Transformação Digital é prioridade para 70% dos líderes

Transformação Digital é prioridade para 70% dos líderes

23/12/2021 | Giovanna Cavalli

A transformação digital (TD) foi o termo mais abordado no mundo corporativo nos últimos anos. Muito além das redes sociais, é necessário envolver os colaboradores, os processos internos, integração de plataformas e, principalmente, a cultura da companhia. Por isso,  70% dos líderes empresariais entendem esse tema como relevante para 2022. Contudo, apenas 37% se consideram aptos a executá-la, mostra estudo conduzido pelo Instituto FSB Pesquisa para a consultoria F5 Business Growth.

O desafio

Tal mapeamento teve como objetivo avaliar a maturidade das organizações em relação à TD e usar como indicador a adoção de práticas para o próximo ano. “Os resultados mostram como a pandemia acelerou a priorização do conceito na agenda dos gestores brasileiros”, avalia o sócio da F5 Business Growth e especialista em negócios digitais,  Renato Mendes.

Para ele, o desafio segue sendo a baixa capacitação para tirar esse plano do papel e garantir uma execução bem sucedida. “Ainda temos uma carência muito grande de mão de obra especializada nesse tipo de procedimento no país”, pondera. Nesse sentido, avaliar os stakeholders é fundamental e a partir disso, analisar onde estão as falhas. 

Assim, entre as prioridades para o próximo ano, estão, pela ordem, a computação em nuvem (59%), a Internet das coisas (39%) e a cibersegurança (31%). “A presença desse último nos top três chamou nossa atenção. Isso vem ganhando o foco dos ‘cabeças’ devido aos seguidos ataques sofridos por grandes corporações em suas bases de dados. Traz visibilidade, mas infelizmente, ainda está longe de ter uma solução simples”, afirma o sócio-diretor da F5BG, Thiago Cid. 

Apesar de já ser comum em alguns países, no Brasil ainda não vimos maiores campanhas de conscientização sobre a temática para mostrar como acontecem esses crimes virtuais. “Dessa forma, diante da falta de conhecimento, alguns problemas populares como o phishing - golpe com sites e aplicativos falsos - acontecem cada vez mais porque as pessoas não sabem como se proteger”, alerta a gerente comercial da Assine Bem, Paula Sino.

Como funciona na assinatura digital?

Nas assinaturas digitais da Assine Bem, por exemplo, os signatários confirmam os dados pessoais e recebem um token temporário via e-mail ou SMS para validar sua rubrica no arquivo. Já em alguns casos, é preciso fazer uma selfie mostrando o RG ou CNH e, depois, frente e verso do mesmo. Tudo isso para a proteção do usuário e dos seus arquivos.

Depois de firmados, os documentos são “trancados”, usando criptografia e ficam impossíveis de serem alterados. “Dessa forma, qualquer pessoa pode consultar a validade facilmente por meio do código de autenticação ou QR Code”, diz Paula.

Além disso, a plataforma tem ampliado o alcance de serviços e oferecido ainda mais cuidado. Dessa vez, implementando a autenticação de dois fatores no procedimento. “É uma camada a mais de resguardo. Ou seja, uma etapa ‘extra’ no acesso para garantir a exclusividade de login pelo dono do cadastro”, complementa a gerente. 

Mudança de pensamento

Para Mendes, o principal aspecto positivo da pesquisa é a adoção por parte da liderança de um mindset mais alinhado às técnicas da nova economia. De acordo com o levantamento, em uma escala de zero a dez, as melhores táticas conhecidas e colocadas em prática atualmente, são: 

  • Entender como velocidade representa um diferencial competitivo (8,4);
  • Capacidade de tomar decisões baseadas em dados (8,0);
  • Conhecimento dos hábitos de consumo dos clientes (7,3);
  • Cultura da experimentação (7,3). 

“Ao menos na teoria, os líderes demonstram saber seus afazeres. O desafio, como sempre, é praticar isso”, finaliza Mendes. Portanto, fique por dentro das novidades. Conte com a Assine Bem! Aproveite também e teste grátis a nossa plataforma de assinatura digital.