A quebra de barreiras geográficas com o uso da tecnologia

A quebra de barreiras geográficas com o uso da tecnologia

14/03/2024 | Carolina Amaral

As inovações tech trouxeram consigo uma variedade de possibilidades para as empresas com o objetivo de se expandir indo além das fronteiras. Dessa forma, a internacionalização tornou-se uma estratégia crucial para a sobrevivência e o desenvolvimento sustentável tendo em vista a realidade competitiva atual. Logo, contar com ferramentas permitindo e facilitando essa quebra de barreiras é a melhor alternativa para ter sucesso nesse cenário.

 

As oportunidades vindas com a globalização empresarial

Como um todo, o termo se refere a um processo de integração das marcas em uma escala mundial, envolvendo a expansão das operações, adoção de ações comerciais indo além do próprio território e a adaptação às condições de mercado. Isso é impulsionado por uma série de fatores, incluindo a redução das barreiras comerciais, a modernização dos meios de transporte e comunicabilidade, assim como o crescimento da demanda por serviços.

De acordo com dados da Organização Mundial do Comércio (OMC), o Brasil é o 25º maior exportador e o 28º maior importador do mundo. Em 2023, o valor dos produtos destinados  a fora foi de US$ 330,7 bilhões e dos inseridos dentro do país chegou a US$ 352,4 bilhões. O setor industrial é o principal responsável por isso, representando 75% do total das saídas. “São diversos os caminhos disponíveis para lugares com o desejo de serem internacionais e aproveitar as vantagens oferecidas pela tecnologia é um dos melhores. Isso porque, com artifícios modernos é viável alcançar resultados com mais assertividade, rapidez e praticidade”, comenta Carlos Mencaci, CEO da Assine Bem.

Nesse sentido, o primeiro passo seria investir em uma infraestrutura de comunicação eficiente, algo facilitado com os avanços de telecomunicação e Internet, os quais permitem conexões de qualidade em qualquer lugar. Dessa maneira, há uma troca de informações ao vivo e, consequentemente, melhor relacionamento entre os times globalizados. Como exemplo de uma parceria de êxito nesse viés, estão os laços estreitos mantidos entre Brasil e Portugal, apesar de seus propósitos e visões distintas. 

 

O papel da tecnologia nesse processo

Como um todo, os mecanismos oferecidos pelo universo tech garantem uma multiplicidade de oportunidades para as firmas alcançarem indivíduos fora da sua zona de conforto. As redes sociais são um exemplo claro disso, pois se mostram como ótimos meios para fortalecer o marketing, promovendo a marca em escala global. A popularização do comércio eletrônico para fechar negócios também elimina bloqueios físicos, alcançando maior audiência.

Com tantas possibilidades, para bater metas e superar os objetivos, é indispensável ter em mente os desafios e diferenças culturais de cada local, outro aspecto o qual a inovação pode ser útil. Com a facilidade de tradução de idiomas permitida, o reconhecimento de costumes e o ajustamento de conteúdos. “Nessa realidade, o conhecimento aprimorado de atualizações e tendências informáticas chama a atenção e dá destaque ao profissional. Com a contínua criação de fintechs e healhtechs nacionalmente, há a necessidade dessa capacitação técnica, assim como vivências associadas ao molde”, pontua o executivo.

 

A assinatura digital em destaque

“De fato, as barreiras naturais do regionalismo simbolizam certas dificuldades, limitações e retenções. Todavia, as contínuas criações humanas ligadas ao desenvolvimento tecnológico, hoje, já conseguem superar grande parte desses obstáculos. Dessa forma, fica a mercê do empreendedor ter um planejamento estruturado, entender a política local e escolher a solução certa para auxiliar. Eu, pessoalmente, indico sempre a gestão e assinatura digital como uma alternativa viável e imprescindível”. Diferentemente do modelo convencional de tratamento dos documentos, a opção traz uma enorme economia de tempo, insumos e dinheiro, além de oferecer enormes chances de crescimento.

A comodidade resulta em lidar com a rubrica e gerenciamento de arquivos em qualquer lugar e hora. Seja em feriados, recessos ou estando do outro lado do mundo, se há acesso à Internet, existe conexão com as declarações e oportunidades como criar, editar, enviar e cobrar respostas. “Na Assine Bem, há uma preocupação a mais com a defesa das informações. Por isso, além de sermos totalmente alinhados com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), o sistema é gerido por certificados digitais, criptografia de ponta e data center. É a chance de expandir os negócios para inúmeras áreas do planeta, com a certeza do sucesso!”, finaliza Mencaci.

Fonte: Carlos Mencaci, CEO da Assine Bem

Serviço: A quebra de barreiras geográficas com o uso da tecnologia