Desenvolvimento sustentável: por que isso é importante?

Desenvolvimento sustentável: por que isso é importante?

19/05/2020 | Giovanna Cavalli

A ideia de um desastre ambiental provocado pelo modo de produção e consumo vigente, está cada vez mais em pauta. Logo, é possível encontrar ações nos âmbitos pessoal, comunitário e global, sendo capazes de minimizar os impactos negativos provocados pela humanidade.

Você sabe o que é?

O conceito de desenvolvimento ecologicamente correto é definido pelo relatório da Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (CMMAD) como: “concepção capaz de satisfazer as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras”. Por isso, foram criados alguns tipos de sustentabilidade aplicada a diferentes cenários. Veja:

Ambiental ou ecológica - compreende a preservação e manutenção do meio ambiente e o uso dos recursos naturais. 

Empresarial - trata-se da conscientização das organizações e consumidores sobre as questões ambientais. A Assine Bem é um exemplo disso, explica a gerente comercial, Paula Sino: “por trás de aderir ao digital, existe mudança de cultura, quebra de paradigmas, rotinas, etc. Não queremos, apenas, ver o cliente adquirir um plano nosso. Desejamos vê-lo usufruindo disso, tornando parte do processo e enraizando-o”. 

É um desafio muito maior. Logo, é importante conhecer as necessidades do cliente, seus métodos atuais, os costumes e o quanto estão dispostos a mudar. “É uma transformação lenta, mas, gratificante, para ambos os lados”, complementa Paula.

Econômica - consiste na  gestão responsável dos recursos naturais. Dessa forma, criam-se métodos produtivos mais eficientes, com o consumo menor, mas sem comprometer o crescimento econômico.

Com poucas atitudes conquistam-se grandes mudanças. “A sustentabilidade pode estar presente no nosso cotidiano de maneiras muito simples como a economia de água, separação do lixo, uso consciente da energia ou de produtos biodegradáveis. Isso se aplica a todos, tanto companhias quanto pessoas físicas. Bem como, a redução de papel com menos impressões e a gestão de documentos de forma on-line, por exemplo”, orienta a gerente.

Nesse sentido, além de manter a população informada é preciso entender a melhor maneira de adotar essas medidas no seu dia a dia ou companhia. Conte com a Assine Bem! Aproveite também e teste grátis a nossa plataforma de assinatura digital.