Assinatura digital x eletrônica: saiba a diferença!

Assinatura digital x eletrônica: saiba a diferença!

27/08/2020 | Gabriela Vasconcelos

Cada vez mais o uso de papel está diminuindo. Pelo menos essa é a tendência nas empresas modernas, preocupadas com o meio ambiente. Afinal, hoje a tecnologia proporciona segurança e agilidade com a gestão virtual de documentos. Na hora de oficializar acordos, é possível utilizar a assinatura eletrônica ou digital. Você sabe a diferença entre elas?

Transformação digital

A crise da saúde pública provocada pela pandemia do coronavírus também trouxe severos impactos na economia. Por outro lado, a situação acelerou a transformação digital. Afinal, para continuar as atividades e manter os atendimentos à população remotamente, a tecnologia é indispensável.

Assim, as duas modalidades da validação  servem para facilitar processos e evitar o desperdício de papel. A assinatura eletrônica é aquela utilizada para acessar, compartilhar e aprovar informações no meio virtual. Alguns exemplos são a biometria, senha, token e firmas escaneadas.

A assinatura digital, por outro lado, está inclusa dentro do primeiro formato. Entretanto, ela é criptografada e necessita de um atestado on-line produzido por autoridade certificadora. Assim, se o arquivo for alterado, as rubricas se tornam inválidas.

Ambas possuem validade jurídica e estão respaldadas pela Medida Provisória 2.200-2 de 27 de Julho de 2001. “A principal distinção entre os tipos está no certificado digital, público ou privado, emitido no caso das firmas digitais”, explica Paula Sino, gerente da Assine Bem. 

Vantagens da assinatura digital

A certidão, pública ou privada, traz mais segurança ao processo. Com ela é possível identificar os assinantes com algumas etapas de segurança. Dessa maneira, todo o procedimento se torna mais protegido e menos suscetível a hackers, golpes e fraudes na Internet.

No caso da Assine Bem, por exemplo, há possibilidade de solicitar ao seu assinante uma selfie ao lado do documento oficial com foto e a imagem frente e verso desse mesmo item. “Isso além da confirmação dos dados básicos e de contato. Nesse formato, há uma equipe verificando as identidades antes de validar as assinaturas”, ressalta Paula.

Esse processo facilita a vida dos empresários. Afinal, a atual situação requer soluções seguras e práticas. Tudo isso é possibilitado, em grande parte, pela inovação. Investir em transformação digital garante mais recursos para superar a crise e ser competitivo no mercado.

Quer modernizar o seu negócio? Então, invista em tecnologia! Para saber mais, faça um teste gratuito em nossa plataforma.