O varejo segue em alta em 2022

O varejo segue em alta em 2022

24/05/2022 | Rodrigo Barreto

Após um período de baixa por conta da pandemia, o setor de varejo vive um momento de alta. A recuperação da economia, reabertura dos comércios e geração de empregos são alguns dos fatores influenciadores para esse cenário positivo. Sendo assim, os empresários devem estar preparados para essa movimentação mais agitada.

A alta do varejo

De acordo com o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio – Dia das Mães, na semana comemorativa (02 a 08/05 de 2022 x 03 a 09/05 de 2021), houve um crescimento de 6,9% nas vendas, em comparação ao mesmo período no ano passado. Esse foi o aumento mais expressivo desde 2012, quando o índice marcou 7,3%.

Para o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, a melhora no cenário de saúde nacional pode ter impulsionado a atividade do segmento. “Com a flexibilização das medidas de restrição impostas pela pandemia e o avanço da vacinação, as pessoas tiveram a oportunidade de normalizar as comemorações. Isso pode ter otimizado as vendas nessa data”.

Segundo o relatório Global Payments Report, divulgado em março de 2022 pela Worldpay from FIS, até 2025, as vendas do e-commerce no Brasil devem subir 95% e 55,3% no mundo. Os varejistas devem se preparar para suprir a demanda e não perder consumidores em um mercado competitivo. “Em um momento como esse, é fundamental contar com ferramentas seguras e ágeis para agilizar os processos”, comenta a gerente comercial da Assine Bem, Paula Sino.

Dessa forma, a assinatura digital é uma solução extremamente útil e necessária. Com ela, os documentos são assinados pelo computador, celular ou tablet. Afinal, são enviados por e-mail, SMS ou WhatsApp. Sendo assim, economiza-se tempo e dinheiro. Ademais, pela facilidade e por evitar deslocamentos, é possível realizar acordos com pessoas de qualquer localidade em questão de poucos minutos.

Em 2020, com os períodos de distanciamento social e quarentena, as vendas virtuais aumentaram. Entretanto, em 2021, quando houve o relaxamento de medidas de isolamento, continuaram altas. Conforme o índice MCC-ENET, desenvolvido pela Neotrust | Movimento Compre & Confie, em parceria com o Comitê de Métricas da Câmara Brasileira da Economia Digital (camara-e.net), houve uma elevação de 48%.

A Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo - SBVC já havia apontado essa tendência em 2020, quando revelou: 70% da população pretendia consumir mais em sites e aplicativos, quando comparado ao quanto gastavam antes da Covid-19. As facilidades de pagamentos, com carteiras digitais e pix, estimulam esse mercado.

Ainda é possível citar outros pontos influentes nessa mudança de comportamento, como a oportunidade de consulta do mesmo produto em outras plataformas e lojas por meio de comparação de preços. Um ponto forte, por exemplo, é o ambiente virtual manter um atendimento on-line de qualidade todos os dias, por 24 horas.

A experiência positiva para o cliente

Nesse cenário e com esses novos hábitos, os executivos do setor tendem a construir estratégias para atrair a atenção do cliente e proporcionar uma boa experiência. Essa jornada é longa, desde a descoberta da loja até o recebimento dos produtos. “Manter um contato assertivo, segurança em todas as etapas e corresponder às expectativas do comprador é determinante para o sucesso de um empreendimento”, explica Paula.

Para isso, é preciso uma padronização de processos, implementação de plataformas de automação e construção, acompanhamento e monitoramento constante e regular de todos os indicadores e documentos. A digitalização das organizações já foi uma tendência e hoje é uma necessidade.

Existem inúmeros impactos para a decisão do consumidor e o frete é um critério relevante. A adoção de um valor competitivo, prazos menores de entrega e sistema de rastreio eficiente é um diferencial para muitos. Dessa forma, poder negociar e fechar acordo com transportadoras de qualquer cidade é uma grande vantagem.

Para crescer de forma saudável e sustentável nessa área, é necessário o investimento em automação e gestão. “A aplicação de recursos tecnológicos traz diversos benefícios para controle, velocidade e proteção da companhia. Além disso, diminui a chance de erros e perda de arquivos valiosos”, destaca a especialista.

A necessidade da transformação digital

Com o surgimento constante de novos instrumentos tech e soluções focadas no ambiente empresarial, a transformação digital se tornou irreversível. De acordo com pesquisa da McKinsey, companhias brasileiras com maturidade nesse tema alcançam uma taxa de crescimento do Ebitda três vezes maior. 

Essas mudanças estão cada vez mais presentes nas instituições, forçando-as a investirem em inteligência operacional e se manterem totalmente ligadas às novidades. Nesse contexto, de maneira geral, o próximo nível dentro da cadeia de desenvolvimento já está sendo a implantação de Métodos Ágeis.

Na prática, significa a implementação de ações e estratégias facilitadoras nas metodologias, ajudando a alta cúpula a ter um maior domínio e tomada de decisões perante o planejamento. Porém, para garantir maior competitividade, alguns aspectos devem ser avaliados:

Cultura organizacional: para alterações de mindset e adoção de procedimentos ágeis

Modelo de Negócio Digital: para mapear a real necessidade da área usuária e de negócios, sempre em parceria com a equipe de TI

Experiência do Usuário: tendo em vista a percepção do público-alvo quanto à satisfação, rapidez e efetividade

Inteligência de dados: para identificar padrões de comportamento do mercado, avaliando resultados e possibilidades

Tecnologias Digitais: para atualizações técnicas em todos os canais em um curto período

Governança: ajuda a gerenciar e medir a performance em conjunto com os valores institucionais, trazendo cada vez mais frutos à organização.

Para empreendimentos mais resistentes a mudanças, sem uma visão clara sobre a relevância dessa jornada ou como começá-la, contar com o suporte de parceiros com experiência pode ser determinante. Já para quem está no meio do caminho, deve seguir investindo na modernidade. “Quem não acompanhar essa corrente, ficará para trás. No mundo de hoje, não dá para lutar contra a tecnologia”, finaliza a gerente comercial.

Portanto, não seja ultrapassado pela concorrência. Aplique essas modernidades para te auxiliarem e tornar sua tarefa mais tranquila. Entre em contato com a Assine Bem e ganhe 30 dias grátis para nos conhecer melhor. Esperamos por você!