A assinatura digital é aliada do home office!

A assinatura digital é aliada do home office!

12/05/2022 | Laura Pereira

Os protocolos de segurança e as restrições de contato social impostas pela chegada da Covid-19 foram um desafio para muitos empreendimentos. Com a circulação e o deslocamento limitados pelo isolamento, muitos processos precisaram ser adaptados às pressas e uma solução foi o home office. Nesse cenário, a assinatura digital se tornou a melhor aliada para auxiliar na operação, oferecendo praticidade, segurança e agilidade em todo o trâmite. 

A pandemia aumentou a utilização da assinatura digital 

Como o distanciamento foi a melhor medida preventiva para evitar o fluxo intenso do vírus, os procedimentos empresariais, antes presenciais, se tornaram remotos. “Levar um contrato para um cliente assinar fisicamente não era uma opção viável. Com a assinatura digital, nenhuma companhia precisou paralisar as vendas ou enfrentou inseguranças, tudo estava on-line, totalmente protegido”, comenta Paula Sino, gerente comercial da Assine Bem. 

Além disso, os dispositivos tecnológicos possibilitaram a manutenção do rendimento sem o toque humano. Esse foi o caso dos Robôs Dinâmicos, uma solução da Total IP para facilitar o serviço ao consumidor (SAC). Inclusive, eles são os responsáveis por enviar os tratados da Assine Bem para os signatários, de maneira automática e por diferentes canais, como as notificações por SMS, e-mail e WhatsApp, para serem assinados de qualquer lugar do mundo e quando quiser. 

Vale ressaltar: conforme uma pesquisa do Instituto QualiBest, 49% dos usuários preferem o aplicativo quando precisam entrar em contato com o SAC de alguma instituição. Portanto, a melhor estratégia é sempre estar onde seu público mais procura por você. De modo a não se tornar obsoleto diante das modernidades do mercado e nem perder o diferencial competitivo. 

Ademais, o Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube), também observou como as inovações podem transformar os resultados. A Assine Bem possibilitou a assinatura de mais de 250 mil contratos de estágio, anualmente. Ainda, o uso da plataforma facilita essa gestão, tornando os processos mais produtivos para todos os envolvidos, além de garantir a segurança ao salvar qualquer referência em máxima integridade. 

Na hora de contratar um estagiário e elaborar a documentação para a instituição de ensino, concedente e estudante, a assinatura digital aprimorou os métodos e simplificou fechar o acordo. “O processo é totalmente virtual, isso elimina o uso do papel e qualquer tipo de deslocamento. Assim, não é mais preciso gastar com correios ou motoboy para levar um impresso, por exemplo. Basta alguns cliques e está tudo no alcance dos dedos”, expõe Paula. 

Além disso, o sistema está dentro da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais). Inclusive, sob diversas camadas de códigos, com criptografia de ponta, resguardado de qualquer ciberataque ou demais investidas. Dessa forma, é possível garantir máxima proteção para todos os signatários, os quais são os únicos responsáveis por preencher os campos com suas informações pessoais. 

A assinatura digital como benefício dos trâmites a distância 

A Internet se tornou ponto de encontro para interações sociais, compras e vendas, investimentos e demais burocracias. Os aplicativos passaram a auxiliar em diversas tarefas e essa inovação se fez imprescindível para a concretização de negócios. Sendo assim, para também se modernizar, conheça alguns benefícios dessa ferramenta: 

  • Economia de tempo: 

Conforme um estudo realizado pela Signaturit, a diferença do tempo tradicional para finalizar um contrato para o com a assinatura digital é de cinco dias contra 37 minutos. Ou seja, as estatísticas demonstram a agilidade de poder firmar uma decisão de qualquer parte do mundo em questão de segundos, bastando apenas a conexão com a Internet. Agora, com o aumento do teletrabalho, essa possibilidade foi essencial para as corporações continuarem ativas.

Inclusive, ao salvar os arquivos e administrá-los digitalmente, não é preciso gastar minutos procurando por algum impresso. “A nossa plataforma permite classificar todos os documentos, colocando título, etiqueta, criando pastas, entre outros recursos. Assim fica mais fácil encontrar uma informação específica de algum usuário, basta escrever seu nome ou CPF”, explica Paula. Conforme estudo da Forrester, esse mecanismo economiza 22 mil horas. 

  • Melhoria na experiência do usuário:

Com a Assine Bem, você não precisa mais esperar alguém voltar de viagem ou retornar das férias para conseguir a liberação de algum relatório. Afinal, isso pode ser feito por meio de um tablet, computador ou mesmo o celular. Segundo um levantamento da Kantar, o brasileiro passa em média 4,2 horas diárias em seus smartphones. Logo, inserir a assinatura em um suporte já cotidiano torna o processo mais simples e ágil. 

  • Sustentabilidade em todo o processo:

Cada vez mais a pauta do ESG (Environmental, Social and Governance) se faz presente. Ou seja, discussões acerca de medidas de cuidado com o meio ambiente, bem como tomadas de decisões visando a sociedade e sua equidade, e, por fim, englobando ações de governança mais justas. Instituições com estratégias voltadas para a causa possuem uma melhor reputação perante a comunidade e também ganham na receita. 

De acordo com uma pesquisa da QualiSoft, uma árvore equivale a 10 mil folhas. Por ano, o Brasil desperdiça 4,7 milhões desse recurso, conforme dados da Abrelpe (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais). Segundo estudo da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), o papel não se decompõe facilmente, pois suas moléculas são maiores em comparação com as bactérias destruidoras. Em local úmido, demora aproximadamente três meses para sumir e leva muito mais tempo em lugar seco. 

Consoante à gerente comercial da Assine Bem, “ao contar com a nossa plataforma, é possível reduzir o uso de papel para zero, afinal, todo o procedimento acontece on-line”, comenta. Sem contar na facilidade de enviar e receber qualquer declaração com o uso do wi-fi. Para quem trabalha de casa, não precisa se preocupar em pegar alguma impressão com um colega. 

  • Mais segurança para firmar contratos:

Segundo o Boletim de Segurança da Kaspersky, em 2021, foram detectados diariamente 380 mil novos malwares, 5,7% a mais em relação ao ano anterior. Essa elevação foi evidenciada por causa do isolamento social e a adoção em grande escala do home office. Nesse cenário, contar com um sistema resguardado, com criptografia de ponta e dentro das normas da legislação, faz total diferença para proteger os dados de quem busca firmar um acordo com confiabilidade. 

Por fim, para compreender na prática como a assinatura digital funciona, faça um teste grátis. Além disso, temos planos exclusivos e personalizados de acordo com a sua demanda. Enfim, se possui alguma dúvida ou quer entender mais vantagens de ter a Assine Bem como aliada do seu negócio, fale conosco!