Cinco tecnologias para atender melhor o consumidor

Cinco tecnologias para atender melhor o consumidor

27/04/2022 | Vinícius Lima

A transformação digital avançou nos últimos anos nos mais diversos setores, tornando indispensável o uso de tecnologias para melhorar a experiência do consumidor. Os clientes, além de estarem mais conectados, têm acesso intenso a informações e exigem um atendimento personalizado, seja remoto ou não. 

São milhões de possibilidades

Seja no momento de um checkout, fechamento de uma venda ou negociação, até o valor do frete e agilidade de entrega, chats e atendimento, a tecnologia se faz presente para auxiliar os processos. É possível garantir economia, agilidade, assertividade e, além disso, sustentabilidade nessas etapas de interação com o público e, além disso, garantir maior engajamento dos próprios colaboradores. 

Ao unir o lado humano com as ferramentas disponíveis, as organizações poderão ter mais sucesso ao prover às pessoas os insumos necessários e, de fato, desejados. Nesse sentido, veja algumas soluções responsáveis por melhorar a vivência dos usuários e consumidores. 

  • Pagamentos nove vezes mais rápido

Disruptiva no mercado brasileiro, hoje já há uma invenção responsável por dar a quem tem o poder de compra a chance de realizar o pagamento apenas com seu rosto, sem precisar portar um cartão físico, celular ou dinheiro.  Isso significa uma experiência de compra nove vezes mais rápida em relação às demais — evitando filas, burocracias e ajudando no aumento de tráfego de pessoas no local ou site. “Com isso, é possível oferecer mais praticidade e segurança, integrando a identificação e a cobrança em um só seguimento,  algo assertivo para as lojas. Atualmente, o reconhecimento pelos clubes de benefícios não traz essa certeza, pois é possível digitar um CPF de outra pessoa, por exemplo, caso um indivíduo queira pontuar um membro da família. Isso acaba misturando informações de consumo no CRM”, conta Eládio Isoppo, CEO e cofundador da Payface.

  • Aplicação detecta comportamentos fora do padrão e emite alertas

A ruptura é um dos maiores desafios enfrentados, principalmente pelo varejo. Resolver essa questão pode gerar um incremento importante nos resultados financeiros. Isso porque, quando a pessoa compradora não encontra um produto na prateleira, por exemplo, ela tende a procurá-lo em outra fonte ou substituí-lo por diferentes fornecedores. A computação é uma grande aliada para garantir a disponibilidade dos itens, mantendo a satisfação das pessoas. Um exemplo é a ferramenta Involves Doors, desenvolvida pela retail tech Involves - ela usa inteligência artificial para detectar diariamente comportamentos fora do padrão em cada SKU (Stock Keeping Unit, em português Unidade de Manutenção de Estoque). A partir daí, dispara alertas automáticos para o time  de reposição verificar os itens e resolver o problema o mais rápido possível. O head de produtos da Involves, Otávio Senna, explica como a correção ágil dos problemas de execução aumenta o faturamento dos estabelecimentos. “Temos casos como o do Althoff Supermercados quando recuperou mais de R$ 115 mil em três meses usando a solução”, conta.

  • Melhorias nos fretes diminui custos e amplia competitividade no e-commerce

Um dos fatores decisivos na hora de finalizar uma aquisição na web recai sobre o valor do frete e a agilidade na entrega. De acordo com Jaison Göedert, cofundador e CEO da Magazord, de nada adianta ter um produto de qualidade, com preços atrativos, se o valor do delivery não for competitivo. “Pensando nisso, desenvolvemos nosso próprio gateway. Associado a mais de 30 transportadoras, as negociações são baseadas em volume total de carga dos lojistas”, comenta o CEO

  • Solução unificada para o comércio

A capacidade de manter a promessa omnichannel de forma lucrativa, é fundamental para os líderes de varejo. O Manhattan Active Omni, da Manhattan Associates, é uma ferramenta de comércio unificada, com um conjunto de soluções de gerenciamento de pedidos, almoxarifado, engajamento do cliente e ponto de venda. Segundo o diretor de Vendas e CS da Manhattan, Marco Beczkowski, a tecnologia permite derrubar as fronteiras entre os canais. “Os recursos são universais, disponíveis para qualquer membro da equipe, em todo local e momento — por meio de uma única solução. Todos têm a mesma visão holística dos consumidores, histórico e transações — independentemente do canal — com recursos de gerenciamento de casos, monitoramento de redes sociais e comunicação”, explica.

  • Atendimento ao cliente de ponta

A Internet trouxe diversas vantagens e uma delas é a possibilidade de apostar na multicanalidade do atendimento ao cliente. A telefonia permanece indispensável para construir relações, mas ater-se somente a ela não é assertivo. Por isso, a Total IP apresenta plataformas de chatbot, WhatsApp, e-mails e SMS para garantir um diálogo completo. “Temos Robôs Dinâmicos para facilitar e otimizar a rotina. Nossa solução permite a personalização, fator fundamental para garantir o sorriso do público. É essencial pensar nas possibilidades de garantir uma vivência única para quem entra em contato”, diz Tiago Sanches, gerente comercial da marca. 

  • Validação de documentos em poucos cliques

Não apenas o varejo pode se beneficiar dos tipos de inovações trazidas para o universo virtual. A assinatura digital é um bom exemplo disso. Até mesmo no setor imobiliário é possível utilizá-la para facilitar as negociações. Para a gerente comercial da Assine Bem, a principal vantagem é a agilidade trazida com esse recurso. “Em poucos cliques, o signatário valida sua participação na tratativa, com segurança, precisão e criptografia das informações”, conta. Se antigamente, um mesmo documento precisava ser transportado por motoboys, correios e etc. para chegar a várias pessoas, em apenas um disparo, é possível garantir o envio para as partes envolvidas. “É uma revolução no meio de pensar as interações comerciais e as aplicações são incontáveis. Com o arquivamento feito em nuvem, há mais proteção contra perdas e desgastes dos registros, facilitando inclusive a parte fiscal”. 

Para Paula, considerar as melhores maneiras de otimizar o funcionamento da operação é uma atitude inteligente e empreendedora. “Não podemos nos fechar para a computação. Ela está aqui para ajudar e, assim como a assinatura digital, é possível fazer uma inovação na maneira de gerenciar todas as atividades e obter resultados expressivos”, conclui. 

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