Sustentabilidade e assinatura digital: qual a relação?

Sustentabilidade e assinatura digital: qual a relação?

31/01/2022 | Laura Pereira

Atualmente, debater sobre o ecossistema nunca se fez tão necessário. A sustentabilidade empresarial se tornou um requisito para a sua permanência no mercado. Entretanto, ao produzir centenas de impressos por dia, a meta de atingir esse estado por completo fica mais distante. Segundo uma pesquisa da QualiSoft, uma árvore equivale a 10 mil folhas. Desta forma, ao aderir à assinatura digital, é possível preservar a natureza enquanto moderniza as operações. Você sabia disso? Conhece seus benefícios? 

Entenda mais sobre sustentabilidade empresarial 

O termo se refere às ações adotadas para reduzir o impacto das atividades na ecologia, garantindo um desenvolvimento mais verde e, consequentemente, o bem-estar da sociedade. Afinal, os recursos naturais são um bem finito e é responsabilidade de todos preservá-los, pois são o sustento da vida terrestre.

Por isso, é um dos temas mais debatidos hoje por gestores e líderes preocupados com esse aspecto em manter seus negócios operando. Isso ocorre por conta da inclinação crescente da comunidade para consumir produtos mais amigos da fauna e flora. Logo, requer das empresas mais responsabilidade social e ambiental, inclusive, como um diferencial competitivo.

Desse modo, a busca por métodos para tornar o cotidiano corporativo mais eficiente, produtivo e sustentável toma espaço. Consoante à Paula Sino, gerente comercial da Assine Bem, “nesse cenário, as soluções tecnológicas ganham destaque e a assinatura digital se torna uma aliada, pois permite automação de tarefas e elimina qualquer material físico".

Além disso, implementar condutas mais conservadoras também é bom para a imagem da marca e pode alavancar os lucros. De acordo com um estudo, realizado pela Union + Webster e compartilhado pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), 87% dos brasileiros preferem comprar de empreendimentos sustentáveis e 70% deles disseram não se importar em pagar um pouco mais por isso. Ou seja, é vantajoso para todas as partes. 

Vantagens da assinatura digital para a sustentabilidade da empresa 

  • Redução no consumo de papel:

Essa inovação possibilita a diminuição do número de papéis utilizados pela instituição. “Isso porque todo o processo de assinatura é totalmente virtual, desde a preparação do documento, seu envio para os envolvidos e sua validação final”, afirma Paula. Assim, não é preciso gastar com impressos, nem mesmo para cópias. 

Além do mais, não é necessário uma reimpressão, por conta de algum erro ou divergências nos termos, pois está tudo on-line, salvo em máxima integridade. Contudo, nessa realidade, o processo de correção é ainda mais simples, pois tudo pode ser feito a alguns cliques e compartilhado da mesma forma. 

Tendo isso em vista, a otimização do tempo é clara. Conforme dados da Forrester, a produtividade aumenta em 85% ao aderir a essa modernidade nos procedimentos corporativos. O melhor de tudo: reduz consideravelmente o impacto no consumo dos recursos naturais.

  • Diminui a poluição:

Ainda segundo o levantamento da QualiSoft, se uma corporação produzir 2.400 contratos por ano, consumirá em média 24 mil páginas. Isto é: 2,40 árvores precisarão ser cortadas, 600,00 Kwh de energia e 6 mil litros de água serão consumidos na produção desta quantidade de papel. Além disso, aproximadamente, 6.440,52 Kg de CO2 poderão cair na atmosfera e para compensar isso, 25,76 árvores se tornarão imprescindíveis.

Para a gerente comercial da Assine Bem, “outro proveito da assinatura digital é auxiliar na diminuição da poluição e desmatamento.” Afinal, o uso dos materiais físicos e equipamentos pode ser prejudicial inclusive em sua decomposição, podendo demorar anos para se completar. 

Segundo análise da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), para a dissolução completa de um papel são necessários três meses, em local úmido, pois em espaço seco demora ainda mais. Isso porque a substância lignina, responsável pela rigidez das células vegetais, é resistente por ter moléculas maiores em comparação com as bactérias.  

Portanto, agora você entende como a assinatura digital é amiga da natureza e um diferencial competitivo. Além do mais, com a Assine Bem é possível aumentar a produtividade de todos e ainda escalar nos lucros. Inclusive, temos planos exclusivos e personalizados de acordo com as suas necessidades. Para saber mais, entre em contato conosco! Será um prazer atendê-lo!