Tenha proteção nas compras on-line

Tenha proteção nas compras on-line

25/11/2022 | Rodrigo Barreto

O fim de ano é marcado pelo período de festas e férias. Consequentemente, grande parte da população sai em busca de itens necessários e presentes para amigos e familiares. Além disso, hoje, dia 25 de novembro, acontece a Black Friday pelo mundo. A data é marcada pelas promoções e bons preços. Sendo assim, quem vai às compras deve ter atenção para não cair em golpes, aproveitar as oportunidades e não colocar seus dados pessoais em risco.

Black Friday e Copa do Mundo impulsionam o comércio

Em 2022, a data mais importante do varejo acontecerá em meio a Copa do Mundo pela primeira vez na história. Ou seja, dois eventos impulsionadores do comércio. Apesar da alta inflação, as empresas de todos os segmentos estão com a expectativa nas alturas, principalmente quem atua no e-commerce. Só no primeiro semestre deste ano, ocorreram 118,6 bilhões de vendas, de acordo com a 46ª edição do Webshoppers da Nielsen | Ebit.

A Associação Brasileira de Comércio Eletrônico - Abcomm prevê, neste segundo semestre, um volume de 91,5 bilhões de reais. “As lideranças precisam se preparar nesse sentido. Não só para instantes como esse, mas para o futuro. Cada vez mais o público adotará o ambiente virtual para as demandas do cotidiano e quem não se atualizar será deixado para trás”, destaca a gerente comercial da Assine Bem, Paula Sino.

No entanto, os clientes são bombardeados de propagandas, informações e propostas. Por isso, é fundamental as marcas estarem prontas para garantir uma boa experiência, desde a disponibilidade do produto à entrega no prazo. “É necessário ter cuidado com estoque, frete e pagamento virtual”, comenta Paula.

Ademais, é essencial analisar os dados e resultados das edições anteriores, conciliando com as projeções atuais. Dessa forma, o lojista poderá ver erros e acertos para aprimorar seus processos, ser mais assertivo e alcançar mais consumidores, os conquistando para além desse momento específico. Esses elementos também são determinantes para criar novas estratégias e inovações.

A negociação de prazos e valores com fornecedores é imprescindível para não ser pego de surpresa. Nesse sentido, a tecnologia é uma grande aliada. Dessa forma, é possível conversar com pessoas de qualquer localidade, até encontrar a melhor opção para sua organização. Contudo, nos dias de hoje, não há mais a necessidade de viajar para isso.

Para auxiliar nesse aspecto, a assinatura digital é uma excelente alternativa. Com essa solução, acordos são firmados em questão de minutos, sem a necessidade de deslocamento ou encaixe na agenda dos executivos. Basta apenas alguns cliques na tela do celular, computador ou tablet. Afinal, os arquivos são enviados via e-mail, SMS ou WhatsApp.

Também trata-se de uma ferramenta segura, com validade jurídica e dentro da Lei Geral de Proteção a Dados Pessoais - LGPD. Os documentos possuem criptografia de ponta e são salvos em nuvem. Dessa forma os envolvidos na relação podem acessá-los a qualquer momento, de onde estiverem. Logo, evita-se o risco de perder ou danificar algo valioso, além de facilitar na organização.

Fora a proteção, economia, sustentabilidade e agilidade proporcionadas pelo recurso, o trabalho dos colaboradores também é otimizado. “Diversas etapas repetitivas do cotidiano são eliminadas. A produtividade da equipe é elevada e, consequentemente, as entregas também. Esse é um ponto crucial para ter sucesso nos dias de hoje”, ressalta a gerente comercial.

O celular é a ferramenta preferida da população

De acordo com pesquisa da Digital Turbine, 57% das pessoas utilizaram o smartphone para os presentes no dia 12 de outubro, com média de dois produtos. Para aproveitar os famosos descontos em novembro, 89% dos brasileiros farão o mesmo, com média de seis itens. Já no Natal, 53% dos entrevistados irão aderir às lojas digitais para fazer cerca de três encomendas cada um.

Com a pandemia, 40% da população aumentou o uso dos aparelhos, 59% não pretende diminuir o ritmo e 20% não consegue ficar mais de meia hora longe do telefone. Além disso, 92% são favoráveis às compras digitais. Para a especialista, esses índices refletem uma tendência. “O uso desse tipo de serviço só tende a aumentar. Vários fatores são responsáveis por isso, como a praticidade, a possibilidade de olhar as opções e comparar preços, normalmente, melhores em comparação aos espaços físicos”.

Os dispositivos móveis podem ser aproveitados também em outras áreas nos empreendimentos, como a contratação de um novo funcionário de qualquer lugar do mundo, pagamento do salário da equipe, entre outras. Segundo um estudo da App Annie, cada brasileiro utiliza o equipamento por 4,8 horas por dia, em média. Isso significa um grande terreno para os gestores explorarem e usarem em prol do seu estabelecimento.

Não caia em golpes na Black Friday

De acordo com um levantamento da ClearSale, houve cerca de três milhões de tentativas de fraude no primeiro semestre deste ano. Entre as categorias mais afetadas estão os equipamentos eletrônicos e games. Nesse momento, o ideal é redobrar a atenção durante as compras. Assim como os consumidores e varejistas, os criminosos também aguardam esse período para atuar. Por isso, é necessário sempre verificar as informações e ficar de olhos bem abertos para identificar as fraudes.

O primeiro passo é confirmar a reputação da marca. Para isso, é possível pesquisar na Internet se o local é confiável, além de checar as avaliações dos indivíduos. Preços muito baixos são sempre suspeitos. Quando visualizar algo do tipo, já deve ligar o sinal de alerta e conferir se realmente está em uma página oficial. Também é interessante entrar em sites como o Reclame Aqui e Procon para ver as reclamações.

Portanto, se planeje e fique pronto para essa época tão movimentada no comércio. Caso você atue nesse segmento, fortaleça sua companhia, atraia, receba e fidelize os melhores clientes para a sequência do negócio. Para conhecer mais sobre a Assine Bem, resgate o seu teste grátis e experimente a nossa plataforma. São dez documentos mensais durante 60 dias para você transformar seus processos e conquistar o público. Quer saber mais sobre a assinatura digital? Em nosso blog e redes sociais são divulgados conteúdos diários acerca do assunto. Nos acompanhe e fique por dentro!