Como a assinatura digital ajuda a prevenir ciberataques?

Como a assinatura digital ajuda a prevenir ciberataques?

16/12/2021 | Laura Pereira

Ter segurança, quando negociar on-line ou até para usufruir de algum serviço, é essencial. Principalmente, nesse mundo globalizado, onde os dados sofrem ataques recorrentemente. Conforme um levantamento realizado pela Kaspersky, nos oito primeiros meses de 2021, os ciberataques aumentaram em 23%. Ainda, a predisposição é uma crescente. 

Os 20 malwares mais populares do momento foram incluídos no relatório anual “Panorama de Ameaças 2021”. É possível perceber uma tendência de infecção em praticamente toda a América Latina. Com isso em mente, como proteger os documentos da empresa? Você sabe como a assinatura digital pode ser sua aliada nesse combate?

Assinatura digital também é sua aliada na proteção dos ciberataques 

A desburocratização das relações e dos processos modernos abrangeu diversos aspectos, sendo esse método inovador um deles. Ela é responsável por conferir segurança nos negócios realizados de maneira virtual, dispensando a apresentação de documentos físicos e facilitando inúmeras operações das companhias. 

Conforme Paula Sino, gerente comercial da Assine Bem, “é mais prático verificar a autenticidade ao utilizar de um sistema criptografado, a confiabilidade é dobrada”. Em termos práticos, a dinamicidade conferida é uma solução para evitar fraudes. Ademais, esse recurso gera diversos benefícios a seus usuários, principalmente quando comparado à salvaguarda da rubrica manuscrita. 

A validade jurídica da assinatura digital

Uma dúvida muito comum e atrelada à garantia do mecanismo está em sua validade jurídica. Do ponto de vista constitucional, não há diferença entre a eletrônica e a de próprio punho. Isso porque a criptografia cria um vínculo entre o certificado digital e o documento físico. 

Inclusive, recentemente, a Justiça abriu precedentes para sua efetividade sem a utilização do ICP Brasil (Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira). Ou seja, não é mais mandatório a sua obrigatoriedade para validar um acordo. 

A criptografia como um diferencial da assinatura digital

Essa tecnologia é reconhecida por ser um conjunto de técnicas. A informação se torna incompreensível para um agente externo, pois mistura muitas camadas de segurança, sobretudo, de códigos. Basicamente, a ferramenta exige a chave correta para acessar as referências, mesmo se tiver contato com a mensagem, sem esse alicerce, só verá caracteres aleatórios, sem sentido no todo. 

Entenda a garantia de não repúdio

Em termos de proteção do conteúdo, para essa categoria, o não repúdio é um dos elementos mais cruciais. Assim como, sua integridade e veracidade. Devido à sua validação jurídica, não é possível a contestação ou negação de qualquer parte envolvida.

Assim, a irretratabilidade é essencial para não gerar divergências na operação, pois assegura a origem, quando foi feita, onde e por quem. Desse modo, a finalização do procedimento é totalmente garantida e nenhum envolvido pode contrariar sua contribuição no arquivo. 

Integridade e autenticidade da assinatura digital 

Para Paula, “uma declaração só é confiável se não foi alterada desde a sua emissão. Com a Assine Bem, é possível acompanhar e resguardar todo o trâmite”. Tendo isso em vista, é de extrema relevância checar a assinatura, assegurando sua veracidade e evitando a vulnerabilidade de erros na transmissão, bem como, a adulteração dos dados. 

Se o documento está íntegro, é possível afirmar seu teor desde a produção, isso é inviabilizado em uma transferência manual, na qual qualquer rasura pode significar instabilidade no procedimento e a necessidade de um retrabalho, gerando custos e perda de tempo. 

Ainda possui dúvidas sobre a confiabilidade da assinatura digital? Quer implementar no seu negócio, mas não sabe como? Entre em contato conosco! Temos planos personalizados para a sua necessidade. Ademais, fique por dentro do nosso blog para acompanhar as novidades e inovações!