O diferencial de uma segurança data center

O diferencial de uma segurança data center

02/08/2023 | Carolina Amaral

A tecnologia possui um papel crítico para o dia a dia das pessoas, auxiliando em diversos processos e demandas na rotina. Dentro de escritórios, por exemplo, a gestão e arquivamento da papelada é uma questão de destaque para os empreendedores, chamando a atenção para o data center. Hoje, há uma crescente adesão de instituições a essa modernidade no Brasil, refletindo a importância da infraestrutura de TI para as ações comerciais e a economia em geral. Conheça mais sobre esse método de armazenamento e suas vantagens.

 

O que são data centers?

Segundo o levantamento Insights Report, da Assespro-PR (Associação de Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação), o Brasil registrou, de 2012 a 2022, um aumento de 43% de empresas em atividade no setor de TI. Com essa ascensão, os data centers encaram um vasto crescimento das suas atividades, pois fornecem espaço físico, energia, resfriamento e conectividade para uma ampla variedade de equipamentos. 

Eles são, em geral, uma instalação física usada pelas entidades com o objetivo de hospedar aplicativos e informações essenciais. O design é baseado em uma rede de recursos de computação e armazenamento os quais permitem a disponibilização de aplicativos e dados compartilhados. Os principais componentes incluem roteadores, switches, firewalls, sistemas de depósito, servidores e controladores de disponibilização de apps. “Quando falamos de informática e utensílios ligados a ela, existem diversas normas como referência, assim como padrões já estabelecidos. Assim sendo, é imprescindível para um local, contar com especialistas no âmbito, atentos a cada detalhe e considerando todas essas etapas como obrigação nas atividades”, explica Carlos Henrique Mencaci, CEO da Assine Bem.

 

O Brasil no topo das utilizações da ferramenta 

Um estudo da Arizton Advisory & Intelligence mostra como esse mercado na América Latina deve ultrapassar a marca de US$ 7,8 bilhões até 2026, com uma CAGR (taxa de crescimento anual composta) de 7,6%. Nesse cenário, o Brasil lidera os investimentos, sendo responsável por 40% deles.

Ainda segundo o relatório, a construção modular deve adicionar aplicações significativas durante o período de previsão. A razão para isso vem do fato da infraestrutura modular ser energeticamente eficiente e projetada para sustentar alta densidade de rack. A despesa para executar um centro de informações é cerca de 30% menor se comparado com as instalações tradicionais de tijolo e argamassa. Portanto, espera-se um aumento dessa demanda.

Seguindo quesitos de segurança física, a publicação indica uma adoção de câmeras de segurança e sistemas de controle de acesso  crescendo no território, um monitoramento 24 horas por dia, 7 dias por semana. O uso de soluções de vigilância também é alto e o relatório prevê uma elevação ainda maior nessa questão. 

 

O potencial do país para novas tecnologias

Uma lista feita pela Data Center Magazine, com os dez principais campos em ascensão, São Paulo ficou em quinto lugar e o Brasil foi o único país da América Latina a entrar no ranking. Um dos fatores impulsionando esse números é a transformação digital das organizações, as quais buscam maior eficiência. Com um data center moderno e assertivo à disposição, elas conseguem aprimorar sua operação, entregando verdadeiros benefícios ao negócio.

Além disso, a chegada de outras inovações, como a Inteligência Artificial e, principalmente, 5G, tem impactos positivos na ferramenta. Os investimentos em mais espaço de armazenamento de dados irão crescer consideravelmente com isso, pois deve elevar ainda mais o tráfego gerado pela Internet das Coisas (IoT), realidades virtual e aumentada, Machine Learning (ML), Metaverso, Big Data, entre muitas outras modernizações.

O Brasil é o mais populoso da América Latina e atualmente uma das principais economias do mundo. Segundo o ranking da Austin Rating, a nação saiu da 13ª posição no 4º trimestre de 2021 para a 10ª em março de 2022, ultrapassando países como Rússia, Coreia do Sul e Austrália. Esse cenário também impulsiona, deixando-o à frente dos demais territórios da região.

Outro ponto positivo para o Brasil é a natureza geomorfológica e geológica, a qual possui baixo risco de desastres naturais se comparado a outros locais latino-americanos. O país também possui uma grande extensão de terras, sendo bem conectado por meio de cabos submarinos, interligando-se a outras extensões, como dos Estados Unidos, Europa e África. “Esse nicho precisa continuar a evoluir com foco cada vez maior em segurança, eficiência e sustentabilidade. A demanda por um espaço para guardar elementos só irá aumentar gradativamente e esses meios continuarão se expandindo na mesma proporção”, finaliza Mencaci.

 

A administração sustentável destaca um local

Assim, inúmeros pontos precisam de cuidado. Nesse sentido, antes de tudo, o lugar precisa estar de acordo com os requisitos, inclusive ambientais. Aqui, a questão de análise é a estrutura, desde a sua construção com os materiais de obras gerados e a escolha inteligente deles, até a execução do data center. Isso porque elas são grandes consumidoras de energia e contribuem para a emissão de gases de efeito estufa na atmosfera. Seguindo essa linha de raciocínio, contar com parcerias ecológicas em todos os setores da corporação é uma excelente alternativa.

Levando em consideração todos os quesitos analisados até então, a Assine Bem se mostra a melhor opção para quem deseja unir segurança, facilidade e praticidade para lidar com dados, com a preocupação com a fauna e flora global. Isso porque a companhia oferece serviços baseados na comodidade, economia e seguridade relacionados à assinatura digital de documentos. Com tudo sendo realizado virtualmente, não há a necessidade do corte de árvores, desmatamento, poluição e o auxílio de serviços terceirizados de entrega, descartando riscos de extravio ou perda dos certificados. Pensando sempre na defesa de informações e elementos, tudo é protegido por criptografia de ponta e data center, visando garantir o bem estar dos envolvidos. Logo, ao lado da Assine Bem, o sucesso é certo!

Pronto para contar com isso e desenvolver a sua companhia com mais tranquilidade? Entre em contato com a gente! Será um prazer atendê-lo! Temos planos exclusivos e personalizados para atingir suas expectativas e demandas do melhor jeito, encontre o ideal! Por fim, se quiser entender na prática como tudo isso funciona, sem nenhum compromisso para experimentar, faça um teste grátis!