A volta dos eventos presenciais pelo Brasil

A volta dos eventos presenciais pelo Brasil

31/08/2021 | Rodrigo Barreto

Após quase dois anos sem eventos presenciais, algumas cidades vão liberando aos poucos a realização de cerimônias com público. A capacidade reduzida e protocolos a serem seguidos farão parte do novo normal por algum tempo. Veja como tudo isso funcionará.

A saudade das pessoas de frequentarem esses ambientes e a necessidade das empresas do ramo em voltar a faturar, nos fazem acreditar em um ritmo acelerado de festividades. Porém, durante esse período, novos hábitos surgiram e algumas facilidades foram exigidas. Para isso, a tecnologia foi fundamental na vida de todos nós. Sendo assim, algumas dessas ferramentas vieram para ficar. A gerente comercial da Assine Bem, Paula Sino, ressalta: “as pessoas se acostumaram com a praticidade de fazer as coisas a distância. Praticamente todas as atividades do cotidiano foram transportadas para o meio digital. As empresas agora precisam evoluir e estarem preparadas para a quantidade de demandas daqui para frente.”

Para a realização desses novos eventos, milhares de contratos devem ser assinados pelo mundo. Por isso, a Assine Bem surge como uma grande aliada para o setor. Com o serviço de assinatura digital, os documentos podem ser enviados facilmente por e-mail, WhatsApp ou mensagem de texto. 

As partes firmam o compromisso sem contato físico, deslocamentos e uso de papel, com apenas alguns cliques na tela do celular. O acordo tem validade jurídica e traz agilidade, rapidez e segurança para o seu negócio. Afinal, todos os arquivos são criptografados, inalteráveis e salvos na nuvem. Tornando assim mais seguro, se comparado ao físico. 

A retomada em São Paulo

Em boa parte do país as reuniões empresariais já estão sendo realizadas. Assim como as religiosas. Em São Paulo, na última terça-feira, 17 de agosto, o governo permitiu a volta de casamentos, jantares, festas de debutantes, formaturas, feiras corporativas e reabertura de museus, proibidos desde o início da pandemia. 

Porém, shows, casas noturnas e competições esportivas com público, por exemplo, continuam sem autorização no estado. Esses voltam em 1º de novembro, segundo o governador João Dória. Assim como a Fórmula-1, no mesmo mês.

No dia 5 de setembro, ocorrerá um teste com a partida entre Brasil e Argentina, na Neo Química Arena, em São Paulo, com a presença de 12 mil torcedores. Para isso, eles devem apresentar um exame negativo realizado nas 48 horas anteriores ao jogo. Para o secretário estadual de esporte de São Paulo, Aildo Ferreira: “haverá disponibilidade de dados para a reabertura e normalização no pós-pandemia. Tudo será acompanhado pelo Centro de Contingência à Covid-19.”

O Memorial da América Latina recebeu o primeiro grande evento durante a pandemia entre os dias 21 e 22 de agosto. Na Feira das Feiras Criativas foram recebidas mil pessoas por dia em um espaço aberto. Todos os visitantes fizeram testes gratuitos para Covid-19. O distanciamento social, uso de álcool em gel e cadastro eram obrigatórios.

Os outros estados

A prefeitura do Rio de Janeiro anunciou um Réveillon com 13 palcos para esse ano. No Diário Oficial, foram publicados dois cadernos de encargos com as obrigações a serem cumpridas pelas empresas interessadas. Segundo a RioTur, mais duas licitações serão abertas para contratação das responsáveis pelas balsas e pela queima de fogos.

Para Paula, essa é mais uma oportunidade onde a assinatura digital se encaixa: “surgem possibilidades para companhias de qualquer lugar participarem. Com isso, aumenta a chance de um preço menor. Em questão de minutos a parceria está formalizada.”

Entre 2 e 5 de setembro, ocorrerão comemorações na capital carioca pelo fim do isolamento social. Será permitido 50% de público em estádios, boates, casas de espetáculo e festas. No entanto, a comprovação de esquema vacinal completo é obrigatória. A partir de 17 de outubro estará permitido 100% da capacidade, com uso de máscaras. O fim das restrições é previsto para 15 de novembro de 2021. 

Em algumas cidades já estão liberados os jogos com público. É o caso de Brasília, onde os clubes estão realizando seus compromissos com 30% do estádio preenchido. Equipes de outras regiões estão indo ao DF para contar com o apoio do torcedor e arrecadar com a venda de ingressos. Curitiba, Goiânia e Sete Lagoas também abrirão as portas nos próximos dias.

Se você é do setor de eventos e quer facilidade e agilidade no seu negócio, entre em contato com a Assine Bem, será um prazer atendê-lo!