Mercado imobiliário cresce mesmo com a pandemia

Mercado imobiliário cresce mesmo com a pandemia

23/08/2021 | Rodrigo Barreto

A pandemia trouxe várias mudanças na rotina da população. Com o isolamento social, as pessoas ficaram, praticamente, apenas dentro de casa e a partir disso, surgiram novas prioridades. Esse fator atrapalhou diversos mercados, mas fomentou um: o imobiliário. 

Muitas empresas aderiram ao trabalho remoto e com isso, os funcionários precisaram de um local em seu lar para transformar em escritório. Aumentou a procura por imóveis ventilados, espaçosos e sem a interferência do barulho urbano. A impossibilidade de frequentar locais como clubes e cinema, plantou uma vontade de ter esses ambientes dentro do lar. 

A Imovelweb realizou uma pesquisa sobre as mudanças durante a quarentena. A falta de um quintal ou uma varanda no imóvel foi sentida por 25% dos entrevistados, 19% afirmaram morar em um espaço pequeno demais e 12% desejavam estar em um lugar mais silencioso. Em outro estudo, realizado pelo QuintoAndar, em parceria com o instituto Offerwise, 28,4% deram mais importância para a área verde. 

Com isso, cresce também a necessidade das imobiliárias e construtoras de realizar um bom atendimento a esses potenciais clientes. Nesse sentido, a gerente comercial da Assine Bem, Paula Sino, destaca a importância do uso da tecnologia: “é fundamental estar preparado para esses momentos. A demanda é alta e isso pode deixar o processo mais lento. Logo, optar por um serviço digital pode ser a solução. Ganha-se em praticidade, conforto e rapidez.”

Nesse caso, a assinatura digital pode ser uma grande aliada. Ela tem validade jurídica, é criptografada, salva na nuvem e inalterada. Todos os documentos podem ser enviados por e-mail, WhatsApp ou mensagem de texto. Com alguns cliques, estará assinado pelo corretor, comprador e o dono da propriedade. É mais fácil de guardar e evita o contato físico e deslocamentos, além de não utilizar papel.

Mercado de luxo aquecido

Como já citado, os transtornos causados pelas medidas restritivas despertaram novos interesses na sociedade. Porém, as pessoas gostaram do conforto do home-office e os gestores estão satisfeitos com os resultados. 

Esse sucesso nos faz crer em um novo modelo de trabalho daqui para frente. Isso virou os olhos para as propriedades mais luxuosas e fomentou a busca por moradias mais espaçosas, com boa infraestrutura e maior contato com a natureza, especialmente no caso daquelas mais afastadas dos grandes centros.  

No Rio de Janeiro, por exemplo, houve um crescimento de 60% nas vendas na Zona Sul (bairro nobre) no mês de julho de 2021 em relação ao mesmo período no ano anterior, segundo dados da Judice & Araujo. Na Gávea, a alta foi de 204%, onde o valor médio é de R$ 1,8 milhão. No total, foram 721 contratos assinados na região, superando as 711 operações em julho de 2013, o auge até então.

Em toda a cidade de São Paulo, foram pagas 12.914 guias do Imposto de Transmissão de Bens Imóveis - ITBI em julho deste ano, contra 10.996 em julho de 2020, representando um aumento de cerca de 17,5%. No primeiro semestre de 2021, foram pagas 103.061 guias de ITBI na capital paulista, sendo a maioria em regiões de alto padrão: Itaim Bibi (4.186); Vila Mariana (3.144); Vila Andrade (2.976); Moema (2.724); Jardim Paulista (2.637) e Pinheiros (2.404).

Novas tendências

Os corretores tiveram de se atualizar para esse novo momento. Ele tem papel fundamental no negócio, incluindo o atendimento personalizado e a consultoria imobiliária desempenhados ao longo do procedimento. Porém, não pode deixar de lado as ferramentas tecnológicas para agilizar o andamento das negociações. Essa junção do físico com o digital em um ambiente on-line proporciona uma experiência completa ao cliente. 

Algumas delas contam com visitas remotas guiadas, tour virtual, pesquisa jurídica prévia, assinatura eletrônica de contratos, ofertas de crédito e AVM – Automated Valuation Model (avalia e compara imóveis de acordo com variáveis). “Assim como nos outros setores da economia, a digitalização vem para facilitar e agilizar o processo. São inúmeras facilidades conquistadas ao aderir a esses serviços”, finaliza Paula. 

Portanto, adapte-se a esse universo e proporcione aos seus consumidores uma experiência ágil. São benefícios tanto para você, quanto para ele. Em questão de minutos você oficializa um sonho, pela tela do celular e sem sair de casa. 
Se deseja implementar a assinatura digital em seu negócio, entre em contato conosco. Será um prazer atendê-lo.