O caminho da automação

O caminho da automação

07/01/2021 | Lays Emily

Em um momento de tantos desafios é ainda mais importante estar 100% preparado para conseguir se adaptar às mudanças do mundo e conseguir fazer seu negócio prosperar. Porém, 2020 mostrou como o futuro está atrelado à tecnologia. Com a modernidade, as novas profissões estão cada vez mais interagindo com os processos de transformação digital.  

O caminho da automação 

De acordo com Livia Moura, sócia responsável pela área digital da consultoria Bain & Company, quem investiu em automação antes da pandemia está mais bem posicionado para enfrentar a crise melhor. “As empresas se sentem confortáveis em fazer essa mudança, em parte porque reconhecem o caminho da automação como uma forma capaz de ajudar as pessoas a trabalharem de forma mais eficaz em casa”, comenta. 

Uma das maneiras de otimizar a atividade dos profissionais é a adoção da assinatura digital, isso porque, o recurso facilita o processo de autenticação de contratos, otimizando o arquivamento de documentos e assinados. “Nós conectamos pessoas e sistemas em qualquer lugar, tornando as etapas mais sustentáveis e econômicas", explica Paula Sino, gerente da Assine Bem. 

Como funciona? 

O mecanismo digital possui fases de garantia para validar a identidade dos assinantes. Esse método pode variar de acordo com a necessidade da instituição. No formato Ágil, por exemplo, há confirmação dos dados pessoais e token temporário. “Já no Autenticado, além das duas primeiras etapas, acontece a solicitação de uma selfie ao lado de um documento oficial com foto”, comenta Paula. 

Automação das atividades

Outro aspecto importante da automação envolve a mudança nas atividades dos colaboradores. De acordo com Ricardo Recchi, country manager da Genexus Brasil, deixar de seguir essa direção pode ser prejudicial. “Por exemplo, com o distanciamento entre os membros de uma equipe, algumas questões antes resolvidas ‘no ato’, agora podem se perder por necessitar de um alinhamento virtual. Nesse cenário há um risco iminente de queda de produtividade ou a perda de controle dos fluxos operacionais, por vezes, resultando em retrabalhos e atrasos”, destaca o especialista. 

Já com o uso de ferramentas tecnológicas, essa falta de organização e outros problemas podem ser resolvidos. “Os ganhos ocorrem em todas as pontas. Pelo lado das corporações, elas passam a contar com soluções mais ágeis e eficientes, dando aos gestores a condição de acompanhar e avaliar a evolução das atividades, mantendo a performance da equipe. Para os colaboradores, a comunicação e o reporte aos superiores ficam mais facilitadas. O resultado é um fluxo de trabalho sem interrupções e com foco na execução, evitando a perda de tempo”, diz  Recchi. 

Para o especialista, isso significa manter a velocidade das entregas, principalmente nesse momento. “Mais uma vez observamos as tecnologias se mostrando essenciais para os negócios na obtenção de respostas imediatas, permitindo não somente a continuidade dos serviços, mas a melhoria da qualidade, mesmo com equipes reduzidas”, destaca. 

Portanto, os recursos tecnológicos são uma saída para simplificar a vida dos clientes e corporações. Além disso, diminuem despesas operacionais, reduzem a burocracia e facilitam a manutenção. Teste agora mesmo gratuitamente nossa plataforma e surpreenda-se com a inovação e facilidade!