Tenha mais segurança de dados para seus documentos

Tenha mais segurança de dados para seus documentos

30/04/2025 | Laura Pereira

Em um período de 12 meses, foram registrados mais de 700 milhões de ataques cibernéticos no país, segundo o Panorama de Ameaças para a América Latina 2024. Ou seja, são 1.379 investidas por minuto. Esse número é preocupante para quem lida com dados pessoais e informações sigilosas regularmente, seja em documentos pessoais ou empresariais. Dessa forma, contar com uma gestão de documentos resguardada é a melhor estratégia. 

Gestão de documentos segura deve ser o primeiro investimento 

Qualquer empresa se preocupa com a segurança da informação. Isso porque mais métricas comprovam esse medo. Somente em 2024, os ataques de ransomware atingiram o recorde de 5.414 incidentes globais. Ou seja, um aumento de 11% em relação a 2023. As estatísticas são do Relatório Global de Ransomware, divulgado pela Check Point Software Technologies Ltd., em janeiro deste ano. De forma geral, as estatísticas demonstram uma direção para 2025: a proteção de dados. 

Pensando nisso, os documentos da Digital Helper + Assine Bem, contam com autenticação de dois fatores, token e hash de segurança. “Dados sigilosos e pessoais são preenchidos pelo próprio signatário no momento da assinatura, mais uma vez direcionando essas informações somente para quem é correspondente do tratado”, comentou Carlos H. Mencaci, CEO da Digital Helper + Assine Bem. 

2 estratégias para melhorar sua segurança dos dados

Em 2024, o volume já era alarmante. De acordo com outra pesquisa da Check Point Research, uma organização brasileira é atacada cerca de 1.770 vezes por semana. Em termos globais, a média de ataques é de 1.155.‌‌‌‌‌ Por isso, é fundamental prevenir toda a operação, em qualquer possibilidade existente. 

A maioria dos softwares maliciosos e invasores dos sistemas se aproveitam de brechas, ou seja, os hackers descobrem falhas diariamente. Muitas dessas são a porta de entrada para esses crimes, pois geram vulnerabilidade, afetando a credibilidade dos programas. Essa fragilidade pode expor relatórios do negócio, dos signatários e dos tratados armazenados virtualmente, bem como, gerar perdas. 

Sendo assim, veja algumas dicas: 

1) Foque em backup

Quando as informações estão guardadas, é muito difícil mensurar a profundidade do impacto de perder todos os dados. “O prejuízo seria enorme e haveria comprometimento de diversas atividades desenvolvidas na organização, atrasando o rendimento do time e interrompendo projetos em andamento”, imaginou Mencaci. Para evitar essa realidade, é crucial manter uma estratégia bem estruturada para desenvolver uma “cópia de segurança”, como é traduzido o termo. 

2) Faça autenticação em dois fatores

A autenticação de dois fatores é uma medida simples, mas muito poderosa para resguardar suas informações. O sistema funciona da seguinte maneira: quando um login é realizado, uma nova camada de segurança surge para confirmar a legitimidade da conexão. Atualmente, o recurso pode ser encontrado em praticamente todos os serviços digitais. Geralmente, o procedimento envolve o envio de códigos específicos para o e-mail do usuário. Assim, os invasores encontram maior dificuldade para burlar o sistema. 

Além disso, com a Digital Helper + Assine Bem é enviado um link para o acesso direto à declaração, na qual os participantes preenchem com seus dados. “Dessa forma, a autenticidade também se apoia nos conhecimentos pessoais cedidos por cada indivíduo envolvido na assinatura”, ressalta o executivo.

Nesse sentido, contar com a Digital Helper + Assine Bem é ter a certeza de alavancar os resultados e contar com segurança em todo o processo. Sendo assim, se quer entender a fundo como funciona nossa plataforma de gestão e assinatura digital, teste grátis e fale conosco, inclusive pelo WhatsApp ou Tel: (11) 3514-9396