Instituições de Ensino se beneficiam da assinatura digital

Instituições de Ensino se beneficiam da assinatura digital

02/03/2022 | Vinícius Lima

Um grande desafio para as instituições de ensino de todo o país é lidar com o novo cenário configurado a partir da pandemia. Se antes da crise sanitária já havia o aumento do número de matriculados no Ensino a Distância (EaD), hoje, o cenário está ainda mais fortalecido, não apenas nas faculdades, como também nas escolas. 

Crescimento da modalidade

Para se ter uma ideia, apenas nas faculdades, de acordo com o Censo Inep/MEC, são mais de 2 milhões de brasileiros matriculados. Foi um crescimento de 14,5% em relação aos resultados da versão anterior do estudo. A tendência, de acordo com Paula Sino, gerente comercial da Assine Bem, é ter um aumento ainda maior. “Até as empresas estão adotando o estilo híbrido ou totalmente remoto, porque a própria população no geral gostou dessas possibilidades”, conta. 

Dessa maneira, o maior obstáculo a ser vencido pelas organizações do setor não está relacionado à qualidade ou aproveitamento do conteúdo aplicado. “As salas de aula virtuais têm uma boa dinâmica, então a didática pode até ser foco de análises para encontrar as melhores abordagens, mas o principal impasse são os documentos”. 

Gestão de tudo é um desafio, mas tecnologia ajuda

Matrículas e rematrículas, certificados, contratos de estágio, bem como registros internos e externos ocupam um espaço valioso nas secretarias e tesourarias, além de demandarem burocracias, tempo e dinheiro destinados à administração desses papéis. “Só no caso dos estagiários, por exemplo, são de três a quatro vias. Se o documento for impresso, demandará mais dos próprios funcionários da instituição”, explica Paula. 

Assim, com a assinatura digital, é possível virtualizar o processo de maneira prática. “A comprovação de inscrição do aluno pode ser gerada de maneira automática e integrada à plataforma já utilizada pela entidade. Isso favorece o desengarrafamento de filas e deixa o  procedimento, além de vários outros, mais ágil e assertivo”. 

Novidades garantem proveito máximo

As grandes novidades da solução são os recursos Modelo e Pastas Digitais. Com o primeiro, é possível criar arquivos “base”, mantendo a estrutura de contratos, formulários, propostas e etc. Com isso, o processo fica automatizado e minimiza erros. O segundo, por sua vez, facilita o controle de documentos ligados a um mesmo signatário, disparando o envio uma vez só. 

“Em questão de poucos cliques, seu aluno pode ter solicitações atendidas e ele nem precisa ir a um endereço presencial para isso, dando mais autonomia a todos os setores e eliminando a espera”, reforça a gerente. Os benefícios também incluem a sustentabilidade, pois elimina a necessidade de uso de folhas ou transporte via motoboys e correios, por exemplo. 

Por fim, Paula destaca as vantagens de investir nessa ferramenta. “Sejam grandes ou pequenos nomes do ramo educacional, todos podem aproveitar os ganhos da tecnologia em suas atividades. O futuro é digital e nossa principal missão é justamente favorecer a gestão como um todo, garantido um sorriso tanto para os líderes ou colaboradores, quanto para os clientes ou, neste caso, os alunos”, conclui. 

Quer saber mais? Faça um teste gratuito em nossa plataforma!