Com tecnologia é possível trabalhar de qualquer localidade

Com tecnologia é possível trabalhar de qualquer localidade

01/03/2022 | Rodrigo Barreto

A pandemia intensificou uma prática já conhecida por muitas organizações, mas agora parece não ter mais volta. O trabalho remoto tornou-se uma realidade para muitos profissionais e, apesar das consequências negativas, como o aumento da carga de trabalho e diminuição da saúde mental, grande parte dos colaboradores preferem esse formato.

A consolidação do trabalho remoto

Uma pesquisa do LinkedIn registrou aumento de 83% em anúncios de vagas mencionando flexibilidade desde 2019, além de um crescimento de 343% nas referências ao termo em publicações na rede. Dentre os pontos positivos do home office, muitos trabalhadores expandem suas barreiras geográficas e conseguem atuar, no país, para empresas no exterior. Corporações da América do Norte e Europa já realizavam contratações internacionais antes da Covid-19, mas a normalização do formato remoto tornou a possibilidade mais próxima, sobretudo na área de inovação.

Conforme a 10ª edição do estudo “Tendências Globais de Talentos 2022: A reinvenção da Cultura Corporativa”, publicado em fevereiro de 2022, as pessoas querem flexibilidade para atuar onde, quando e como preferirem. “A transformação digital nos últimos meses despertou esse desejo na população. Colaboradores e gestores viram como é possível conciliar conforto e produtividade e quais os benefícios resultantes”, comenta a gerente comercial da Assine Bem, Paula Sino.

Para isso, ferramentas tecnológicas são fundamentais nesse processo. Afinal, para tudo acontecer da maneira correta, é preciso contar com segurança e praticidade. A assinatura digital é um exemplo de solução moderna e compatível com as tendências atuais. Além dessas qualidades, ainda é uma prática sustentável.

Com essa opção, é possível realizar acordos pelo computador, tablet ou celular. Afinal, eles são enviados por e-mail, WhatsApp ou SMS. Dessa forma, evita-se deslocamentos e contato físico. Economizando tempo e dinheiro. Ademais, sem precisar se locomover, é possível negociar com empresários de qualquer parte do planeta.

O avanço do modelo híbrido como uma cultura mais difundida, tornará cada vez mais comum realizar suas tarefas sem ter um lugar fixo. É necessário, apenas, planejamento e preparação. De acordo com pesquisa da LHH com trabalhadores de 25 países, 53% optam por essa possibilidade e 78% já têm uma configuração em casa nesse sentido. Ainda conforme o estudo, 41% dos entrevistados estão pensando em mudar para empregos com opções mais flexíveis.

O cuidado com esses modelos

Apesar das vantagens, também existem aspectos a serem cuidados. Na sociedade brasileira, o tratamento de dados é uma realidade com recente legislação específica. Somente em 2020 entrou em vigor a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD, regulamentando a troca, o tratamento e tudo relacionado a informações pessoais nas organizações.

Conforme levantamento do Instituto de Pesquisa do Risco Comportamental - IPRC, 60% dos integrantes não dão tratamento adequado aos elementos confidenciais da instituição onde operam. Desses, 13% apresentam baixa resiliência no tema, indicando uma inclinação a vazar informações em troca de benefícios diretos, como dinheiro ou presentes. Já os outros 47% não guardam sigilo por não perceberem a relevância, ou ainda, por outras consequências, como status social ao demonstrarem esse conhecimento para outras pessoas da sua rede de relacionamento. 

Apenas pouco mais de 1/3 dos participantes (35%) sabem lidar adequadamente com esse material, tendo consciência da sua relevância. “Atualmente, trata-se do maior bem das companhias. É a base para realização de estratégias para agir. Por isso, é essencial ensinar e treinar a equipe. Além, é claro, de contar com instrumentos seguros para evitar essas situações”, ressalta Paula.

Nesse contexto, a assinatura digital é uma grande aliada. Com ela, os documentos são criptografados e salvos em Nuvem. Os envolvidos podem acessá-los a qualquer momento, independentemente de onde estejam. Assim, mitiga-se o risco de perda ou danificação de um arquivo importante. No entanto, apenas eles têm esse alcance e mediante a comprovação de identidade.

Portanto, estar resguardado e alavancar o seu negócio, não é uma tarefa difícil. “Basta contar com parcerias confiáveis e bem intencionadas. Dessa forma, todos se ajudam, rumo aos objetivos”, finaliza Paula. Se você deseja conhecer mais sobre a Assine Bem, entre em contato conosco e ganhe 30 dias grátis para testar a plataforma. Esperamos por você!