A tecnologia reduz a burocracias do RH!

A tecnologia reduz a burocracias do RH!

26/06/2023 | Ana Clara Lima

Para definir o setor de recursos humanos, é preciso ir muito além da simples burocracia. Afinal, a tecnologia foi responsável por reduzi-las. Ultimamente, percebe-se como o segmento conquistou um espaço ainda mais estratégico dentro das entidades. Isso se deve também ao fato do seu papel na atração e retenção de talentos, sendo essenciais para a produtividade e fortalecimento da cultura organizacional. Nesse sentido, as atribuições desses profissionais podem ficar ainda mais fluídas com o suporte da inovação. 

A digitalização chegou para ficar!

Ao longo dos séculos, cada passo dado pelo homem foi primordial para chegarmos ao cenário no qual estamos inseridos atualmente. Pautada pela interconectividade, a sociedade desfruta de várias facilidades desenvolvidas pela ciência, influenciando tanto a vida pessoal quanto laboral. Inclusive, significativa parcela da população não se vê mais sem determinados recursos. 

No mundo corporativo, as responsabilidades são inúmeras e cada área passa por uma série de desafios. Contudo, a pandemia foi um obstáculo comum a todos os segmentos, pois remodelou às pressas a forma como diversos trabalhadores atuavam. “Em meio aos momentos turbulentos, o home office foi a melhor alternativa encontrada para contornar a situação. A partir desse cenário, as direções tiveram de investir em ferramentas techs para manter as movimentações remotas”, comenta Carlos Henrique Mencaci, CEO da Assine Bem. 

Desde então, a digitalização de processos tornou-se algo comum entre as corporações. Ou seja, grande parte dos arquivos físicos foram transferidos para o espaço virtual, dispensando as papeladas características dos escritórios. Assim, qualquer pessoa com acesso liberado consegue criar, editar e compartilhar arquivos por meio da nuvem. Apesar desse tipo de programa já existir há décadas, apenas recentemente ela tornou-se um padrão empresarial. 

O novo cenário permite maior assertividade nas entregas para o público e agiliza a rotina dos colaboradores. “O setor de RH sempre teve a necessidade de se adequar perante as mudanças da sociedade, mas esse desafio se tornou ainda mais acentuado durante a crise sanitária. Mesmo agora tendo passado o período crítico, diversas organizações ainda sofrem com outro obstáculo: a descentralização das informações, impedindo uma visão ampla acerca do desenvolvimento da empresa”, pontua Érico Almeida, sócio-gerente do Grupo Skill. 

Aprimorar as entregas com tecnologia é primordial!

Segundo uma pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), a cada 1% investido em recursos tecnológicos, o retorno do lucro é 7% maior após dois anos. Logo, apostar na inovação é o primeiro passo a ser dado rumo à prosperidade mercadológica. Ter um diferencial ao seu favor atualmente é imprescindível, pois os consumidores valorizam cada vez mais suas experiências com as prestadoras de serviços. 

Como bem sabemos, o mercado está cada vez mais competitivo e é necessário manter-se forte para não ser ultrapassado pelo alto fluxo de informações. Por essa razão, somente ganha destaque quem se diferencia da concorrência com suas respectivas táticas. “Tendo em vista a conjuntura de aprimoramento constante das funcionalidades, é indispensável investir em novas plataformas para otimizar o tempo e vivência tanto dos clientes quanto dos funcionários”, reforça Mencaci. 

Hoje em dia, algo muito valorizado no ramo comercial é a segurança por meio de um controle rigoroso sobre as ações e fiscalização de conteúdos em conformidade com a LGPD - Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais. Consequentemente, ocorre a redução de custos com a unificação dos processos em um único espaço, dispensando qualquer tipo de deslocação e deterioração de materiais importantes. 

Ademais, a escalabilidade torna-se a marca registrada nesse tipo de estabelecimento. Isso porque possibilita a operação de dados com maior eficiência e integração de setores, deixando tudo mais padronizado. “Ao encaixar cada peça em seu lugar, tornam-se mais efetivas as ações realizadas pela empresa em caráter humanitário, assim como uma melhor comunicação da área com os demais colaboradores os quais passam a se sentir motivados em dar retorno para a companhia”, reforça Almeida. 

A assinatura digital é a peça-chave!

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Gartner, dentre os 800 líderes de RH levantados, 60% consideram a efetividade da chefia uma prioridade e mais 24% apontam como a sua abordagem desenvolvedora de liderança não prepara os encarregados do futuro. Aliás, para 53% deles, o gerenciamento de transformações é um fator de impacto no meio laboral. Não obstante, as entidades estão voltando esforços para identificar o caminho certeiro a ser seguido!

Mesmo não sendo possível eliminar totalmente as burocracias de uma área de atuação, é sempre viável deixar as coisas mais fáceis. “Engana-se quem pensa no RH como um setor voltado para funções administrativas diárias. Hoje, sua participação na empresa possui alta relevância e ajuda a atingir resultados ainda mais promissores, tendo a tecnologia como sua grande aliada. Entretanto, como tudo na vida, é preciso mudar e se adaptar mesmo quando há desconfortos, afinal, com grandes sacrifícios, vêm grandes vantagens”, conclui o sócio-gerente do Grupo Skill.

Portanto, a cultura organizacional é quem dita as regras na obtenção de um bom desempenho. Nessa missão, a tecnologia pode ser a peça-chave para a fluidez nas movimentações e campanhas de uma companhia. Afinal de contas, facilitar a rotina dos colaboradores deve ser a grande meta de um negócio em busca de crescimento. Para isso, a flexibilização das relações auxilia na hora de firmar novas parcerias.

Por fim, a validação de documentos a distância é fundamental para conquistar mais dinamismo. Com a substituição da papelada pela rede, os executivos podem aprovar contratos de qualquer lugar do mundo, independentemente do horário. “A assinatura digital está em ascensão pelo planeta e promove a sustentabilidade, velocidade e segurança. Contar com esse recurso nos procedimentos internos e externos de uma corporação é sinônimo de sucesso”, finaliza o CEO da Assine Bem.  

Sobre nós

A Assine Bem é uma plataforma digital com o objetivo de otimizar o processo de assinaturas e gestão de documentos. Nós conectamos pessoas e processos em qualquer lugar, tornando as etapas de assinaturas de documentos um processo sustentável e econômico. Além de assinar documentos, nossos clientes podem criar, editar e enviar arquivos para validação de maneira rápida e prática.

Achou interessante nossas funcionalidades? Então, teste grátis ou fale conosco. Diariamente divulgamos conteúdos em nosso blog e redes sociais para conduzir pessoas físicas e jurídicas no caminho do sucesso! Não perca tempo, conte com a Assine Bem!