Sua companhia já está digitalizada?

Sua companhia já está digitalizada?

22/07/2022 | Giovanna Cavalli

Há algum tempo, a tecnologia se tornou essencial para a humanidade, mas com a pandemia isso se fez ainda mais presente. Uma empresa sem ela, por exemplo, certamente, fica para trás e tem prejuízos. Pode parecer radical demais, mas é um fato! Então, continue lendo e entenda melhor sobre esse assunto.

A importância da digitalização

A transformação digital não é apenas um tema da moda. De acordo com levantamento da McKinsey, utilizar tecnologias já disponíveis automatiza ao menos 30% das atividades em cerca de 60% de todas as operações gerenciais das companhias. “Ou seja, a automação dos processos impacta diretamente na melhora dos resultados”, diz o gerente de marketing da Apdata, Paulo Oliveira.

Segundo ele, para começar a entender como está o cenário da sua empresa, pode-se responder algumas questões simples. Veja: 
 
Quais são os fluxos atuais do seu negócio e o quanto está digitalizado? 
Mapeie, inicialmente, os principais procedimentos da companhia e verifique quais deles são automatizados e quais são manuais. “Converse com colaboradores e gestores sobre como é o dia a dia deles. Você provavelmente terá dados valiosíssimos dessa análise”, complementa o especialista.

Os clientes da Assine Bem notam isso. “Quando adquirem nossa ferramenta, geralmente, favorecem muito os funcionários, pois são autonomia para eles agirem com estratégia ao invés de ficar administrando uma papelada burocrática. Temos ótimos feedbacks em relação a isso”, explica a gerente comercial da Assine Bem, Paula Sino.
 
Qual é o mindset do seu time?
Conhecer como os internos pensam é relevante para compreender determinados comportamentos e tomar atitudes necessárias para manter o alinhamento sempre na direção correta.
 
Seus profissionais estão alinhados às transformações tecnológicas? 
Tal revolução vai muito além de implantar softwares. “É um fenômeno o qual incorpora todo o macro e microambiente da entidade com o objetivo de melhorar, consideravelmente, as operações e a vida das pessoas. Por isso, é fundamental saber o nível de maturidade dos seus contratados nesse assunto”, continua o gerente de marketing.
 
Com todas as respostas para estas questões em mãos, tem-se um diagnóstico inicial. “Assim, por meio de uma análise mais detalhada, é possível descobrir gargalos a serem superados com a mecanização de etapas as quais ainda estão utilizando mão de obra sobrecarregada ou de inteligências ultrapassadas”, ressalta Oliveira.

Para quem ainda não está familiarizado com a tendência, essa inteligência busca a eficácia e assertividade das tarefas internas ou mesmo externas. “Com essas soluções e dispositivos, as corporações podem abrir desde novos canais de comunicação com os clientes, deixar mais ágeis sistemas administrativos, financeiros e, se possível, de produção”, avalia Paula.

Faça uma análise interna

Sendo assim, para o especialista em marketing, é preciso compreender quais são os recursos e KPIs necessários para configurar essa transformação, de fato, e levá-la ao sucesso. “Outra questão, é perceber como essa é uma jornada a ser cumprida em etapas e não algo a ser resolvido da noite para o dia”, complementa.

Portanto, pare e reflita: qual é a high tech ideal para o seu momento? Por quais departamentos é necessário começar e qual demanda é a mais urgente? É relevante parar e fazer esse exame, pois assim, muda-se a cultura organizacional de dentro para fora e tudo se alinha. 
 
Afinal, um bom planejamento pode evitar adversidades, tais como dificuldades técnicas, alguma resistência por parte dos contratados, etc. Logo, priorizar áreas cuja demanda não é tão imprescindível para a hora, prejudica os resultados. “Por isso, é significativo contar com instituições especializadas para ajudar”, sugere Oliveira.

Para ele, outro passo interessante é contar com o engajamento das lideranças e administração. “Dessa forma, o entrosamento entre os cooperadores e as novas mudanças vindas acontecerá de forma mais natural, sob a influência de ‘cabeças’ inovadoras”, expõe. Então, a mentalidade de complementação entre pessoas e máquinas são o match ideal.

Como o amparo da high tech ajuda na prática?

No caso do departamento de recursos humanos (RH), é fundamental se apoiar nos artifícios disponíveis para otimizar a produtividade de toda a equipe. “Nesse aspecto, investir na experiência do colaborador e capacitação são indispensáveis para tornar o RH ainda mais focado nos seres humanos, deixando a parte operacional como folha de pagamento e controle de frequência nas mãos de quem oferece serviços de outsourcing”, afirma o gerente.

Isso acontece com a Assine Bem, por exemplo. “Nós disponibilizamos facilidade, agilidade e velocidade para as companhias transformarem procedimentos ‘tradicionais’ em tecnológicos.  Assim, com as assinaturas digitais e gestão de documentos, amparados por toda a segurança e validade jurídica, aliviamos as rotinas de diversas operações”, comemora a gerente comercial da Assine Bem. 
 
Ao fazer isso, garante-se mais rapidez no fluxo laboral, aumento de produtividade, diminuição, ou até mesmo, eliminação de erros manuais, e um setor de controle muito mais estratégico. “As funções dos administradores passam a ser direcionadas para situações de maior valor organizacional. Ao mesmo tempo, o uso de softwares promove a descentralização de ações e deixam as obrigações muito mais simples de serem executadas”, adverte Oliveira.
  
De acordo com a consultoria Gartner, 92% dos CEOs admitem a necessidade de digitalização do RH, por exemplo. Logo, muitos empreendimentos no Brasil precisam dar atenção especial para isso. “Mesmo com o maior impulso devido a adoção do home office e modelo híbrido, ainda falta entender o valor da mudança e iniciar o quanto antes a implementação”, acrescenta o executivo.

Portanto, a transparência sobre o assunto é indispensável e deve ser do conhecimento dos negócios. “Sobretudo, pois tal medida permite uma segurança no gerenciamento de dados, com o uso do armazenamento em nuvem, facilitando também o compartilhamento de informações entre setores, dificultando os desvios de bases e garantindo um nível de proteção muito maior”, conclui o gerente de marketing da Apdata.

Então, atente-se às novas necessidades e entenda a melhor maneira de modernizar a sua instituição. Aproveite também e teste grátis a nossa plataforma de assinatura digital. Conte com a Assine Bem!