COP 30: o impacto da transformação digital para os ODS

COP 30: o impacto da transformação digital para os ODS

18/09/2025 | Larissa Almeida

No meio empresarial, o gasto de matéria prima e espaço era uma regra para setores com alta movimentação de documentos. Por isso, a digitalização de arquivos tornou-se uma estratégia para iniciar a transformação tecnológica. Essa troca, não só altera a dinâmica da área, mas impacta diretamente o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). 

O que é a COP 30? Qual é a relação com os ODS 's? 

A COP 30 é a trigésima edição da Conferência das Nações Unidas sobre mudanças climáticas. Este ano, 2025, o evento ocorrerá no mês de novembro, em Belém do Pará, no Brasil. O intuito é discutir soluções para reduzir as alterações no clima mundial, como o baixo carbono e o Acordo de Paris. 

Já os ODS, tratam-se de um plano de ação denominado Agenda 30. Composta por 17 metas, seu objetivo é erradicar problemáticas ao redor do mundo, como a pobreza, crises climáticas, entre outras, para, assim, alcançar a paz. 

Ambos, estão conectados pelo cuidado com o planeta onde habitamos. Contudo, a COP é uma reunião capaz de acelerar o cumprimento de alguns ODS 's, como o 13. Em suma, ele fala, exatamente, de Ações Contra a Mudança Global de Clima. 

Qual a importância da digitalização para os ODS’s? 

Segundo estudo conjunto da União Internacional de Telecomunicações (UIT) e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), a transformação digital pode contribuir diretamente para 70% dessas metas estabelecidas, incluindo aquelas envolvendo ações climáticas, educação e combate à pobreza.

Transferir a papelada para o ambiente digital representa vai além de modernizar processos. “Essa prática reduz drasticamente o consumo de recursos naturais, corta custos logísticos e fortalece a responsabilidade ambiental das organizações. Assim como, deixa a empresa mais acessível remotamente”, afirma Carlos Henrique Mencaci, CEO da Digital Helper + Assine Bem.

A mudança nas práticas da empresa, também a conecta ao movimento ESG (Environmental, Social and Governance). De acordo com o relatório Panorama ESG 2024, lançado pela Amcham Brasil, 71% das companhias já estão em processo de implementação de atividades sustentáveis. “Ser parte da mudança mundial traz resultados diretos para a sociedade e amplia a reputação corporativa. Estar alinhado aos ODS e as discussões da COP 30 significa não apenas cumprir uma pauta global, mas também conquistar vantagem competitiva”, finaliza Mencaci.

Fonte: Carlos Henrique Mencaci, CEO  da Digital Helper + Assine BemServiço: Presidente da Digital Helper + Assine Bem explica a relação entre digitalização e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável em momento de COP 30