A Assine Bem é uma ferramenta completa de assinatura digital

A Assine Bem é uma ferramenta completa de assinatura digital

28/04/2022 | Giovanna Cavalli

Vivemos uma realidade completamente conectada e tecnológica. Logo, a facilidade e agilidade em resolver demandas e problemas com a palma da mão, via celulares ou outros dispositivos móveis para acompanhar as rotinas corridas, se tornou uma necessidade. Por isso, usufruir ao máximo das ferramentas e soluções disponíveis é essencial para se despreocupar com burocracias desnecessárias quando o tempo é o maior vilão. A assinatura digital é um bom exemplo disso. Entenda!

A facilidade da modalidade

Essa é uma das principais maneiras para quebrar padrões. “Atualmente, a modalidade conseguiu conquistar um grande espaço entre os empresários. Afinal, além de promover maior velocidade eliminando etapas, traz mais comodidade e garante economia para as companhias. Ou seja, é uma transformação digital assertiva”, explica a gerente da Assine Bem, Paula Sino.

O governo brasileiro permitirá a todos os cidadãos usarem o artifício para documentos em meios digitais, por meio da plataforma gov.br. “A iniciativa é boa, mas está longe de ser uma grande novidade pela regulamentação vigente no Brasil, quer pelas muitas soluções tecnológicas as quais já permitiam, há anos, o prometido pelo serviço”, diz o presidente executivo da Associação das Autoridades de Registro do Brasil (AARB), Edmar Araujo.

“Além disso, diferentemente das alegações do Ministério da Economia, essas validações eletrônicas não estavam restritas aos detentores de certificados digitais”, complementa o especialista. Desde 2001, já é possível realizar essas rubricas independentemente do reconhecimento dos autores.

Assim, a MP 2.200-2/2001 confere amparo legal para essa prática, seguindo à risca os preceitos, garantindo efetividade e a autenticação jurídica. “Então, qualquer mecanismo distinto, quando admitido pelos signatários como válido ou aceito pela parte a quem tal documento for oposto, pode ser utilizado”, continua Araujo. Ou seja, a tecnologia pode ser aplicada aos mais diversos tipos de títulos, tais como: contratos, procurações, laudos, formulários web, mandatos, resultados de exames, etc.

Assinatura eletrônica versus digital

Todavia, antes de prosseguir com o assunto, existem também confusões em relação ao termo “eletrônica” e, por isso, é importante explicar. “Ele se refere ao gênero da transação. Dentro dele estão dois segmentos: a tão conhecida ‘assinatura digital’ e aquela mediante senha, muito usada para fazer operações bancárias”, esclarece Paula.

Ademais, muita gente ainda complexifica também a assinatura digitalizada e a digital. Porém, há uma grande diferença entre elas: a primeira é simplesmente uma reprodução em forma de imagem, já a segunda permite vincular uma validação legítima ao arquivo, dando garantias de integridade e autenticidade.

A “ajuda” do governo é simples

Então, o governo não está oferecendo um portal para a gestão virtual dos arquivos ali transacionados. “Não será um sistema proativo com pushes via e-mail para a notificação dos envolvidos e nem armazenará ou mesmo gerará qualquer memória para consulta”, descreve o presidente executivo da AARB.

Outro ponto importante, segundo ele, é: tal portal fará uso de um tipo de assinatura a qual não é a melhor. “O Brasil adotou o modelo europeu denominado eIDAS. Trata-se da regulamentação eletrônica de serviços confiáveis utilizada por todas as nações integrantes  da União Europeia, facilitando o reconhecimento. Lá, elas se distinguem entre simples, avançada e qualificada. Ao importar essa visão para cá, a legislação vigente define essa última categoria como o nível mais elevado de confiabilidade a partir de suas normas, de seus padrões e de seus procedimentos específicos”, expõe.

Diferencial da Assine Bem

Na contramão disso, a Assine Bem é uma plataforma digital completa. Com ela, é possível otimizar e transformar processos internos e externos de maneira ágil, sustentável e sem perda de tempo. Ou seja, toda a burocracia é substituída por alguns cliques.

O programa conta com a possibilidade de criar, editar e enviar diversos templates. Assim, o indivíduo constrói seus próprios modelos uma só vez e eles ficam salvos - como um padrão - para serem usados novamente quando quiser. Ou seja, deixando campos alteráveis para serem preenchidos rapidamente e já disparados conforme a necessidade. Ainda, existe a opção comercial para a própria Assine Bem fazer isso por você.

Tudo isso com a maior segurança possível e completamente alinhado com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). “Como funciona? Depois de rubricados, os arquivos são ‘trancados’ com criptografia e impossíveis de serem alterados. Com isso, qualquer pessoa pode consultar a validade facilmente por meio do código de autenticação ou o QR Code do documento”, afirma a gerente comercial. 

Além disso, para deixar mais fácil a usabilidade pelas corporações, há uma integração API com qualquer sistema. Sobretudo, vale ressaltar: a realidade não é disponível só para CNPJ, ou seja, pessoa física (CPF) também pode usufruir dessa revolução e desenvoltura, inclusive fazendo um  teste grátis.

Melhora a lucratividade da empresa

Outro benefício a ser observado é: boa parte do lucro de uma entidade costumava ser gasto em papel, impressão e armazenamento de registros. Algumas investiam ainda em cartório, motoboys ou Correios. Sendo assim, essa é uma solução também para conter recursos e evitar desperdício ambiental. Afinal, todos esses custos são diminuídos em até 70%. 

Nesse sentido, essa aplicação prática e a gestão de documentos on-line também potencializa a operação e segundo a pesquisa da The International Association for Contract & Commercial Management (IACCM), pode melhorar a lucratividade em até 9% da receita anual. “Portanto, é algo para ficar, principalmente no pós-pandemia, pois muitas instituições experimentaram e não querem mais outra coisa”, complementa Paula.

Nunca foi tão necessário acompanhar as tendências do mercado para planejar e se preparar para o futuro, concorda? Fugir disso pode sim representar o fim de um negócio, inclusive. Então, o primeiro passo é não resistir às mudanças, pois elas são importantes para o amadurecimento da entidade e dos colaboradores.

Para saber mais sobre como facilitar a sua administração e fechar negócios em instantes, converse com a nossa equipe. Aproveite também e teste grátis a plataforma de assinatura digital da Assine Bem. Conte com a gente!