Cresce o consumo consciente entre empresas e pessoas

Cresce o consumo consciente entre empresas e pessoas

20/10/2021 | Vinícius Lima

As pautas ambientais e da sustentabilidade tem feito cada vez mais parte das discussões sobre o presente e o futuro nos contextos sociais, culturais, políticos e empresariais. Isso porque, com os cientistas alertando para o aquecimento global e o mundo sofrendo com as mudanças climáticas, a preocupação com isso só aumenta. Assim, adotar práticas mais ecologicamente corretas é imprescindível e a tecnologia pode ajudar.

Comportamento está se transformando

Para se ter uma ideia, a tendência de cuidados maiores com o consumo foi exposta em um levantamento realizado pelo Instituto Akatu na última edição da “Pesquisa sobre vida saudável e sustentável”. O estudo, realizado em parceria com a consultoria GlobeScan, revelou como, apenas no último ano, a percepção de brasileiros daquilo “que é bom para cada um, nem sempre é bom para o meio ambiente” saltou de 69% para 81%. . 

Além disso, um apontamento da Accenture também revelou como 65% das pessoas esperam iniciativas do governo, por meio de legislações, para promover o consumo consciente, em estratégias como a cobrança de sacos plásticos. Não obstante, 66% de quem tem o poder de compra dizem fazer escolhas mais sustentáveis ao adquirir produtos e serviços. 

Como isso se reflete nas relações comerciais

Corporações de todo o globo estão acompanhando esse movimento em prol de uma realidade mais positiva para todos. O grande desafio, de acordo com Paula Sino, gerente comercial da Assine Bem, é quebrar preconceitos acerca do tema. “Sempre associam a sustentabilidade com mudanças estruturais dentro dos negócios, os quais saem caro ou são muito burocráticos”, comenta. 

Contudo, na grande realidade, até a implementação de novas tecnologias pode garantir um equilíbrio em relação aos recursos naturais, sem grandes esforços ou custos altos. “A assinatura digital é uma excelente aposta, tanto no quesito processual, pois agiliza a validação de documentos, quanto no âmbito da natureza, pois elimina o uso de papel”, explica a gerente. 

Com essa ferramenta, em questão de poucos cliques, é possível garantir o visto de signatários a qualquer momento e lugar. “Basta ter acesso a um dispositivo conectado à Internet, pois enviamos o link para abrir o documento, validar seus dados e pronto”.

A implementação desse recurso é ágil e prática. “Não há burocracias, muito pelo contrário, assinar digitalmente reduz atividades complexas e elimina a necessidade de derrubar árvores para a utilização de folhas, ou seja, as vantagens são gigantescas”, finaliza a gerente.

Quer saber mais? Então faça o teste gratuito em nossa plataforma!