Aumente a segurança de dados da sua empresa

Aumente a segurança de dados da sua empresa

06/01/2021 | Laura Pereira

Segundo o relatório de Ameaças Cibernéticas da SonicWall, o Brasil é o 5º país do globo mais afetado com ataques cibernéticos em 2021. Somente no primeiro semestre deste ano, foram 9,1 milhões de registros. Em muitos dos casos, arquivos foram corrompidos, assim como dados pessoais de milhares de pessoas. Para evitar essa dor de cabeça, entenda como a sua empresa pode aumentar a segurança em seus processos com a assinatura digital. 

Três formas de aumentar a segurança da sua empresa

  1. Atualize sistemas, drives e softwares

A maioria dos softwares maliciosos e invasores dos sistemas se aproveitam de brechas, os hackers descobrem falhas diariamente. Muitas dessas são a porta de entrada para esses crimes, pois geram vulnerabilidade, afetando a credibilidade dos programas. Essa fragilidade pode expor relatórios do seu negócio, dos seus signatários e dos tratados armazenados virtualmente, bem como, gerar perda dessas referências.

 Sendo assim, quanto mais avançadas as ferramentas, mais protegidas estarão. Entretanto, é preciso ter atenção, algumas não são instaladas mecanicamente, logo, precisam de intervenções manuais. Contudo, muitas delas já possuem uma configuração ativa para facilitar o trabalho dos profissionais. “Com a Assine Bem, os documentos são atualizados automaticamente e criptografados, mantendo sua máxima integridade e garantia'', explica Paula Sino, gerente comercial da Assine Bem. 

  1. Autenticação em dois fatores

Uma medida simples, mas muito poderosa para resguardar suas informações. O sistema funciona da seguinte maneira: quando um login é realizado, uma nova camada de segurança surge para confirmar a legitimidade da conexão. Hoje, o recurso pode ser encontrado em praticamente todos os serviços digitais. Geralmente, o procedimento envolve o envio de códigos específicos para o e-mail do usuário, como é na Assine Bem. Assim, os invasores encontram maior dificuldade para burlar o sistema. 

Além disso, com a Assine Bem é enviado um link para o acesso direto à declaração, na qual os participantes preenchem com seus dados. “Dessa forma, a autenticidade também se apoia nos conhecimentos pessoais cedidos para cada indivíduo envolvido na assinatura”, ressalta a gerente comercial. 

  1. Backup de todos dados

Vamos lá: imagine perder todos os arquivos da sua instituição, as planilhas financeiras, controles gerenciais, métricas comerciais, referenciais pessoais dos consumidores, detalhes dos serviços oferecidos e histórico de acessos. Um verdadeiro pesadelo, não é mesmo? 

Então agora você entende a relevância do backup! Ainda com esse cenário em mente, é muito difícil mensurar a profundidade do impacto de uma circunstância dessas em todos os processos, o prejuízo seria enorme e haveria comprometimento de todas as atividades desenvolvidas na organização. 

Para evitar essa realidade, é crucial manter uma estratégia bem estruturada para desenvolver uma “cópia de segurança”, como é traduzido o termo. Quanto mais elaborada for essa tarefa, maiores são as chances de restaurar os conhecimentos perdidos, caso haja necessidade. Vale ressaltar: é imprescindível testar periodicamente esse procedimento de restituir os elementos, para ter certeza de sua serventia. 

Aqui, na Assine Bem, tudo é conservado em nuvem com backup frequente, inclusive, cabe a você decidir esse intervalo. “Isso otimiza muito o tempo da corporação, pois os arquivos estão on-line, a cliques de distância um do outro e com possibilidade de categorizar os assuntos”, destaca Paula. Além disso, o cloud computing é uma inovação com alto grau de confiabilidade, cada vez mais adepta entre os empreendimentos. 

Por fim, a assinatura digital vem como uma aliada nas operações da sua empresa, trazendo praticidade para fechar acordos e firmar contratos. Quer entender como funciona na prática tamanha segurança? Faça um teste gratuito e conheça nossos planos, personalizados de acordo com as suas necessidades! Ainda possui dúvidas? Entre em contato conosco, será um prazer atendê-lo!