Facilite a rotina de contratações com a assinatura digital!

Facilite a rotina de contratações com a assinatura digital!

30/08/2023 | Carolina Amaral

No mercado de trabalho, ao falar de segmentos mais ou menos aquecidos, não existe fórmula mágica. É necessário avaliar todo o contexto, seja ele macro ou micro, com tendências e projeções da área de atuação ou do setor. Ainda, é imprescindível uma análise bem definida e detalhada da situação geral do mercado. 

Todavia, independentemente da circunstância, admitir novos colaboradores significa lidar com mais arquivos, documentos e contratos diversos. Nesse contexto, vivenciar esse procedimento com papel físico pode dificultar ainda mais, gerando confusão e possível perda. Logo, a gestão online se faz presente com amplo destaque e a Assine Bem consegue auxiliar com essa demanda. Conheça mais as funcionalidades!

 

A realidade do mercado de trabalho

Na 24ª edição do Índice de Confiança Robert Half (ICRH), o indicador consolidado para a situação atual do mercado se manteve pessimista, regredindo de 35,7 pontos para 34,8. Já na avaliação dos próximos meses, a pesquisa sinalizou uma discreta recuperação, mas ainda do lado ruim, com 45 pontos versus 44,7 do trimestre anterior.

Conforme o estudo, 76,8% dos recrutadores estão com dificuldades para encontrar profissionais qualificados. O resultado representa um aumento percentual de 0,8 pp no comparativo com a última edição, lançada em março. Entre os entrevistados, 66% acreditam em um cenário sem mudanças nos próximos seis meses, enquanto 20% dizem ficar ainda mais desafiador. Por outro lado, 23% das empresas indicaram ter a intenção de abrir mais as portas no atual semestre. Nesse sentido, 17,5% das companhias manifestam um ímpeto alto ou muito alto.

 

Os empreendedores pretendem contratar mais nos próximos meses

A Pesquisa de Expectativa de Emprego – Q3 2023, da ManpowerGroup, revela uma alta na intenção de contratações no âmbito nacional e global para o 3° trimestre do ano, com empregadores apontando maior estabilidade. De acordo com o levantamento, a expectativa é de +33%, 12 pontos percentuais a mais, se comparado ao trimestre anterior. Já o número de gestores com pretensão de empregar se elevou de 46% para 47%, enquanto os esperando reduzir o volume caiu de 21% para 15%. “O nível de incertezas e dúvidas na população nos últimos anos foi intenso, devido a crise política, econômica, sanitária e social. Atualmente, o cenário aparenta uma normalização, com fortes tendências a uma melhora, diminuindo os índices de desocupação e desemprego”, afirma Carlos Henrique Mencaci, CEO da Assine Bem.

Entre os setores com maior demanda de posições no país estão os de Energia & Serviços de Utilidade Pública (50%), seguido por Serviços de Comunicação (44%), Tecnologia da Informação (41%) e Assistência Médica & Ciências da Vida (35%). Já no cenário global, o setor de TI lidera o ranking (39%), juntamente do campo de Energia & Serviços de Utilidade Pública (34%), Finanças & Imobiliário (31%) e Indústrias e Materiais.

O estudo também analisou a intenção por porte de entidades e, nas menores, há uma esperança de crescimento significativo. Entre as microempresas, a espera é de 22%, assim como 27% para as pequenas, um progresso de 11% e 12% respectivamente. Já entre as médias e as grandes, esse percentual é de 32% e 37%. Ademais, Minas Gerais se destacou positivamente, com o melhor índice do país (40%), à frente do Rio de Janeiro (33%). O estado de São Paulo aparece empatado com outras regiões (31%).

 

A aprimoração constante é tendência no mercado

No caso do âmbito de TI, por exemplo, houve uma queda no indicador, mas a demanda ainda existe e os gerentes seguem com dificuldade de fechar posições. “Encontrar profissionais com as competências desejadas pelas corporações não é uma tarefa fácil nos dias de hoje. A variedade de indivíduos e concorrência por uma vaga pode até ser grande, mas poucos apresentam as habilidades necessárias, indo além da formação técnica. Nesse sentido, as soft skills são essenciais, como raciocínio e resolução de problemas, resiliência, adaptabilidade, tomada de decisão e iniciativa”, explica o especialista. 

Conforme uma análise da B.Nous, denominada "Mapeando o Futuro da Aprendizagem", 90% dos profissionais sentem a necessidade de aprender continuamente. Seguindo a amostra como viés, fica claro como o mercado brasileiro, por ainda ter um grande espaço de crescimento e transformação, tem potencial para novas soluções focadas tanto no desenvolvimento de hard skills, mas principalmente nas maestrias comportamentais. “Tudo isso chama ainda mais a atenção dos recrutadores das firmas, atraídos pelos destaques soltos pelo universo laboral. Consequentemente, volta-se ao ponto da alta nas admissões, crescendo, também, a quantidade de papelada usada nos processos e as dificuldades impostas por esse material”, pontua o executivo.

 

A função imprescindível da Assine Bem na gestão de documentos

O formato tradicional de se lidar com certificados e declarações é a impressão em papel, unida a necessidade de solicitação de serviços terceirizados para entrega, uma sala espaçosa para arquivamento de pastas e o risco iminente de perda ou extravio. Todavia, a tecnologia evoluiu e a sociedade acompanhou essa trajetória. Assim, hoje em dia, a assinatura e administração dessas mesmas escrituras pode ser realizada de modo virtual, em qualquer hora ou local com acesso à Internet. Isso tudo proporciona maior comodidade e, principalmente, organização logística.

Durante os procedimentos contratuais de aceitação de novos membros na equipe, por exemplo, a quantidade de notas, comprovantes e atestados relacionados tendem a ser maior, causando um aumento nas demandas e possíveis desafios de planejamento. Com a plataforma da Assine Bem, no entanto, isso tudo é facilitado. A partir de uma segurança garantido por criptografia de ponta e data center, uma prática localização dos títulos e um site responsivo com um programa de simples entendimento, todas essas questões são resolvidas em poucos cliques. “O setor de recursos humanos, principalmente, consegue ganhar muito tempo e economia de insumos com essa abordagem. Além da diminuição de gastos e recursos”, finaliza Mencaci.

Pronto para contar com isso e desenvolver a sua companhia com mais tranquilidade? Entre em contato com a gente! Será um prazer atendê-lo! Temos planos exclusivos e personalizados para atingir suas expectativas e demandas do melhor jeito, encontre o ideal! Por fim, se quiser entender na prática como tudo isso funciona, sem nenhum compromisso para experimentar, faça um teste grátis!