Como a assinatura digital pode reduzir custos?

Como a assinatura digital pode reduzir custos?

24/02/2022 | Laura Pereira

Embora seja a chave do sucesso de uma organização, o processo comercial gera uma série de despesas. Se não forem controladas, podem reduzir a margem de lucro e a competitividade. Nesse sentido, a assinatura digital, inclusive para o departamento de vendas, surge como um instrumento fundamental de otimização do tempo e diminuição de custos. 

Como ficam as vendas depois da assinatura digital?

Para cada cliente, entra em cena uma multiplicidade de procedimentos, em primeiro lugar é necessário entender sua demanda. Caso consiga sua atenção por completo, tradicionalmente, se inicia a jornada de compra, com diversos métodos considerados analógicos, como impressões, gastos com deslocamento para visitas, remessas de contratos, entre outros. Toda essa dinâmica começa com o uso do papel, o qual apoia-se na burocracia cotidiana. 

Entretanto, esse ciclo poderia ser evitado se acontecesse no espaço virtual. Segundo Paula Sino, gerente comercial da Assine Bem, “hoje, com a web, é possível simplificar a operação por completo. Não precisa sair de casa para assinar nada, basta receber uma notificação pelo WhatsApp, e-mail ou SMS para ser encaminhado até o documento. Firmar um acordo fica mais fácil”, afirma. 

A assinatura digital reduz custos! 

A seguir, você confere alguns pontos de economia de uma empresa adepta desse passo imprescindível à transformação digital. Veja:

- Não precisa de descolamento: 

Nesse cenário, a modernidade é fundamental, pois diminui os desembolsos operacionais em sintonia com o crescimento de receitas, significando a ampliação do lucro líquido. Além do mais, por ser cômoda e confortável, possibilita um aumento de clientes, os quais terão suas horas otimizadas e não precisarão comparecer em loco para prestar alguma rubrica, evitando perder minutos em trânsito. 

- Redução de materiais físicos:

Imagine o volume de folhas em uma instituição de ensino. São boletins de notas, declarações de matrículas, ajustes com fornecedores e, é claro, contrato de prestação de serviços com os estudantes. Quantas impressões, toners, compra e manutenção de impressoras, pastas, caixa-arquivos e salas com gavetas para essa finalidade são necessários anualmente? Caso seja necessário, como encontrar um assunto específico no meio de tantos? 

Segundo uma pesquisa da Signatureit, a economia varia de 55% a 78% quando se migra completamente para esse método, esquecendo todos esses materiais físicos e levando em conta valores como administração e transporte. “Portanto, é um caminho viável para estancar um vazamento financeiro ocasionado pela pandemia, por exemplo”, sugere Paula. 

- Diminuição da incidência de erros e extravios:

Com esse instrumento, é possível alcançar menos erros por ruídos de informações e, principalmente, evita-se extravios. Afinal, tudo acontece on-line e de forma segura por meio da criptografia. Além disso, também se resguarda de fenômenos naturais, como o fogo e a poeira. “Assim, você mantém tudo salvo em nuvem e com a máxima integridade, não corre o risco de perder nenhum dado”, comenta a gerente comercial da Assine Bem. 

Enfim, comercializar com a assinatura digital significa ter inúmeras cópias originais, tendo em vista sua matriz reservada, podendo ser replicada quantas vezes forem demandadas. Assim, é possível derrubar despesas diretamente e indiretamente (como em casos de transvio).

Por fim, vale ressaltar: os benefícios não param por aí. Essa tecnologia também traz ganhos para a produtividade, é sustentável perante a natureza e possui uma validação jurídica prática. Com a Assine Bem, você conquista melhores resultados e ainda pode optar pelo plano perfeito para a sua demanda. Se quiser entender na prática como funciona, faça um teste grátis! Ainda, caso tenha dúvidas ou queira saber mais, entre em contato conosco! Será um prazer atendê-lo e guiá-lo para um futuro mais digital!