Assinatura digital: como são as verificações de segurança?

Assinatura digital: como são as verificações de segurança?

27/07/2021 | Vinícius Lima

A tecnologia faz parte cada vez mais da vida das pessoas e das empresas. Isso porque são diversas as soluções pensadas para facilitar a rotina, tanto da sociedade em si, quanto das companhias. Elas são, muitas vezes, incorporadas à nossa realidade e, principalmente após a pandemia, isso ficou ainda mais evidenciado. 
 
Impacto da pandemia
 
O coronavírus causou uma grande crise sanitária no planeta inteiro. Nações de todos os continentes se mobilizaram em medidas para evitar o contágio, tais como a quarentena e o isolamento social. Se antes a maior parte das relações eram feitas pessoalmente e baseadas no contato olho por olho, hoje, isso mudou.
 
Já existia uma tendência de virtualização das interações humanas e, de fato, o crescimento já era exponencial. Entretanto, após a Covid-19, a previsão de mudanças para os próximos anos foi acelerada e, até quem era resistente aos recursos virtuais precisou se adaptar e atualizar. 
 
Assinatura digital: benefícios incontáveis
 
A assinatura digital é um bom exemplo de uma ferramenta não tão inédita, mas com evidência cada vez maior. No início do novo milênio, surgiu a solução e, desde então, seu uso tem sido crescente nas companhias. Isso porque são diversas as vantagens desse modelo de validação de contratos e documentos. 
 
Para sanar as dúvidas de quem ainda não conhece esse formato no quesito proteção, a gerente comercial da Assine Bem, Paula Sino, explica os procedimentos  de validação para esses arquivos. “As etapas de verificação buscam confirmar dados pessoais e ‘amarrar’ o processo com o envio de um token via e-mail ou SMS”.
 
Proteção imprescindível
 
Esse token agrega segurança porque o número de celular cadastrado ou o endereço do correio eletrônico são de uso individual. “Muitas vezes, podemos achar ‘chato’ seguir todas as fases para assinar um documento. Contudo, quanto mais etapas temos, mais segurança todas as partes têm no processo”, diz. 
 
Em um cenário de preocupação ascendente com os dados e informações sensíveis, a LGPD - Lei Geral de Proteção de Dados assume cada vez mais o protagonismo. Então, seguir procedimentos para lidar de maneira assertiva com essa demanda é a melhor aposta para as organizações. “O assinante, por sua vez, fica protegido pois apenas ele conseguirá acessar e assinar o arquivo”, finaliza Paula.
 
Quer saber mais? Então faça um teste gratuito em nossa plataforma!