Como lidar com a documentação em contratações remotas?

Como lidar com a documentação em contratações remotas?

27/10/2021 | Vinícius Lima

Uma grande tendência antes da pandemia do coronavírus pegar o mundo de surpresa se consolidou desde o início de 2020: a utilização ainda mais intensa da tecnologia como uma aliada nas rotinas. 

Até pessoas e empresas mais resistentes aos recursos cibernéticos precisaram se adaptar durante a crise sanitária e, agora, a realidade para o universo dos negócios foi mudada para sempre. 

Como o home office cresceu no Brasil e no mundo

O home office era apontado como uma grande estratégia de gerar qualidade de vida e engajamento de colaboradores nas instituições. Contudo, a adesão a esse formato ainda era pequena. Porém, para enfrentar as medidas de contenção à Covid-19, como o isolamento social e a quarentena, a possibilidade de trabalhar remotamente ganhou força. 

Dessa maneira, soluções antigas - ou até mesmo criadas para atender demandas específicas da pandemia - ganharam mais força e relevância. Foi o caso da assinatura digital. Para Paula Sino, gerente comercial da Assine Bem, essa ferramenta facilita de diversas maneiras na eliminação de burocracias, gastos e recursos dos empreendimentos. 

Fluxo de admissões tende a aumentar

Ainda de acordo com a gerente, essa é uma solução excelente a ser implementada nesse novo cenário, principalmente considerando a retomada da economia e o fluxo de contratação de pessoas nessa modalidade a distância. “Uma corporação com sede no Rio de Janeiro, por exemplo, pode recrutar um colaborador do Maranhão”. 

Para se ter uma ideia, de acordo com um levantamento da PwC Brasil, 60% das organizações nacionais pretendem contratar nos próximos meses. Além disso, o estudo mostrou como 79% delas tem a intenção de manter ou implementar o teletrabalho e cerca de 68% adotarão um modelo híbrido. 

Assinatura digital ajudará nesse cenário

Nesse sentido, Paula pondera: “como lidar com o fluxo de documentos e contratos, tanto dessa parte de recursos humanos e recrutamento, quanto de novas negociações e outros campos essenciais para o bom funcionamento da companhia?”. A resposta está justamente em assinar os arquivos digitalmente. 

Em poucos cliques, o signatário valida seus dados e dá o ‘ok’ para concluir os processos. “Isso agiliza muito não só a parte de seleção de talentos, como também em toda a rotina empresarial. Tudo é feito seguindo as normas estabelecidas, com muita segurança e respeito à Lei Geral de Proteção de Dados, a LGPD”, explica a gerente comercial. 

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