Já ouviu falar em cartório digital?

Já ouviu falar em cartório digital?

17/01/2022 | Giovanna Cavalli

Vivemos uma realidade completamente conectada e tecnológica. Isso ficou ainda mais evidente com a aceleração digital diante da pandemia. Logo, a facilidade em resolver questões com a “palma da mão” em smartphones ou computadores em poucos cliques e instantes se tornou a necessidade das pessoas.  

Como funciona?

Nesse sentido, a Medida Provisória (MP) 1.085/2021, publicada em 28 de dezembro de 2021, instituiu o Sistema Eletrônico dos Registros Públicos (Serp), a plataforma digital para unificar títulos dos mais de dez mil cartórios do país. Inclusive, informações sobre imóveis, títulos e documentos civis de pessoas naturais e jurídicas, aumentando a praticidade e a agilidade de serviços para os cidadãos e a segurança e preservação dos dados.

A digitalização traz diversos benefícios. Além dos ambientais, graças à economia de papel. O processo ainda fica mais rápido e eficiente e a seguridade das bases cresce, considerando o acesso limitado à conhecimentos e baixo risco de perda de elementos. “É o mesmo com a assinatura digital, por exemplo, o acesso e a rubrica podendo ser feita de qualquer local e hora transforma todo o controle interno da empresa. Bem como, facilita a vida das pessoas físicas”, comenta a gerente comercial da Assine Bem, Paula Sino.

“Essas condições são minimizadas a partir da realocação dos arquivos para o ambiente eletrônico. Claro, um espaço protegido e um onboarding digital bem estruturado são essenciais para uma transformação de sucesso”, explica a especialista em administração e tecnologia, CEO da proScore, bureau digital de crédito e authority de Score, Melissa Penteado. Sobretudo, não é preciso gastar dinheiro com locações, mais um ponto positivo.

Hoje, as igrejas ainda são detentoras de muitas certidões de batismo, casamento, entre outros. Nos últimos anos, no entanto, com o aumento de cidadanias italianas, espanholas e portuguesas, muito trabalho tem sido feito para buscar esses registros e com validação legal nos próprios templos.

“Com essa MP, a expectativa é torná-los unificados e mais acessíveis. Afinal, atualmente, a high tech permite a obtenção de tantas informações, de forma descomplicada”, complementa Melissa. Mais uma vez, o objetivo é deixar as operações de serviços públicos menos burocráticas e simplificadas para a população.

Simplicidade nos processos

Para Paula, esse artifício chegou em boa hora e é uma forma de otimizar serviços e a vida do povo. “Já tínhamos meio caminho andado com as assinaturas e certificados digitais sem a necessidade do deslocamento e filas. Todavia, com essa alternativa virtual, os procedimentos ficam ainda mais ágeis, pois as pessoas podem fazê-lo via um dispositivo móvel”, afirma.

Boa parte do lucro de uma entidade é gasto em papel, impressão e armazenamento de registros. Algumas investem ainda nos cartórios, motoboys ou Correios. Para conter recursos e evitar desperdício ambiental, tais medidas surgem como opções viáveis. Assim, todos esses custos são diminuídos em até 70%. 

Além disso, é um caminho para potencializar a sustentabilidade e uma cultura institucional mais consciente. “O apoio da high tech é capaz de poupar recursos naturais. Além do mais, por trás de aderir às inovações, existe mudança de cultura, quebra de paradigmas, rotinas, etc. Assim, esse passo torna a sociedade elemento dessa evolução”, finaliza a gerente.

Portanto, busque e entenda a melhor maneira de adotar essa medida na sua organização. Conte com a Assine Bem! Aproveite também e teste grátis a nossa plataforma de assinatura digital.