Transformação digital acompanha agilidade e inovação no RH

Transformação digital acompanha agilidade e inovação no RH

15/12/2020 | Giovanna Cavalli

A transformação digital acelerou em quase todos os setores do mercado desde o início da pandemia. No contexto de Recursos Humanos (RH), essa digitalização pode trazer eficiência para as empresas e diversas soluções tecnológicas para proporcionar uma experiência produtiva.

Os benefícios refletem em todos os setores

As vantagens de utilizar recursos digitais no cenário corporativo são muitas. Contudo, nem todas as companhias estão preparadas para ter um RH moderno. “Essa inovação tem de estar conectada ao modelo de gestão e com a experiência a ser promovida ao time. As ferramentas corretas modificam a forma como as entidades geram seus dados e trazem agilidade. Isso prova a viabilidade do investimento”, analisa o vice-presidente da LG Lugar de Gente, Felipe Azevedo.

Nesse sentido, a inteligência artificial é um dos meios para realizar processos seletivos mais assertivos, por exemplo. “Usando o ‘Matching de Candidatos’, pode-se olhar a base de dados e tirar a pessoa mais alinhada com as exigências da vaga. O recrutador também consegue filtrar por formação, habilidade, experiência ou qualquer outra informação relevante. Tudo isso, para encontrar o profissional correto”, explica o executivo. 

Esses recursos disponíveis para esse setor permitem a manutenção e o aumento da produtividade para os negócios, principalmente em meio à pandemia. Com eles, os funcionários podem, por exemplo, realizar marcação de ponto com geolocalização e reconhecimento facial, programar férias, acessar informes pessoais, iniciar e consultar andamentos de requerimentos e terem processos de onboarding. Tudo isso, aliás, pelo celular.

Por isso, “fazer a gestão de pessoal e, inclusive, de documentos de maneira on-line facilita muito. Além, é claro, de otimizar procedimentos, oferecer segurança e mobilidade, principalmente em home office. Ou seja, transforma todo o controle interno da organização”, expõe a gerente comercial da Assine Bem, Paula Sino. 

Tecnologia como aliada

Sendo assim, a assinatura digital, grande aliada desse período, se potencializou ainda mais. Isso porque garante maior velocidade nas tramitações, eliminando etapas burocráticas. Além do mais, oferece comodidade, é sustentável e mais econômica. “Então, para conter recursos e evitar resíduos ambientais, a digitalização surge como uma alternativa viável, pois esses custos são diminuídos em até 70%”, complementa Paula.

De acordo com a pesquisa da PwC (PricewaterhouseCoopers), 75% dos executivos se preocupam com a velocidade e o impacto de novas tecnologias nos empreendimentos. Em vista disso, no relatório do Fórum Econômico Mundial foi exemplificado a importância dessa transformação para a adequação à realidade global. 

Nessa mesma linha, conforme a pesquisa da The International Association for Contract & Commercial Management (IACCM), esse tipo de automação pode melhorar a lucratividade em até 9% da receita anual. Logo, essa é uma estratégia para sobreviver no mercado neste momento instável. Contudo, é preciso ter cautela e encaixar a high tech para potencializar o cérebro humano e não prejudicar a boa disposição física, mental e social do time. 

Conte com a Assine Bem para garantir a performance da sua corporação! Aproveite também e teste grátis a nossa plataforma de assinatura digital