O que é cultura digital nas empresas?

O que é cultura digital nas empresas?

22/04/2021 | Giovanna Cavalli

A transformação digital avançou a passos largos na última década. Em 2020, a pandemia ainda nos obrigou a pensar em como fazer as coisas diferentes, gerando um salto evolutivo até então inimaginável. Afinal, uma organização preparada para o futuro também requer a mudança para uma verdadeira cultura digital.

Aposte na tecnologia para somar com a organização

Quando falamos nessa essência tecnológica, logo pensamos em objetos tangíveis: computadores, máquinas e high tech por todos os lados. Contudo, esse conceito vai além. Está relacionado ao não tangível, ou seja, a um mindset, o qual conduz esses modelos de negócios.
 
Assim, o desafio está em construir esse comportamento de forma rápida e fluída. Pensando nisso, o diretor de Marketing e Vendas da Nexxys, Rafael Maia, elencou algumas etapas características dessa transformação. Veja:
 
Conhecimento da realidade: o primeiro passo para essa transformação é compreender o seu negócio, suas necessidades, objetivos e processos. 


 
Todos na mesma página: alterar os hábitos de uma organização impacta todos os membros e públicos com os quais ela se relaciona. “Por isso, é fundamental contar com a transparência e compreensão conjunta”, avalia o dirigente.
 
Digitalização além da virtualização: a digitalização está relacionada à geração de dados. A questão é pensar como você pode aplicar novas tecnologias em métodos analógicos para tirar proveito dos recursos digitais e gerar informações, não apenas tornar os processos eletrônicos. 

Por isso, a assinatura digital, por exemplo, é uma grande aliada. “Além de otimizar procedimentos, oferecer segurança e mobilidade, principalmente, agora com o home office,  fazer a gestão de pessoal e, inclusive, de documentos de maneira on-line, facilita muito. Assim, na plataforma da Assine Bem, é possível localizar arquivos, seja pelo nome dos signatários ou o período de datas prováveis dos acordos. Ou seja, transforma todo o controle interno da corporação”, expõe a gerente comercial da Assine Bem, Paula Sino. 
 
Basear ações em dados: essas corporações utilizam analytics não apenas para a direção estratégica principal, mas em decisões diárias, dando acesso a painéis e ferramentas de visualização. Esses auxiliam a gerar insights diários e a tomar decisões mais precisas.
 
Colocar o cliente no centro: as verdadeiras marcas digitais tendem a compreender os clientes muito bem. Isso é, buscar elementos para entender os comportamentos e a partir disso, pode-se oferecer soluções personalizadas e criar conexões verdadeiras.

Sobretudo, é fundamental atentar-se à procura por novas maneiras de realizar funções, sempre com base em dados, processos específicos e especialistas no assunto. “As características ascendentes do universo digital não são exclusivas dele. Qualquer corporação pode atuar nessa esfera. Acompanhar e analisar as informações e os resultados de negócios são atividades feitas há muito tempo, desde antes da Internet. Então, a chave do sucesso está em saber integrar todas as ferramentas à sua disposição e produzir dados assertivos para otimizar seu comércio”, finaliza Maia.
 
Segundo pesquisa da Deloitte “Tendências globais de capital humano 2020”, as organizações devem encontrar novas formas para encontrarem métricas relevantes e acionáveis. Isso pode ser feito por meio de ferramentas de people analytics para basear decisões sobre riscos e oportunidades críticas de capital humano, mesmo diante de incertezas.

Para Paula, os gestores antes receosos com o uso do universo virtual, hoje, dadas as circunstâncias, tiveram de se adaptar a ele. “Apesar da facilidade, alguns empresários ainda insistiam no formato manual das assinaturas e isso acabava elevando o custo da operação. Além do mais, atrasavam algumas etapas do processo. Portanto, a tecnologia é uma aliada a ser usada. Afinal, ela facilita a nossa vida e como adicional, ainda, nos ajuda a conquistar resultados melhores”, finaliza. 

Portanto, alinhe-se às novas exigências do mercado e entenda a melhor maneira de modernizar a sua entidade. Aproveite também e teste grátis a nossa plataforma de assinatura digital. Conte com a Assine Bem!