Hidrogênio verde e assinatura digital: qual é a relação?

Hidrogênio verde e assinatura digital: qual é a relação?

02/02/2022 | Vinícius Lima

Desde sempre, o ser humano busca meios para facilitar a vida e otimizar o cotidiano. Contudo, quando aconteceram as duas Revoluções Industriais, ainda na Europa nos séculos passados, pouco se pensava sobre o impacto do consumo dos recursos naturais. Assim, com o passar do tempo, a natureza tem mostrado o impacto da exploração desenfreada e estamos muito perto de um colapso, segundo os cientistas. 

Estratégias para reverter o quadro

Medidas precisam ser tomadas e até mesmo a menor das iniciativas já pode ajudar. Assim, cidadãos e entidades de todas as regiões precisam se policiar em relação a hábitos para evitar o agravamento do cenário atual. Cientistas e líderes de todas as nações também buscam soluções. 

Recentemente, o pesquisador brasileiro Thiago Lopes virou notícia mundo afora por encabeçar um projeto tecnológico capaz de transformar o resíduo poluente emitido durante a produção de etanol em hidrogênio verde. Ele é líder do Laboratório de Células a Combustível da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP). 

Quanto menos C02, melhor

A gigante Airbus, fabricante de aviões, divulgou, também há pouco, estudos relacionados à possibilidade de utilizar como combustível para as aeronaves o hidrogênio. Quando queimado, dentro do processo ainda em fase de avaliações, a única coisa liberada pelas turbinas será água. Unindo as duas soluções, para a obtenção de de forma ecológica, também será outra vitória.

Ainda estão fazendo análises com a comunidade científica para avaliar o impacto da liberação desse vapor de H20 na atmosfera, mas de acordo com Paula Sino, gerente comercial da Assine Bem, uma coisa é certa: “quanto menos emissão de C02, melhor”, defende. 

Atitudes mais próximas do cotidiano

Ainda para a gerente, não precisamos ir tão além para evitar os poluentes e ter uma vida mais ecologicamente correta. “O próprio uso da assinatura digital é um excelente meio de eliminar o uso de papel e, consequentemente, do desmatamento - ação favorável à preservação das nossas florestas”, explica. 

Além disso, com arquivos digitais, o envio e tramitação de documentos é feita via Internet, sem precisar de motoboys, correios e etc. “Ou seja, não faz mais sentido contar com os meios de transporte tradicionais, altamente poluentes, para lidar com negociações, contratos, entre outros”, conta. 

Por fim, Paula destaca a importância de se atentar sempre às soluções disponíveis no mercado para, além de fortalecer o desenvolvimento sustentável, reduzir custos e burocracias nos processos. “Assinar virtualmente tem inúmeras vantagens e investir nisso é uma atitude inteligente”. 

Quer saber mais? Então faça um teste gratuito em nossa plataforma!