ESG com a Assine Bem! | SEGS

ESG com a Assine Bem! | SEGS

21/11/2023 |

A assinatura digital e os demais processos virtuais da Assine Bem andam lado a lado com a crescente necessidade das condutas ESG (Environmental, Social and Governance). Esse termo está cada vez mais presente em nossas vidas e se mostra indispensável para o futuro do planeta. Isso porque é uma maneira de incentivar as empresas a terem comportamentos sustentáveis, pensando na natureza e na sociedade.

O que significa o ESG e por que é importante?

Essa expressão também ganhou uma alcunha brasileira, sendo intitulada como ASG (Ambiental, Social e Governança). Segundo Carlos H. Mencaci, CEO (Chief Executive Officer) da Assine Bem, esse assunto está muito em alta no mercado. “Se ainda não conhece essas letras, em breve vai ouvir falar sobre elas”, iniciou.

Nesse sentido, as corporações gradativamente mais se dispõem a prestar atenção na temática, buscando adaptar as ações de forma eficaz para andarem em conjunto com as questões de sustentabilidade. “Para se ter uma ideia, boa parte dos investidores e fundos procuram aportar os recursos em empresas com essa política em sua cultura”, comenta Mencaci.

Segundo um relatório, divulgado pela consultoria PwC (PricewaterhouseCoopers), até 2025 na Europa, 57% dos ativos de fundos mútuos consideram os critérios de ESG, representando um total de 8,9 trilhões de dólares. Conforme as métricas, 77% dos investidores institucionais planejam parar de comprar produtos não ESG nos próximos dois anos. Portanto, se a organização ainda não possui medidas a esse favor, é o momento de mudar!

Agora, com as iniciativas desse nicho, há uma nova camada de aprovações para ser considerada pela liderança. Ou seja, é imprescindível pensar em projetos com potencial influência positiva ambiental, sinalizando e encaminhando as campanhas para revisão, avaliação e aprovação em um comitê interno destinado apenas para essa pauta, com o poder de decidir os procedimentos em cada entidade.

Nesse cenário, Henrique Ludgero Casagrande, account manager da Prosperi, comenta a necessidade de uma boa esteira de produção. “Um verdadeiro sistema de fluxo de trabalho de aprovação precisa ser dinâmico e permitir diferentes rotas para ser possível abrigar um modelo de governança corporativa capaz de flexibilizar a racionalização de custos, documentos de suporte e informações financeiras. No caso do ESG, pode exigir estimativas específicas de impacto ambiental e custos econômicos”, apontou.

Como avaliar se o negócio precisa de projetos ESG e qual o primeiro passo?

Como citado, é preciso trazer mais ações voltadas para o ESG. Todas precisam ser metrificadas, para os líderes poderem comparar e avaliar projetos em igualdade de condições. Dessa forma, se torna mais eficaz garantir um retorno financeiro, levando em consideração o momento de cada instituição nessa linha de implementações.

- Conheça as matrizes de definição de metas do ESG

Todavia, antes de aplicar os investimentos na prática, as marcas buscam compreender os pontos mais relevantes. Nesse sentido, elas têm criado “matrizes de materialidade de definição de metas” para auxiliar na hora de priorizar iniciativas. São elas: 1) Avaliação e gestão ambiental e social; 2) Trabalho e condições de trabalho; 3) Qualidade da água e sedimentos; 4) Impactos na comunidade e segurança da infraestrutura; 5) Reassentamento; 6) Biodiversidade e espécies invasoras; 7) Povos indígenas; 8) Palco cultural; 9) Governança e aquisições; 10) Comunicações e consultas; 11) Recurso hidrológico; e 12) Mitigação e resiliência às mudanças climáticas.

- A Assine Bem é a maior aliada para começar adotar ações ESG

A Assine Bem, por exemplo, é capaz de ajudar diversos pontos citados, como o primeiro, trazendo uma avaliação e gestão ambiental livre de desmatamento, além de reduzir expressivamente o número de gases poluentes na atmosfera. Nesse mesmo cenário, também auxilia na administração social, ao agregar funcionalidades no dia a dia laboral dos colaboradores, otimizando as rotinas e automatizando tarefas repetitivas.

Outro ponto no qual a Assine Bem possui bastante destaque é aquele destinado à mitigação e resiliência às mudanças climáticas. Isso porque as concentrações de gases com efeito estufa atingiram uma nova alta global, quando o acúmulo de dióxido de carbono (CO2) chegou a 413,2 partes por milhão (ppm) em todo o mundo, alcançando 149% quando comparado com os níveis pré-industriais.

Ao criar, editar, enviar e assinar totalmente on-line, elimina-se totalmente a demanda de chamar um motoboy, encaminhar os documentos pelos correios ou em qualquer outro meio, como despachar malote. “Você consegue usar modelos pré-prontos, para acrescentar assinantes é ainda mais fácil, pois a plataforma deixa alguns dados já cadastrados para serem usados. Melhor: quando precisar enviar para colher a assinatura, não gasta nem um segundo”, esclarece Mencaci.

O ESG é fundamental para as corporações de sucesso!

Para comprovar a relevância desse assunto, um estudo realizado pela agência de pesquisa norte-americana, Union + Webster, divulgado pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná, revelou: 87% da população brasileira prefere comprar produtos e serviços de instituições sustentáveis. Ainda, 70% dos entrevistados dizem não se importar em pagar um pouco mais por isso.

Apesar de ser um processo novo, debatido em várias instâncias, a nova geração está atenta quanto às práticas de ESG e ciente do quanto elas impactarão na forma de consumir e trabalhar. “As empresas são cobradas pela sociedade e por investidores a apresentar cifras e números para comprovar a influência das iniciativas. Por essa razão, posso dizer: o ESG veio para ficar”, afirma o account manager da Prosperi.

Fonte: Carlos H. Mencaci, CEO da Assine Bem

Serviço: Entenda mais de ESG com a Assine Bem!

Sobre a Assine Bem

A Assine Bem é uma plataforma criada para otimizar o processo de assinaturas e gestão de documentos. A ferramenta desenvolvida pela empresa conecta pessoas e processos em qualquer lugar, tornando as etapas de validação de arquivos um processo sustentável e econômico.

Com segurança baseada em criptografia, os contratos arquivados e autenticados na plataforma são inalteráveis, trazendo mais proteção aos clientes. Além disso, é possível criar, editar e enviar arquivos aos signatários de maneira rápida e prática pelo site. A solução oferece, também, integrações por API’s para todos os tipos de sistemas.