Quando aplicar a assinatura digital?

Quando aplicar a assinatura digital?

21/10/2021 | Rodrigo Barreto

Atualmente, existe uma busca por evolução em todas as áreas de nossas vidas. Estão sempre surgindo novas ferramentas para facilitar o cotidiano e desburocratizar o trabalho. Nesse sentido, a tecnologia se supera a cada dia e nos ajuda a economizar tempo e dinheiro. Uma dessas opções é a assinatura digital. Você já conhece?

A assinatura digital

A pandemia abriu os olhos de muitas pessoas para essa possibilidade. Só em 2020 houve um crescimento de mais de 250% das certificações nesse formato no país. De acordo com o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação - ITI, no último ano mais de 5,3 milhões foram formalizadas, quando em 2019 eram apenas cerca de 2 milhões.

Esse instrumento é extremamente seguro. Ele possui validade jurídica de acordo com a MP 2.200-2/2001. Além disso, os documentos são inalteráveis, criptografados e salvos em nuvem. Sendo assim, podem ser acessados a qualquer momento, sem correr o risco de perdê-los ou danificá-los. A confirmação da identidade pode ser feita por dados confidenciais e até reconhecimento facial.

Outro ponto forte é a praticidade. Você pode realizar acordos de onde estiver. Os arquivos são enviados por e-mail, mensagem de texto ou WhatsApp. O procedimento é rápido e simples. Com isso, em alguns minutos e sem precisar se locomover, está tudo feito. Basta alguns cliques no seu celular, tablet ou computador.

Esse serviço também é sustentável. “Poupa bastante uso de papel, cartuchos de impressoras e canetas. Entretanto, existem outras economias como a de combustível com deslocamentos, pastas para guardar esses registros, entre outros. No geral, ajuda o cliente, a empresa e o planeta”, explica a gerente comercial da Assine Bem, Paula Sino.

Aplicações da assinatura digital

Essa ferramenta pode ser utilizada tanto em pequenas quanto em grandes corporações e agiliza os processos. Sendo assim, veja algumas opções de empreendimentos para aplicá-la:

  • Hospitais: diariamente são impressas milhares de folhas com diversas finalidades. Fichas médicas, de triagem, atestados, pedidos de exames, entre outros. Todos esses podem ser transportados para o meio digital.
  • Varejo: em contratos com fornecedores, notas fiscais e orçamentos.
  • Cartórios: é enorme a economia com equipamentos de escritórios. Desde os papéis até os carimbos. Além disso, poupa o tempo da população.
  • Instituições de ensino: para a realização de matrículas, contratos de estágio, histórico escolar e outras utilidades.
  • Escritórios de advocacia: em documentos para tribunais, fóruns e clientes. São centenas desses por mês.
  • RH de empresas: folhas de pagamento, controle de ponto, contratação de novos funcionários. Tudo isso tem a opção de ser feito a distância, podendo inclusive expandir seu empreendimento com colaboradores de qualquer localidade.
  • Agronegócio: um dos principais ativos do Brasil, pode ampliar o alcance das exportações com a modernidade.
  • Imobiliárias: com o avanço dessa área, os tours pelos imóveis estão sendo virtuais, os pagamentos pela Internet e os contratos caminham para a digitalização.

Esses são apenas alguns exemplos. Contudo, você pode aplicar esse recurso em qualquer estabelecimento e obter agilidade e segurança. “Em todas as áreas do nosso cotidiano temos a opção de utilizá-lo. Em pouco tempo, não existirá mais acordos firmados a punho. Assim como todas as outras, essa inovação veio para ficar”, finaliza Paula.

Portanto, se você deseja proporcionar essa experiência para seus clientes, entre em contato com a Assine Bem. Você tem direito a 30 dias de teste gratuito. Estamos te esperando!