A tecnologia auxilia no boom de novos negócios

A tecnologia auxilia no boom de novos negócios

05/04/2022 | Rodrigo Barreto

Em 2021, o Brasil bateu o recorde de novas companhias abertas, um salto de 3.391.931 para 4.052.796. De acordo com o Indicador de Nascimento de Empresas da Serasa Experian, o dado representa um crescimento de 19,5% em relação ao ano anterior. Esse é o maior número de toda a série histórica do índice, iniciada em 2010. A pandemia e o consequente desemprego influenciam nessa situação. Sendo assim, a tecnologia pode ser uma aliada para esses novos empreendedores.

A abertura de novas empresas

Ainda de acordo com o levantamento, o segmento de Serviços de Alimentação foi o que mais teve empresas criadas, 8,7%. Devido às restrições por conta do Coronavírus, bares e restaurantes ficaram totalmente fechados. Para suprir essa demanda e auxiliar a população, muitas pessoas viram nesse setor uma boa oportunidade de inovar e exercer suas atividades de maneira on-line. Em seguida estão as corporações voltadas a Reparos e Manutenção de Prédios e Instalações (5,9%) e os Comércios de Confecções em Geral (5,8%). 

A crise no país evidenciou a necessidade de começar a empreender e conquistar uma fonte de renda. Muitos brasileiros perderam seus empregos e se viram obrigados a criarem seu negócio para pagarem suas contas e, com isso, se manterem. Na análise por natureza jurídica, os Microempreendedores Individuais (MEIs) foram os grandes impulsionadores do indicador, com mais de 3 milhões. Em seguida estão as Sociedades Limitadas, quando o proprietário atua com sócios, com mais de 580 mil empresas.

A tecnologia no varejo

Nos últimos anos, a incorporação da tecnologia no dia a dia do varejista revolucionou a maneira como o segmento opera e se relaciona com seus clientes. O processo de venda para o consumidor final passou por uma transformação intensa e acelerada ganhando alta prioridade na mesa de decisores. “Implementar modernidades facilita as operações, economiza tempo e dinheiro. Os gestores viram os benefícios e partiram por esse caminho”, comenta a gerente comercial da Assine Bem, Paula Sino.

Essas aplicações abrem horizontes para a organização. Afinal, ela pode buscar novos fornecedores e clientes, contar com colaboradores em home office e de qualquer localidade. Por exemplo, com a assinatura digital, acordos podem ser feitos a distância, pelo computador, celular ou tablet. Eles são enviados por e-mail, SMS ou WhatsApp. Nesse sentido, veja outras dicas para alavancar sua empresa com ajuda dos meios virtuais.

Transformação do mindset dos gestores: para obter resultados concretos e não desperdiçar recursos, deve envolver uma mudança no mindset das lideranças. Um pensamento digital não é apenas a capacidade de usar a tecnologia, pelo contrário, é um conjunto de atitudes e comportamentos para a instituição desenvolver novas formas de atuar no mercado. 

Desmistificando o multicanal: esse conceito garante os diferentes canais de atendimento integrados para melhorar a experiência do cliente. “Você deve oferecer a opção de contato por telefone, e-mail, WhatsApp, chat, entre outros. Cada um tem sua preferência do local onde deseja dialogar com a marca”, comenta Paula.

Loja física como centro de distribuição: isso pode proporcionar comodidade e conveniência ao consumidor. Além disso, a segurança, automatização e agilidade na operação são benefícios evidentes. Para isso, quando se trata de loja virtual, é fundamental ter o e-commerce integrado ao sistema de gestão. Comprar on-line e retirar pessoalmente, por exemplo, é uma estratégia inteligente como forma de persuadir o cliente virtual até o ponto físico para ter contato humano, ser impactado por ação de marketing ou oferta diferente.

Meios de pagamento digitais: o novo cenário de adaptação, causado pela pandemia, tornou essencial o pagamento remoto. Quanto mais opções oferecer, melhor será a experiência.  As transações por criptomoedas, carteiras digitais e PIX trazem praticidade, agilidade e segurança. Por isso, é importante considerar a integração desses recebimentos.
Para elaboração de contratos, a assinatura digital é uma ótima alternativa. Os arquivos são criptografados e salvos em Nuvem. Dessa forma, a proteção é garantida. Ademais, os envolvidos podem acessá-los a qualquer momento, de onde estiverem, mediante a uma comprovação de identidade.

Ferramentas para controle e gestão: de maneira geral, a Covid-19 acelerou a busca por soluções de melhoria na produtividade. Segundo pesquisa feita pela KPMG, para 40% dos executivos brasileiros, o processo de transformação digital foi adiantado. Sendo assim, é crucial contar com ferramentas de qualidade para auxiliar seu time.

Portanto, atualize a sua organização com essas novidades. “Além da praticidade, conforto e segurança, é uma solução sustentável e de acordo com a Lei Geral de Proteção a Dados Pessoais - LGPD”, finaliza a gerente comercial. Entre em contato com a Assine Bem e ganhe 30 dias grátis para conhecer melhor a plataforma. Esperamos por você!