Empreendimentos tecnológicos têm mais sucesso

Empreendimentos tecnológicos têm mais sucesso

01/02/2024 | Rodrigo Barreto

Contar com a tecnologia para administrar um empreendimento é de suma importância nos dias de hoje. Afinal, ela desempenha uma função crucial em praticamente todos os aspectos das operações empresariais, proporcionando uma variedade de vantagens para a gestão eficaz de uma companhia.

 

Existem diversas razões pelas quais é essencial trilhar esse caminho:

 

Automatização de tarefas: executa atividades repetitivas e demoradas, liberando os colaboradores para se dedicarem a tarefas mais estratégicas. Isso pode resultar em aumento de produtividade, diminuição de erros e otimização de processos.

 

Aprimoramento da eficiência: simplifica e acelera várias demandas. Por exemplo, a utilização de softwares administrativos agiliza sistemas contábeis, controle de estoque, monitoramento de vendas e comunicação interna.

 

Tomada de decisões embasadas: é possível coletar, armazenar e analisar grandes volumes de dados de maneira rápida e precisa. Isso viabiliza a tomada de decisões fundamentadas em informações concretas e insights relevantes, auxiliando no planejamento e acompanhamento do desempenho do negócio.

 

Aprimoramento da comunicação e colaboração: facilita a conexão entre os membros da equipe, mesmo quando estão geograficamente dispersos. Ferramentas de comunicação, compartilhamento de arquivos e trabalho conjunto on-line possibilitam uma interação eficaz.

 

Elevação do atendimento ao cliente: chatbots e plataformas de atendimento virtual apoiam compreensão das necessidades dos clientes, respondendo prontamente às suas dúvidas e proporcionando um serviço de qualidade.

 

Expansão de mercado: amplia o alcance do público e explora novos mercados. Por meio do comércio eletrônico, marketing digital e presença nas redes sociais, é possível expandir a base de parceiros e alcançar uma audiência global.

 

Segurança e proteção de dados: soluções de segurança cibernética, backups automatizados e protocolos de proteção contribuem para prevenir ataques e assegurar a confidencialidade e integridade das informações da empresa.

 

Negócios com RH atualizados largam na frente da concorrência

 

A modernização do setor de Recursos Humanos (RH) marca a diferença no ambiente de trabalho em constante digitalização. Uma característica vital nesse novo cenário é a implementação de sistemas integrados. Assim, os profissionais do setor dedicam mais tempo a atividades estratégicas, abrangendo desde o recrutamento e seleção de talentos até a gestão de desempenho e administração de benefícios.

 

Conforme ressaltado em um artigo do Instituto de Pós-graduação e Graduação (Ipog), as tendências do RH 4.0 incluem o aumento do uso de inteligência artificial e análise de dados. No entanto, as relações interpessoais, a empatia e o cuidado com o bem-estar da equipe continuam sendo elementos cruciais para o sucesso. "Essas inovações visam facilitar a rotina das pessoas e proporcionar a elas a oportunidade de enfrentar desafios mais complexos, de maior exigência intelectual", observa o CEO da Assine Bem, Carlos Henrique Mencaci.

 

Diversas fontes, como o MIT Technology Review do Brasil, destacam a transformação causada por esse movimento, auxiliando na contratação, folha de pagamento e avaliação de desempenho. Nesse contexto, a assinatura digital emerge como uma grande aliada, com validade jurídica, criptografia de ponta e respeito à Lei Geral de Proteção a Dados Pessoais - LGPD. Os envolvidos podem acessar os arquivos conforme necessário e de qualquer lugar, exigindo uma comprovação de identidade, como autenticação ou envio de uma selfie em tempo real.

 

Além disso, oferece comodidade, pois os documentos são enviados via WhatsApp, SMS ou e-mail, possibilitando a formalização de acordos em questão de minutos por meio de computador, celular ou tablet. Dessa forma, evita-se deslocamentos e ajustes na agenda para reuniões com esse propósito. Pela eliminação do uso de papel, materiais de escritório e combustíveis associados a deslocamentos, essa solução é sustentável, rápida e segura. Assim, acaba com o risco de perda, roubo ou danificação de informações valiosas. Portanto, trata-se de uma alternativa propícia para economia de tempo e dinheiro.

 

Essa estrutura também favorece a segurança dos dados

 

A eficiente organização do setor de Recursos Humanos desempenha um papel crucial na defesa dos dados corporativos. Esse maior engajamento do setor é resultado de uma combinação de fatores, incluindo um ambiente regulatório mais ativo, a disseminação do uso de dispositivos móveis no ambiente laboral e o reconhecimento da importância do conhecimento nessa área. Conforme indicado pelo Estudo Global de Tendências de Talentos da Mercer, para 62% dos executivos, a principal ameaça reside no descumprimento das regras pelos membros da equipe e não tanto em hackers ou fornecedores.

 

Entretanto, apesar desse aumento de demandas, o RH geralmente não é o principal responsável pelo tema. Segundo levantamento da Marsh em parceria com a Microsoft, cerca de 88% das companhias ainda atribuem essa função ao departamento de TI, seguido pelo jurídico e, em terceiro lugar, pelo financeiro. Uma colaboração mais estreita entre esses setores poderia ser mais eficaz, especialmente no cenário de trabalho remoto.

 

Os treinamentos devem incluir diretrizes sobre como identificar e lidar com situações comuns, como phishing e criação de senhas robustas. Além disso, é essencial fornecer orientações sobre a adoção da transformação digital, a implementação de novas plataformas, melhores práticas para o acesso remoto, resposta e recuperação de incidentes e o uso seguro de dispositivos móveis. "Para isso, contar com programas de fácil utilização e parcerias confiáveis são medidas indispensáveis", destaca Mencaci.

 

Portanto, quem se mantém atualizado nas tendências emergentes não deixa espaço para a concorrência. Oferecer uma experiência positiva para clientes, colaboradores e parceiros é a chave para o sucesso!

 

Serviço: Empreendimentos tecnológicos têm mais sucesso

Fonte: Carlos Henrique Mencaci, CEO da Assine Bem