Você tem a mentalidade digital?

Você tem a mentalidade digital?

07/06/2022 | Rodrigo Barreto

A pandemia aumentou a demanda por serviços digitais. Sendo assim, o futuro pertence às empresas com capacidade de desenvolver digitalmente suas experiências de consumo, independentemente do setor. Para isso, diversas soluções devem ser aplicadas para agilizar os processos do cotidiano.

A necessidade de uma mentalidade digital

De acordo com estudo do Boston Consulting Group - BCG, os líderes digitais podem esperar um crescimento pelo menos 1,8 vezes maior de lucros em relação aos retardatários nessa revolução. No entanto, 70% de todos os esforços de transformação ficam aquém de seus principais objetivos. Essa alta taxa de falha foi notavelmente mencionada por várias corporações líderes globais de pesquisa e consultoria.

No entanto, isso não significa apenas levar inovações para impulsionar todos os aspectos do seu negócio. É necessário cultivar uma mentalidade moderna dentro da organização, entre todas as partes interessadas e funcionários, para atender às expectativas dos consumidores.

Há a urgência de promover uma evolução cultural para ajudar os colaboradores a alavancarem novos processos de pensamento, enquanto resolvem os desafios do cliente. “Só aplicar uma tecnologia não é o suficiente. Ela deve fazer sentido, facilitar trabalhos e realmente impactar no dia a dia dos funcionários”, destaca a gerente comercial da Assine Bem, Paula Sino.

Não há dúvidas sobre os benefícios dessas novidades em uma instituição. No entanto, a principal abordagem ao implementar essas ferramentas é impulsionar a tecnologia em seus negócios. Muitos líderes não conseguem promover a necessidade desse pensamento e isso pode prejudicar os objetivos estratégicos.
Sendo assim, veja algumas vantagens dessa cultura: 

Agilidade: sua força de trabalho perceberá a relevância de como os diferentes componentes de um ecossistema digital dependem uns dos outros e podem se complementar. Essa conscientização ajuda a elaborar planejamentos de integração, minimizando processos e fluxos.

Melhor experiência do consumidor: os integrantes de todos os departamentos poderão visualizar cada parte da jornada percorrida pelo cliente e fazer ajustes. Assim, farão sugestões e indicarão os pontos de melhoria. 

Inserção mais rápida no mercado: é importante remover barreiras e atrasos burocráticos. Isso acabará se traduzindo na implementação mais rápida de serviços modernos. 

As lideranças geralmente enfrentam um dilema ao decidir onde concentrar seus investimentos e qual tecnologia devem priorizar para obter sucesso mais rapidamente. Embora essa escolha exija uma avaliação detalhada, o conceito fundamental se concentra na mentalidade. “Não adianta inserir esses recursos extremamente úteis, mas continuar atuando de maneira antiga”, comenta Paula.

Usar papel já é coisa do passado

A ideia de escritório sem papel tem sido discutida há muitos anos, mas poucos locais adotaram esse conceito. Segundo pesquisa realizada pela KM World, 56% dos trabalhadores ainda continuam imprimindo folhas, mesmo trabalhando em casa. No entanto, essa prática não é sustentável no mundo atual.

A necessidade de mudançal nunca foi tão evidente. Embora muitas companhias tenham acelerado suas iniciativas digitais, ainda persistem várias lacunas, principalmente quando se trata de produtividade de documentos. De acordo com o estudo, para 83% dos entrevistados a forma como sua corporação gerencia os arquivos não melhorou durante a pandemia e 95% desejam isso.

A cada ano, os gastos com essas situações são gigantes. Isso afeta negativamente o orçamento de uma empresa e o meio ambiente como um todo. Além dos custos financeiros, os impactos no planeta não podem ser ignorados. O processo de produção requer a colheita de árvores, consome energia significativa, aumenta os gases do efeito estufa e envolve produtos químicos.

Nesse contexto, a assinatura digital surge como uma grande alternativa. Além de ser uma ferramenta sustentável, ela também é ágil, fácil e confortável. Os documentos podem ser assinados pelo computador, celular ou tablet. Afinal, são enviados por e-mail, SMS ou WhatsApp. Sendo assim, diminui o uso de combustíveis, o deslocamento e contato físico.

Ademais, trata-se de uma solução segura. Todos os arquivos são criptografados e salvos em Nuvem. Logo, não corre o risco de perder ou rasgar algo valioso. Os envolvidos podem acessá-los a qualquer momento, de onde estiverem. Para isso, basta realizar uma comprovação de identidade.

A transferência desses elementos para o ambiente virtual permitirá organizá-los em um repositório central, para gerenciá-los facilmente. Além disso, possui validade jurídica e você acompanha todas as etapas da formalização de um acordo. Portanto, seu empreendimento estará sempre dentro das normas da Lei Geral de Proteção a Dados Pessoais - LGPD.

Assinatura digital é fundamental nos dias atuais

Após a chegada da Covid-19, os empresários mudaram sua forma de atuar por conta do isolamento social. No entanto, desse momento difícil, surgiram algumas boas atitudes para o futuro. Nesse cenário, o e-commerce se consolidou como a opção preferida da população.

Nesse segmento, ter a possibilidade de negociar com indivíduos de qualquer localidade é fundamental. Logo, você pode encontrar um fornecedor mais barato, vender para outros países e até formar uma equipe de diversas nacionalidades. Tudo isso agrega valor à sua entidade e te abre um leque de opções.

Outros setores também podem aplicar essa solução, como hospitais, hotéis, escritórios de advocacia, entre outros. Dessa forma, o serviço é otimizado, a produtividade de equipe é elevada e o sucesso fica cada vez mais próximo. “Muitas vezes, uma simples aplicação transforma toda uma estrutura. A assinatura digital é um exemplo disso. Afinal, proporciona facilidade, agilidade, conforto, praticidade, sustentabilidade e economia”, finaliza a gerente comercial.

Portanto, se você deseja se destacar em meio a concorrência para conquistar clientes e também os melhores colaboradores no mercado, entre em contato com a Assine Bem. Com isso, você ganha 60 dias grátis e 10 documentos por mês para experimentar a nossa plataforma. Esperamos por você!