Até empresas de tecnologia ainda não são ecológicas

Até empresas de tecnologia ainda não são ecológicas

15/12/2021 | Vinícius Lima

As emissões de gás carbônico (CO2) na atmosfera são, há muitos anos, foco de alerta de cientistas em todo o planeta. Afinal, quanto maior o impacto humano nesse contexto, mais fortes ficam os riscos trazidos pelo efeito estufa, tais como o aquecimento global. Assim, é um dever de todos estudar e aplicar maneiras para diminuir os dados alarmantes. 

Ainda há espaço para estratégias corporativas

Mesmo com essa necessidade urgente, a maior parte das companhias não têm estratégias para garantir um desenvolvimento sustentável. Inclusive as entidades do segmento da tecnologia também têm deixado a desejar em território nacional. Isso foi apontado em um estudo realizado pela consultoria KPMG.

De acordo com o apontamento, promovido a partir de informações coletadas com 800 líderes de marcas desse setor no Brasil, apenas 16% delas têm alguma meta para a descarbonização. Além disso,  mais da metade - 53% - das entidades consideradas no levantamento não têm uma estratégia sequer para evitar a disseminação do poluente na Terra. 

Necessidade indispensável

Para Paula Sino, gerente comercial da Assine Bem, essa é uma demanda cada vez mais indispensável para pensarmos em um futuro melhor. “Não podemos cavar nossas próprias covas. Precisamos agir hoje para construirmos o amanhã mais favorável possível”, defende.

Assim, a gerente explica como a própria tecnologia pode ser uma aliada para garantir menos poluição. “Se formos pensar em soluções e recursos disponíveis hoje no mercado, destaco a assinatura digital como uma excelente aposta”, explica. Isso porque o recurso favorece a natureza.

Validação virtual é amigável ao meio ambiente

Dessa maneira, quando se valida um documento virtualmente, além de não utilizar papel, reduzindo o desmatamento - algo já extremamente positivo, também é evitado o transporte de arquivos físicos. “Ou seja, é eliminada a necessidade de contar com um carro, moto ou qualquer outro tipo de veículo”, diz Paula. 

Cerca de 52,7% da emissão de CO2 em todo o mundo ocorreu a partir de 1990, segundo dados da Global Carbon Project. “O volume é grande e não podemos ignorá-lo. Além de todos os outros benefícios, como economia de tempo e dinheiro, a assinatura digital se mostra uma excelente aliada para um futuro mais verde”, conclui. 

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