Brasileiros sofrem uma tentativa de fraude a cada 8 segundos

Brasileiros sofrem uma tentativa de fraude a cada 8 segundos

28/09/2021 | Rodrigo Barreto

Cada vez mais a nossa vida se torna digital e devemos tomar cuidado com esse terreno relativamente novo. As facilidades e benefícios são inúmeros. Entretanto, golpistas se aproveitam desses momentos. Segundo estudo da Serasa Experian, no primeiro semestre de 2021, uma movimentação fraudulenta aconteceu a cada oito segundos. Veja os impactos nessa matéria.

Números da pesquisa

Foram 1,9 milhão de ataques de janeiro a junho, um aumento de 15,6% com relação ao mesmo período de 2020 e o maior volume já registrado desde o início do índice, em 2011. O levantamento traz a visão inédita sobre a idade das vítimas. Houve uma elevação devido, principalmente, às ações contra pessoas de até 25 anos, cujo crescimento foi de 19,3%.

Para a gerente comercial da Assine Bem, Paula Sino, a população deve ficar de olho aberto em relação a isso. “As aplicações pela Internet têm muitas vantagens e são mais seguros. Entretanto, por se tratar de algo novo, existem os mal intencionados para tentar se aproveitar. Por isso, deve-se buscar sempre corporações de confiança”.

Além da praticidade proporcionada pelo meio digital, existe também uma proteção. No caso das assinaturas digitais, são criptografadas, inalteráveis e salvas na nuvem. Os documentos não correm o risco de se perderem ou serem danificados. Podem ser enviados por e-mail, WhatsApp ou SMS. Ou seja, você consegue realizar negócios com o mundo todo pelo seu celular. 

Nesse sentido, o diretor de soluções de identidade e prevenção a fraudes da Serasa Experian, Jaison Reis, considera a aceleração da digitalização como fator fundamental para esse alto número. “Houve uma mudança no comportamento dos brasileiros. Passaram a adquirir bens e serviços on-line por conta da pandemia. Logo, os oportunistas tinham mais transações para tentar acessar dados e recursos. Dessa forma, a importância de ter plataformas robustas, para impedir a ação dos criminosos”.

As suspeitas ocorreram principalmente no setor monetário nos primeiros seis meses de 2021: bancos e cartões tiveram 1,2 milhão de tentativas e as instituições financeiras, 205 mil. A área com maior crescimento no comparativo entre semestres de 2021 e 2020 foi o varejo, com alta de 89,5%. Telefonia (-49,0%) e serviços (-19,5%) apresentaram queda.

Mais detalhes sobre o levantamento

Quando se trata das regiões do país, o Sudeste teve o valor acumulado mais alto. Contudo, o Nordeste registrou maior variação no período. Para Reis, esse aumento pode ser um indicativo de mais empresas atuando na região. Outro fator importante é a utilização de sites e redes sociais para comercializar produtos. Esses canais são suscetíveis a falcatruas.
Entre as principais tentativas apontadas pelo indicador, estão:

  • Compra de celulares com documentos falsos ou roubados;
  • Emissão de cartões de crédito;
  • Financiamento de eletrônicos;
  • Abertura de conta;
  • Compra de automóveis;
  • Criação de empresas de “fachada” para a aplicação de golpes no mercado.


“Antes de contratar uma companhia, pesquise sobre ela e procure saber da reputação. Não precisa ter medo da tecnologia. Fazendo da maneira correta, você só tem a ganhar”, finaliza Paula. Dessa forma, se deseja ter praticidade e segurança no seu negócio, entre em contato com a Assine Bem. Será um prazer atendê-lo.