Transformação digital: por onde começar?

Transformação digital: por onde começar?

08/12/2021 | Vinícius Lima

O mundo está cada vez mais ancorado nas relações virtuais - principalmente depois da pandemia do coronavírus obrigar bilhões de pessoas a ficarem em casa. Justamente por isso, trazer os avanços tecnológicos para dentro das organizações é, além de uma necessidade, um dever. 

A busca pela alta performance

É preciso atualizar os processos para eliminar burocracias desnecessárias, agilizar o tempo e aumentar a produtividade dos times, além de economizar recursos. Para Marcelo Forti, consultor e sócio na Kienbaum Brasil, a transformação digital é um movimento no qual as companhias utilizam os recursos oferecidos pela computação para resolver problemas tradicionais de desempenho, eficiência e produtividade. 

Para ele, a pandemia acelerou esse processo. “Entretanto, essa rapidez se deu por meio da evolução das plataformas, globalização da conectividade e a disseminação em massa de tecnologia”, explica. As relações comerciais foram uma grande fonte de impulso para avançar a revolução. 

Uso da Internet só aumenta

Para se ter uma ideia, só nos três primeiros meses do ano de 2021, foram realizadas mais de 78 milhões de compras on-line, um crescimento de 54% em relação a 2020, segundo levantamento da Neotrust. “A SAP Brasil também anunciou mais um trimestre de forte aumento de vendas do seu ERP na Nuvem”. 

De acordo com Paula Sino, gerente comercial da Assine Bem, esse tipo de dado não impacta apenas negócios B2C (Business to Consumer), como também os B2B (Business to Business). “Em todos os cenários, as ferramentas cibernéticas podem ajudar, como é o caso da assinatura digital”, conta. 

Por onde começar? 

Ainda segundo Forti, tudo começa no planejamento estratégico, pois não se trata apenas de investir em soluções para estar presente nas mídias sociais e sim em executar ações disruptivas. “Elas envolvem rever a estratégia, posicionamento de mercado, atendimento ao cliente, avaliar a gestão e a necessidade de adequação ou mudança do modelo de negócios”. 

Assim, Paula destaca como validar documentos digitalmente é uma excelente aposta em todos os casos. “Com o recurso, é possível agilizar tratativas e contratações, além de facilitar a rotina corporativa, com menos uso de papel, assertividade no arquivamento e com a segurança do armazenamento em nuvem com criptografia”, finaliza.

Quer saber mais? Então faça um teste gratuito em nossa plataforma.