Inovar, sim, mas com segurança

Inovar, sim, mas com segurança

21/02/2022 | Giovanna Cavalli

A tecnologia se tornou essencial para a humanidade, mas com a pandemia isso se fez ainda mais presente. Uma empresa sem ela certamente é deixada para trás. Pode parecer radical, mas é um fato, contudo, essa transformação digital deve ser feita com segurança. Continue lendo e entenda melhor sobre esse assunto.

A importância de sempre pensar na proteção interna

Os últimos anos foram marcados pelo desenvolvimento da inteligência artificial, computação na nuvem, 5G, Internet das Coisas e os processos de automação não são mais conceitos teóricos. Com isso, as ameaças virtuais também evoluíram, logo, tomar as medidas cabíveis para proteger as pessoas e as empresas é indispensável.
 
Conforme dados da Roland Berger, em 2021 o Brasil foi o quinto com mais ataques cibernéticos. Apenas no primeiro trimestre houve um total de 9,1 milhões de ocorrências como vazamento de informações sigilosas, sequestro de elementos e invasões de sistemas.
 
Para o diretor de produtos e vendas da Zyxel Brasil, Giovani Pacifico, esse crescimento está diretamente ligado aos avanços da high tech e, consequentemente, ao aumento de pessoas em regime remoto. “Investir nessa proteção é tão importante quanto empregar novas engenhosidades, ambas devem caminhar lado a lado”, diz.

Apesar de já ser comum em alguns países, no Brasil ainda não vimos maiores campanhas de conscientização sobre o assunto para mostrar como acontecem esses crimes virtuais. “Então, diante da falta de conhecimento, alguns ataques populares como o phishing - golpe com sites e aplicativos falsos - acontecem cada vez mais, pois as pessoas não sabem como se proteger”, alerta a gerente comercial da Assine Bem, Paula Sino.

Portanto, reúna seu time de TI e aponte quais são as áreas mais vulneráveis à ocorrência de difusão e redobre os cuidados em home office, pois os ciberataques com foco em funcionários têm sido mais frequentes desde o início da pandemia. Então, é fundamental verificar o nível de segurança das redes wi-fi domésticas e auxiliar o time na utilização de dispositivos protegidos para acessar acervos confidenciais da companhia.

Segurança na assinatura digital

Pensando nisso, a Assine Bem tem ampliado o alcance de serviços e oferecido ainda mais segurança à plataforma. Afinal, arquivos, rubricas e contratos são manuseados a partir dela. “Muitas vezes, são documentos confidenciais, no qual há uma preocupação maior com a preservação dos dados e de conexão”, explica a gerente.

Na Assine Bem, por exemplo, os signatários confirmam os dados pessoais e recebem um token temporário via e-mail ou SMS para validar sua rubrica no arquivo. Já em alguns casos, é preciso fazer uma selfie mostrando o RG ou CNH e, depois, frente e verso do mesmo. Tudo isso para a defesa do usuário e dos seus arquivos.

Depois de firmados, os documentos são “trancados”, usando criptografia e impossíveis de serem alterados. “Dessa forma, qualquer pessoa pode consultar a validade facilmente por meio do código de autenticação ou QR Code”, diz Paula.

Além disso, o site tem ampliado o alcance de serviços e oferecido ainda mais cuidado. Dessa vez, implementando a autenticação de dois fatores no processo. “É uma camada a mais de proteção. Ou seja, uma etapa ‘extra’ no acesso para garantir a exclusividade de login pelo dono do cadastro”, complementa a gerente. 

Portanto, fique por dentro das novidades. Conte com a Assine Bem! Aproveite também e teste grátis a nossa plataforma de assinatura digital.