Transformação digital e seus aliados

Transformação digital e seus aliados

06/09/2021 | Giovanna Cavalli

Como está evoluindo o 5G no Brasil e no mundo? Quais são as soluções mais promissoras para o mercado B2B? Como as empresas podem acelerar a sua transformação digital (TD)? Embora a digitalização tenha dado um salto muito grande no período da pandemia, essa velocidade não permitiu a realização disso com planejamento e pleno entendimento de seus caminhos e desafios.

Do tradicional para o inovador

Para a diretora de operações da unidade Minas Gerais da Fitec (Fundação para Inovações Tecnológicas), Astrid Heinisch, a revolução digital é um processo multidisciplinar e vem sendo alavancado pelo desenvolvimento tecnológico, competição digital e pelo comportamento do consumidor. “Não é incipiente, mas passa por níveis de maturidade sustentados por recursos automáticos, pela estrutura organizacional e pela estratégia de crescimento das companhias, seus objetivos e métricas”, explica.

De acordo com ela, eventos recentes, exemplificados pela crise decorrente da Covid-19, foram capazes de acelerar etapas, contribuir para sua maturidade e desafiar os negócios. “Novas demandas, não somente por conectividade, mas principalmente por serviços e soluções on-line diferenciadas, têm contribuído para a TD”, analisa.

Comércios de bairro - como um restaurante - por exemplo, tiveram de implementar o delivery e consequentemente um mínimo de tecnologia para isso. “No caso da assinatura digital e gestão de documentos on-line, foi assim também. Muitas corporações eram adeptas dos registros manuais e com o isolamento isso teve de ser descontinuado. Assim, pequenos e grandes negócios conheceram a modalidade virtual. Um efeito meio de inércia”, expõe a gerente comercial da Assine Bem, Paula Sino.

Conforme a diretora da Fitec, os projetos desenvolvidos para os diversos setores da indústria se beneficiam da high tech. No entanto, desafios inerentes a isso - tais como segurança cibernética, disponibilidade e investimentos em infraestruturas, ecossistemas, etc - despontam em meio à implementação de aplicações inovadoras  “Novos mercados, produtos, modelos de atuação serão consequências dessa mudança, a qual promete mexer com a sustentabilidade das marcas instigadas a reagirem”, diz Astrid.

Benefícios 

Nesse sentido, essa inteligência passou a ser necessidade para os empreendimentos e trabalhadores. Ou seja, otimizar e automatizar processos tornou-se repentinamente um fator determinante para a continuidade das transações. “Apesar da facilidade, alguns empresários ainda insistiam no formato manual de algumas funções e isso eleva o custo da operação e era desgastante para o time, pois atrasavam-se etapas”, diz. 

Sendo assim, as automações como a Assine Bem, garantem maior velocidade nas tramitações, eliminando etapas burocráticas, oferecendo comodidade, sustentabilidade e muito mais economia. “Estima-se a diminuição de até 70% das despesas e ainda redução de resíduos ambientais, a qual é de extrema necessidade”, complementa a gerente.

Ademais, os benefícios incluem: menos procedimentos manuais, aumento na qualidade da entrega, satisfação do cliente e da equipe, ganho de vantagens competitivas, mais segurança, aumento da produtividade e possibilidade de expansão. Ou seja, o céu é o limite para marcas inovadoras e criativas.

A volatilidade do mercado não é algo previsível e aprendemos isso com a pandemia. Portanto, planejamentos realmente estratégicos e eficientes devem sempre levar em consideração imprevistos, inclusive como o isolamento social. Isso significa ter um plano de emergência para se adequar rapidamente e sobreviver às eventualidades.

Fique sempre atento e entenda a melhor maneira de renovar a sua entidade. Aproveite também e teste grátis a nossa plataforma de assinatura digital. Conte com a Assine Bem!