com a LGPD e menor risco jurídico

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) exige a proteção de informações sensíveis de clientes e funcionários. Nesse sentido, o gerenciamento on-line ajuda:  

 

  • Evitar vazamentos dados;
  • Garantir a autenticidade de documentos;
  • Manter um histórico de alterações;
  • Rastrear o IP das máquinas. 

Por fim, quem ainda depende apenas de procedimentos manuais corre mais riscos de descumprir a legislação e sofrer multas.

Gostou do conteúdo? Pronto para digitalizar a gestão documental? Para saber mais sobre as funcionalidades da Assinatura Digital e IA, visite o nosso site e entre em contato com nossa equipe comercial para uma demonstração completa. Aproveite também o nosso período de teste gratuito para experimentar as vantagens sem compromisso.

Além disso, acompanhe nossas inovações seguindo o @AssineBem nas redes sociais, incluindo Instagram, Facebook, LinkedIn e X. Estamos ansiosos para conectar com você!