Assine documentos digitalmente pelo WhatsApp

Assine documentos digitalmente pelo WhatsApp

13/12/2023 | Rodrigo Barreto

Há mais de dez anos, na época de seu lançamento, o WhatsApp tinha apenas a função de troca de mensagens instantâneas. Entretanto, com o passar do tempo, ele foi evoluindo e ganhando outras opções. Nos dias de hoje, se tornou uma ferramenta indispensável em quase todo o mundo. De acordo com dados da We Are Social, 93,4% de quem navega na Internet utiliza o aplicativo. Sendo assim, é o aplicativo mais usado pelos brasileiros. Confira o ranking completo:

 

  • WhatsApp - 142,2 milhões
  • YouTube - 142 milhões
  • Instagram - 113,5 milhões
  • Facebook - 109,1 milhões
  • TikTok - 82,2 milhões
  • Messenger - 62,05 milhões
  • X - 24,3 milhões
  • Pinterest - 28,05 milhões
  • LinkedIn - 59 milhões
  • Snapchat - 7,65 milhões

 

O papel do WhatsApp nos dias de hoje

 

Para se ter uma ideia, a média mensal de horas usadas por pessoas somente no “Zap” corresponde a mais de 28h. Segundo levantamento do portal DataReportal sobre a tendência geral no uso das redes, os indivíduos as usufruem para encontrar qualquer tipo de informação ou notícia on-line, além de poder interagir com familiares, amigos e marcas.

Portanto, se a população fica tantas horas no app, solucionar demandas por esse canal facilita o cotidiano de todas as partes em um negócio. Para corroborar, conforme a empresa alemã Statista, aproximadamente duas em cada cinco PMEs (Pequenas e Médias Empresas) possuem essa alternativa para vendas de produtos e serviços.

A inclusão de interações por meio de mensagens é um fator competitivo, segundo estudo do Instituto QualiBest. Quase metade dos entrevistados (49%) prefere entrar em contato com organização por meio desse canal, pois proporciona mais comodidade e satisfação ao consumidor.

Por exemplo, se você está conversando com um possível cliente pelo WhatsApp, pode convidá-lo facilmente para finalizar o acordo. “A plataforma da Assine Bem envia notificações de documentos pendentes, facilitando o acesso e o redirecionamento do usuário”, explica a gerente comercial da Assine Bem, Stephany Sampaio. 

Dessa forma, não há a necessidade de estar fisicamente presente para liberar um certificado. Assim, acaba a preocupação com o transporte, pagamento pelo correio, motoboy ou qualquer outro método para levar um impresso. Tudo pode ser resolvido à distância, enviando dezenas de cópias virtuais.

Para Stephany, isso traz diversas vantagens, como economia de recursos, melhoria na experiência do cliente, mais sustentabilidade e aderência em causas ESG (Environmental, Social and Governance). “Além disso, trata-se de um recurso ágil e moderno, gerando mais produtividade para a sua operação ao não precisar fazer tarefas repetitivas”.

 

Se deseja conhecer mais sobre a Assine Bem, obtenha seu teste grátis. Nós disponibilizamos dez documentos mensais, durante 60 dias, para você experimentar nossa plataforma. Esperamos por você!