Use a inteligência artificial para a leitura de contratos

Use a inteligência artificial para a leitura de contratos

04/09/2024 | Larissa Almeida

Conforme mostra uma pesquisa da Universidade de Stanford, 97% das pessoas não leem os contratos ou termos os quais assinam! Um documento como esse possui cláusulas de suma importância, pois determinam os direitos e deveres de cada uma das partes. Logo, apesar da linguagem jurídica, ele deve ser revisado antes de oficialmente acordado. Nesse sentido, a integração da inteligência artificial (IA) a esse processo é fundamental. Então veja, nesta matéria, como a IA auxilia na dinâmica contratual das organizações. 

A inteligência artificial é uma tendência entre a população

“Acompanhar as tendências utilizadas pela população é essencial para as empresas se conectarem com ela”, aconselha Carlos Henrique Mencaci, CEO da Digital Helper + Assine Bem. De acordo com uma pesquisa desenvolvida pela BCG - Boston Consulting Group, 84% dos brasileiros têm consciência sobre essa tecnologia, enquanto 32% utilizam as soluções no dia a dia.

Nesse cenário, o empresário mostra a relevância do mecanismo na rotina. “A IA é uma ferramenta facilitadora, capaz de resolver completamente algumas atividades com comandos simples. Por meio dela, os indivíduos conseguem criar conteúdos e imagens, resumir materiais, encontrar soluções entre outras tarefas capazes de aumentar a produtividade no cotidiano e lidar com a correria”, diz o especialista. 

Entre as suas funcionalidades, a inteligência artificial pode resumir contratos 

Os contratos são documentos presentes em qualquer organização, seja para admitir um novo colaborador, firmar uma parceria, registrar a responsabilidade sobre alguma demanda, entre outras atitudes. Contudo, alguns deles contém um número expressivo de páginas antes do campo da assinatura. Assim, com a IA é possível facilitar o fluxo de leitura e evitar futuras problemáticas por falta de atenção às cláusulas. 

Nesse contexto, Mencaci orienta como as instituições podem melhorar a dinâmica dos negócios ao aderir essa tecnologia diretamente em seus arquivos. “A Digital Helper + Assine Bem possui, em seu sistema de assinatura digital, a IA de resumo. Antes do destinatário rubricar um acordo, ele consegue fazer perguntas para a ferramenta com o intuito de entender o conteúdo do texto ali presente. Isso é feito dentro de uma plataforma criptografada”, esclarece o CEO. 

Quais as vantagens de resumir os textos para assinatura? 

Segundo Mencaci, a tecnologia colocou o mundo em uma realidade acelerada. Por isso, as pessoas buscam conteúdos curtos e de rápida compreensão. “Quando conseguimos levar esse padrão para etapas mais demoradas, como a leitura de um termo, ele consegue, em primeiro lugar, otimizar tempo. A pessoa pode solicitar um dado rápido para ambientar-se e, logo após, retomar os pontos mais importantes. Quando envolve valores, existe a chance de pedir apenas um parâmetro apenas dos números, para verificá-los, entre outros comandos”, diz o representante da Digital Helper + Assine Bem. 

Outro ponto destacado pelo CEO é a seguridade. “Quando a possibilidade de aplicar essa inteligência já está integrada a plataforma de rubrica digital, como na Digital Helper + Assine Bem, os participantes daquele documento não arriscam as informações confidenciais buscando acessibilidade em sites desprotegidos”, acrescenta. 

Por fim, o auxílio do instrumento impacta positivamente na produtividade de uma equipe.”As dúvidas acerca do texto conseguem ser tiradas prontamente com a IA. Logo, os chamados com a equipe responsável pela formulação do escrito são reduzidos”, finaliza o executivo. 

Gostou do conteúdo? Ao levar em conta todos interessados nas funcionalidades das ferramentas da Assine Bem - Digital Helper, o site tem outras abas para a investigação. Você também pode entrar em contato com a equipe comercial e ter um momento de imersão em nosso trabalho. Além disso, não é preciso contratar de imediato a fim de aproveitar dos benefícios da aplicação, nós disponibilizamos um período de teste totalmente gratuito! Aproveite a oportunidade agora mesmo. 

 

Outra forma de acompanhar nossas inovações é seguindo o @AssineBem nas redes sociais! Estamos esperando você em nosso Instagram, Facebook, LinkedIn e X.