Inovação tecnológica para todos os setores

Inovação tecnológica para todos os setores

25/10/2021 | Giovanna Cavalli

Você já ouviu falar em automação de processos? Esse é um termo bastante popular nas empresas, principalmente diante da aceleração tecnológica causada pela pandemia. Essa transformação - refere-se ao uso de ferramentas as quais automatizam parcial ou totalmente atividades humanas manuais, baseadas em regras repetitivas - pode ser aplicada para gerar vários benefícios em toda estrutura organizacional.

O “boom” da tecnologia nos últimos meses

De acordo com a pesquisa da PwC (PricewaterhouseCoopers), 75% dos executivos se preocupam com a velocidade e o impacto de novas inteligências nos negócios. Em vista dessa importância, para os próximos dois anos, espera-se a robotização de 42% das atividades corporativas.

A digitalização nas grandes organizações brasileiras é de 67,5, em uma escala de 0 a 100, segundo o relatório da consultoria IDC. Os dados evidenciaram a “mobilidade” como tópico notório, com 80%. Ou seja, a viabilidade de executar as tarefas de onde quiser e com conforto. 

Ainda, conforme a pesquisa da The International Association for Contract & Commercial Management (IACCM), esse tipo de automação pode melhorar a lucratividade em até 9% da receita anual. “Por isso, estar por dentro das tendências do mercado ajuda na sobrevivência da corporação. Afinal, ‘nadar contra a maré’ é arriscado e nada inteligente”, comenta a gerente comercial da Assine Bem, Paula Sino. 

Eliminando etapas burocráticas e economizando tempo

Por eliminar as burocracias no recolhimento de impostos, na assinatura digital, gestão de documentos, atendimento intuitivo ao cliente, entre uma infinidade de coisas, essa mecanização simplifica as operações e possui muitas vantagens. “Um exemplo dessa situação foi como a própria Assine Bem ajudou as companhias no início do home office. Muitas delas tinham dificuldades em dar o andamento a rubrica de contratos e a administração de documentos em casa. Nesse sentido, a nossa plataforma potencializou muitos desses negócios, levando a facilidade de resolver essas questões com a palma da mão e poucos cliques” exemplifica a gerente.

Os problemas enfrentados por companhias em um país burocrático como o Brasil são inúmeros. “Na questão fiscal, pagamentos em duplicidade, multas, juros e não ter a segurança de digitar guia de altos valores, por erros humanos causando déficit nos caixas, são alguns deles”, explica o líder inside sales da Dootax, Paulo Brancaglion.

O impacto no setor fiscal

Na área fiscal, por exemplo, o apoio de recursos tecnológicos é importante, principalmente pela redução de custo e aumento de tempo e produtividade das organizações. “Fizemos um estudo no qual as marcas têm uma despesa oculta, com perda de dinheiro, sem ter a ciência desse prejuízo. Cerca de 18% delas têm pagamentos de multas e juros, 25% já quitaram guias em duplicidade e 37% tiveram caminhões parados na barreira tributária”, diz o líder.

Então, segundo Brancaglion, com a automatização moderniza-se desde a emissão até a liquidação dos impostos entre 15 a 20 minutos, centralizando todos os processos em um único lugar. Logo, fornece mais performance ao time, economia de tempo e dinheiro. 

Um ponto fundamental sobre a utilização da high tech, principalmente, nessas áreas administrativas e jurídicas, é o controle com o gasto de papel, impressões e armazenamento de arquivos. Algumas entidades, ainda, investiam em cartórios, motoboys ou Correios e para conter recursos e evitar sobretudo, o desperdício ambiental, a digitalização surge como uma alternativa viável e rentável. Assim, todos esses custos são diminuídos em até 70%. 

Portanto, busque e entenda a melhor maneira de adotar essas medidas na sua organização. Conte com a Assine Bem! Aproveite também e teste grátis a nossa plataforma de assinatura digital.