Comércio eletrônico é um caminho sem volta

Comércio eletrônico é um caminho sem volta

07/07/2023 | Rodrigo Barreto

O comércio eletrônico revolucionou a forma como a população compra e vende produtos e serviços nos últimos anos. O advento da Internet e a crescente adoção de dispositivos eletrônicos, como smartphones e tablets, abriram portas para uma nova era de negócios on-line. Essa prática permite aos consumidores realizarem transações sem a necessidade de visitar uma loja pessoalmente, oferecendo conveniência e acessibilidade incomparáveis.

Desde pequenas empresas até grandes varejistas, o e-commerce tornou-se uma parte essencial do cenário atual, fomentando uma infinidade de oportunidades tanto para empreendedores quanto para os clientes. Em constante evolução, esse formato de varejo continua a desempenhar um papel fundamental no mundo, permitindo a expansão das operações além das fronteiras físicas e alcançando um público mais amplo. Com uma gama de possibilidades, combinada com a facilidade de comparação de preços e análises, o setor se estabeleceu como um de crescimento mais rápido e promissor na economia.

 

É fundamental equilibrar o físico com o digital

Há algum tempo, o mercado passa por transformações significativas. Esse cenário exige a adoção de estratégias essenciais por parte das empresas para impulsionar as vendas. Entre os consumidores, especialmente a Geração Z (nascidos após 2001), conhecidos por sua completa conexão digital, é preciso levar em consideração algumas preferências específicas. “É fundamental se adequar às movimentações da atualidade para não perder essa parcela de cidadãos”, comenta o CEO da Assine Bem, Carlos Henrique Mencaci.

Por terem crescido em um ambiente virtual, eles estão na vanguarda das mudanças na forma como as marcas se relacionam com a sociedade. De acordo com o estudo Uniquely Gen Z, realizado pelo IBM Institute For Business Value, 67% desses jovens preferem fazer compras em locais físicos. No entanto, estão em busca de uma abordagem integrada, com a mistura dos dois ambientes para fornecer experiências híbridas e personalizadas, tirando o melhor de cada opção.

Para o gerente comercial do Myrp, Juliano Ricardo Regis, "certamente, o consumo phygital foi impulsionado não apenas pelas tecnologias, mas também pelo próprio público. A nova geração, mesmo sem um grande poder financeiro, influencia outros a realizarem suas aquisições de maneiras diferentes". A disponibilidade de compras em diferentes canais é altamente valorizada. Mesmo com a comodidade da web, existem vantagens no atendimento presencial. Essa união fortalece o segmento.

Os executivos devem estar atentos às novas tendências e hábitos. Segundo uma pesquisa do Bank of America, até 2030, esses indivíduos mais novos serão responsáveis por uma renda de 33 trilhões de dólares e, juntamente com a Geração Alpha (nascidos após 2010), comporá cerca de metade dos habitantes no planeta. Isso ressalta a importância de compreender seus interesses e insatisfações. Quem seguir esse caminho terá uma vantagem competitiva perante a concorrência. Conforme a Fecomércio, 97% da juventude considera as mídias sociais sua principal fonte de inspiração na hora de consumir. 

 

O WhatsApp é um forte canal de vendas

O WhatsApp é amplamente utilizado no Brasil como o principal aplicativo de mensagens há algum tempo. Ele oferece benefícios relevantes em termos de produtividade e alcance, permitindo o atendimento a múltiplos clientes simultaneamente. Em abril deste ano, a entidade anunciou a possibilidade de realização de compras diretamente no app. Os pagamentos podem ser feitos diretamente no chat, após o cadastro dos dados bancários.

No entanto, com esse avanço, também aumenta a incidência de golpes. Os criminosos estão aproveitando o maior uso de soluções digitais pela população para se aproveitar, principalmente por meio de técnicas de engenharia social, nas quais manipulam psicologicamente os usuários para fornecerem informações confidenciais ou transferirem dinheiro. “Por isso, é essencial contar com ferramentas protegidas e de confiança”, ressalta Mencaci.

Nesse contexto, a assinatura digital ganha destaque. Afinal, ela proporciona comodidade, pois os documentos são enviados via WhatsApp, SMS ou e-mail e, consequentemente, os firmam-se acordos em questão de minutos por meio do computador, celular ou tablet. Dessa forma, evita-se o deslocamento e encaixe na agenda para um encontro com esse fim.

Além disso, a medida possui validade jurídica, criptografia de ponta e respeita a Lei Geral de Proteção a Dados Pessoais - LGPD. Os envolvidos podem acessar os arquivos quando precisarem e de onde estiverem. No entanto, para isso, é necessária uma comprovação identitária, como autenticação ou envio de uma selfie em tempo real. Pela não utilização de papel, materiais de escritório e combustíveis com traslados, essa solução é sustentável, rápida e segura, extinguindo o risco de perda, roubo ou danificação de um elemento valioso. Logo, trata-se de uma alternativa propícia para economia de tempo e dinheiro.

 

Confira dicas de leitura para se inspirar

O faturamento do e-commerce nos primeiros cinco meses de 2023 registrou um aumento de quase 800% em comparação ao período pré-pandemia, de acordo com um levantamento realizado pela SmartHint. Isso evidencia a consolidação e o aquecimento do setor. "Está sendo um ano positivo, acompanhado por várias inovações. As projeções continuam favoráveis e tanto iniciantes quanto veteranos devem acompanhar as movimentações e buscar insights para aprimorar seus negócios. Isso pode ser feito inclusive por meio de séries, filmes, podcasts e livros", destaca o head de e-commerce da FCamara, Eric Vieira.

Com base nessa perspectiva, o especialista indica cinco livros para quem deseja se aprofundar no tema e obter algumas dicas valiosas. Confira:

 

"E-commerce: fundamentos, implementação e gestão" por Nara Stefano e Izabel Cristina Zattar

Aborda as vantagens e desafios do segmento, fornecendo ao leitor um domínio dos conceitos, estratégias e ferramentas essenciais nesse universo. Explora o funcionamento das tecnologias envolvidas na área, permitindo um melhor entendimento e aplicação prática.

 

"Construa seu mercado digital" por Bruno de Oliveira:

O autor apresenta um guia passo a passo para empreendedores com vontade de  migrar seus negócios físicos para a Internet.

"A Loja de Tudo: Jeff Bezos e o Império da Amazon" por Brad Stone:

Brad Stone, jornalista renomado, mergulha no universo da Amazon, explorando a trajetória de Jeff Bezos. Com acesso exclusivo a funcionários, executivos e amigos do empresário, apresenta uma análise aprofundada sobre a companhia.

 

"Comportamento do Consumidor: da compra ao pós-venda" por Michael Solomon:

Aborda o comportamento dos compradores. Com estudos de caso e exemplos, traz as melhores e mais recentes ideias sobre a população. 

 

"Vendas e Operações no E-commerce: estratégias para o sucesso" por Rodrigo Maruxo e Samuel Gonsales:

Reúne uma série de cases de sucesso. Os autores desenvolvem um modelo de negócio seguro, equilibrando estratégias com eficiência operacional.

 

Portanto, não seja ultrapassado pela concorrência. Ofereça uma boa vivência para seus parceiros e, assim, estará muito mais perto do sucesso. Se deseja conhecer mais sobre a Assine Bem, obtenha seu teste grátis. Nós disponibilizamos dez documentos mensais, durante 60 dias, para você experimentar nossa plataforma. Esperamos por você!